sexta-feira, junho 30, 2006
NA REPÚBLICA, TODOS TÊM DIREITOS IGUAIS
“O princípio da igualdade política e jurídica dos cidadãos é um fundamento essencial da República e um dos alicerces sobre o qual repousa a Constituição brasileira. Este princípio encontra-se ameaçado de extinção por diversos dispositivos dos projetos de lei de Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial que logo serão submetidos a uma decisão final no Congresso Nacional.
O PL de Cotas torna compulsória a reserva de vagas para negros e indígenas nas instituições federais de ensino superior. O chamado Estatuto da Igualdade Racial implanta uma classificação racial oficial dos cidadãos brasileiros, estabelece cotas raciais no serviço público e cria privilégios nas relações comerciais com o poder público para empresas privadas que utilizem cotas raciais na contratação de funcionários.
Se forem aprovados, a nação brasileira passará a definir os direitos das pessoas com base na tonalidade da sua pele, pela "raça".
A história já condenou dolorosamente estas tentativas.
A verdade amplamente reconhecida é que o principal caminho para o combate à exclusão social é a construção de serviços públicos universais de qualidade nos setores de educação, saúde e previdência, em especial a criação de empregos. Essas metas só poderão ser alcançadas pelo esforço comum de cidadãos de todos os tons de pele contra privilégios odiosos que limitam o alcance do princípio republicano da igualdade política e jurídica.”
Marcadores: Principio da igualdade
O Fórum de Itapeva passa por problemas
O Fórum de Itapeva tem mais de 27,5 mil processos em andamento. Número que não para de aumentar. Por mês, em média, são mais de 1,1 mil novas ações judiciais. Para cuidar de tudo, a responsabilidade é de 82 funcionários.
A situação é ainda mais complicada. O Fórum tem três varas, mas só dois juízes trabalham no local desde outubro de 2005.
O Tribunal de Justiça informou que não há previsão para instalar a quarta vara judicial em Itapeva (site TVTEM).
quinta-feira, junho 29, 2006
Briga de irmãos siameses
"Recém-lançado candidato à reeleição, o presidente Lula tem concentrado seu discurso na comparação de seu governo com os dois de Fernando Henrique Cardoso. Lula diz que a administração de seu antecessor foi medíocre, baseando-se nos índices de crescimento econômico, que o favorecem ligeiramente. FHC tem respondido dizendo que Lula nada fez, e que vence a comparação em qualquer área. É uma guerra no espelho.
Os dois estão errados. A constatação é possível a partir de uma análise comparativa..."
CÂMARA AUTORIZA A DOAÇÃO DE IMÓVEL AO CDHU
COMENTÁRIO – É ÓTIMO QUE SE CONSTRUAM CASAS. O QUE SE LAMENTA É A DISTÂNCIA (VILA IZABEL).
A CIDADE ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS ESPARRAMADA. NOS ÚLTIMOS ANOS SURGIRAM BAIRROS NOVOS, TODOS LONGES, COMO SÃO CAMILO (PERTO DA MARINGÁ), BELA VISTA (SAÍDA PARA ITABERÁ), CONJUNTO PAULINA DE MORAIS (PERTO DO POSTO DE GUARDA RODOVIÁRIA), VILA MARIA (PERTO DO AEROPORTO/LIXÃO).
ISSO COMPLICA A VIDA DAS PESSOAS, QUE FICAM LONGE DE TUDO: DE EMPREGO, DO COMÉRCIO, DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. PIOR: FICAM DEPENDENTES DE ÔNIBUS, O QUE ONERA O ORÇAMENTO DOMÉSTICO.
TAL SITUAÇÃO TAMBÉM ONERA DEMAIS O PODER PÚBLICO COM A CONSTRUÇÃO DE NOVAS RUAS, REDES DE ÁGUA E LUZ, ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE ETC.
O PIOR É QUE EXISTEM GRANDES ÁREAS EM REGIÕES CENTRAIS DA CIDADE VAZIAS OU NÃO LOTEADAS, COM OU PERTO DE INFRA-ESTRUTURA. HÁ CÁLCULOS DE QUE A INFRA-ESTRUTURA JÁ EXISTENTE NA CIDADE SERIA SUFICIENTE PARA UMA POPULAÇÃO DUAS OU TRÊS VEZES A ATUAL.
TODO ESSE “DESPERDÍCIO” (PÚBLICO E PRIVADO) DECORRE DA FALTA DE PLANEJAMENTO, DA FALTA DE UM PLANO DIRETOR (QUE É EXIGIDO PELA CONSTITUIÇÃO!).
COM O ESTATUTO DA CIDADE E OUTRAS LEIS É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, AUMENTAR PROGRESSIVAMENTE O IPTU SOBRE ÁREAS NÃO CONSTRUÍDAS, DESESTIMULANDO A RETENÇÃO ESPECULATIVA DE TERRENOS. OU DEFININDO PARA QUE LADO A CIDADE DEVE CRESCER.
PS – ITAPEVA ESTÁ FAZENDO O SEU PLANO DIRETOR, SOB A COORDENAÇÃO DO SECRETÁRIO DE OBRAS, ENGENHEIRO XIXO.
Marcadores: Itapeva Prefeitura
Taxa de desemprego e nível de ocupação ficam estáveis, renda cai
Em maio, o contingente de desempregados foi estimado em 1.714 mil pessoas, 14 mil a mais que no mês anterior, uma vez que foram gerados apenas 13 mil postos de trabalho, número insuficiente para absorver o incremento, ainda que pequeno, de 27 mil pessoas que ingressaram no mercado de trabalho.
Entre março e abril, os rendimentos médios reais de ocupados e assalariados reduziram-se de R$ 1.039 para R$ 1.103, respectivamente, aproximando-se dos valores de abril de 2003.
LEITORES: FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS
Escolha a identidade. “Outro” – escreva seu nome ou nome de guerra. Ou escolha “anônimo”.
Experimente! Experimente! Não sabe o que escrever? Faça como gente sem assunto: “vai chover?”, “tá frio”, “tá calor”...
Clique agora – agora! – em “comments”.
quarta-feira, junho 28, 2006
TURIBA DO SUL
- Então venha. Venha pro almoço.
Fui.
Fui lá curtir minha caipirice! Rever a mangueira das vacas, o “paió”, o bom cheiro do estrume curtido, o velho pomar. Fui lá na cachoeira beber água na biquinha de pedra!
Fui lá curtir saudade! Tio Batista Loureiro. Zezico Leandro. Tio Mi. Isídio Mateus. Tio Milo, que deu dinheiro para comprar meu primeiro dicionário. Braz Maia que queria saber quantas palavras se aprende escrever depois de doze anos de banco escolar! A vó Teonila. Tia Lazica. Maria Perova que passava pelas brasas da fogueira de São João sem queimar os pés grossos de andar descalços. Tia Maristela. O Severino que falava fino e brincava de andar com as mãos, de ponta-cabeça. O Dilo Padia que não parava de rir da própria risada. Chico Anjo de perna torta que andava "dançando".
Ah! É tempo de laranja lima, de colheita! Saudade do Zé Maria Loureiro. De baldear milho em palha na carroça. “Vamo, vamo mula véia peidorreira. Vamo, Ruana! Vamo, Pampa preguiçosa!”.
Tio-padrinho Renato, o último que se foi. Tia Bizinha. Tio Rotide que prefeitou Itaberá. Tia Lili. Tia Sulica. Tio Luiz. Tio Zequinha. Zé Mariano, o líder e compadre de todo mundo. João Durica. Lazinho Maia que contava história de Corpo-Seco. Roque Ziquer. Batista Lima que soltava rojão nas festas. Padre Miguel, veterano da Segunda Guerra, que confundia rojão com tiro de canhão. Dito Saci, o motorista de qualquer hora. Zé Peroba, o último vaqueiro pré-antibiótico! Chiquitão, que ouvia a "Hora do Brasil" no rádio de pilha. Dona Fia Nita, que fazia açúcar mascavo. Ziquinho Rocha, sanfoneiro dos bailinhos inocentes que não passavam da meia noite! Nhá Chica, que falava umas palavras esquisitas porque descendia de africanos. Seu Otávio e Zé Desidera, ceboleiros. Joaozão Gomes que gargalhava de perder o fôlego com o futebol de bola de meia da gurizada briguenta. Que falta vocês fazem!
Fui lá curtir o frio. Frio que lembra cobertor. Que lembra carinho e aconchego do pai. Roque, grande Roque Loureiro, que saudade! Valeu, velho. Valeu a lição de bom-humor, a lição de resignação de Ló. “Meus filhos, honestidade abre portas.” Ah! Como abre! Ensinava pelo exemplo: “Irmãos têm que trabalhar unidos”. Ah! Como têm! “Estudem, estudem, estudem!”.
Valeu, velho! Mas valeu mesmo!
Marcadores: Turiba
Ministro Rodrigues sai depois de muitas humilhações
AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ
Em compensação, o PFL, que é oposição pela primeira vez na vida, está adotando slogan parecido: BRASIL, UM PAÍS DECENTE, NÃO MERECE ESSA GENTE.
Nada como um dia atrás do outro...
MORADORES DA RUA CAPÃO BONITO PEDEM PAVIMENTAÇÃO
MALAS-PRETAS, POR SPC

A emulação entre os correligionários de candidatos a deputado estadual da nossa mui defendida região sudoeste ameaça ter contornos irracionais a se confirmar certas candidaturas apócrifas com o propósito de "esquentar nome para 2008", prejudicando quem tem reais possibilidades de êxito.
É a quinta-coluna do Mal constituída de lideranças políticas locais desde muito tempo comprometidas com a corrupção no serviço público municipal, que pretende lançar candidato e bombardear a candidatura da ex-deputada Terezinha de Jesus (PFL), a única que reúne condições político-eleitorais de êxito. Um atentado à tentativa de se eleger uma representação na Assembléia.
É impossível, todavia, barrar os candidatos "pára-quedistas" que chegam aqui com suas "malas-pretas" (lembram Luiz Carlos Santos, do Margarido?) e se atrelam a candidato a estadual feito nas coxas e roubam preciosos votos do candidato local.
Bom seria tentar conscientizar nossos vereadores, cabos eleitorais preferenciais dos"malas-pretas", eles sempre alegam o direito democrático de apoiar quem eles acham quedevem, quem sabe se acende uma luz na consciência deles. Duvido
DIGA NÃO A CANDIDATOS COPA DO MUNDO – uma campanha da Folha do Sul.
terça-feira, junho 27, 2006
Esquerda, direita? Não, democracia - por Olando Tambosi
"A democracia é o único sistema que tenta conciliar ou equilibrar os direitos de liberdade (liberdade de expressão, de reunião, de imprensa, de ir e vir) e os direitos sociais (direito à educação, saúde, habitação). Os primeiros foram assegurados pela tradição liberal, enquanto estes últimos tiveram – vá lá - a contribuição da tradição socialista. Alguém diria que os direitos de liberdade são de “direita”?
Mas a democracia é também o mais frágil dos sistemas. Permite que brotem em seu interior os inimigos que a destruirão, à “direita” ou à “esquerda”, solapando-a em seu próprio terreno, como acontece na Venezuela “bolivariana”. E convém lembrar que a “esquerda”, ao longo de sua trajetória, nunca viu a democracia com bons olhos, negando-lhe valor universal e considerando-a meramente formal ou burguesa (tradições marxistas), no máximo um instrumento para instalar a “democracia substantiva” ou “popular”, isto é, a “ditadura do proletariado”. Sirvam de exemplo as tristes “democracias populares” do leste europeu.
O fato é que só conviveram razoavelmente bem com a democracia as tradições liberal-democrática e social-democrática (por isso mesmo a designação), ambas reconhecendo a economia de mercado, as liberdades, a pluralidade de partidos e a alternância no poder. Menos Estado ou mais Estado – eis a possível distinção entre elas.
Fora disso, só temos a longa noite das ditaduras. De “direita” ou de “esquerda”.
Marcadores: Política artigos
Mortalidade Infantil em Itapeva
Como se vê, o índice de Itapeva ainda é muito alto (morreram 47 crianças), mas é preciso comemorar a reversão, pois no governo anterior o índice só subia:
2000 – 30,00
2002 – 32,10
2004 – 35,44
Estes e outros dados da Fundação Seade mostram claramente que o "modo itapevense" de governar praticado por prefeitos anteriores (e vereadores aliados) foi um fracasso. No ranking dos 645 municípios paulistas de escolaridade, Itapeva perdeu 127 posições entre 1997 (posição 387ª) e 2002 (514ª, entre os lanterninhas). O município caiu para o Grupo 5, o pior grupo, o dos municípios com baixos indicadores sociais. Indicadores sociais que não combinam com a posição intermediária no ranking de riqueza (renda média) do município!
Prefeito Cavani prometeu mudar. Está fazendo importantes mudanças, como o concurso público, o pregão eletrônico, o controle financeiro. A Câmara também (fará concurso). O resultado começa a aparecer.
Há muito a mudar. A comunidade precisa se organizar para exigir e apoiar as mudanças. Porque os representantes do fracassado "modo itapevense" não querem mudanças, por razões óbvias. E eles costumam levar vantagem, pois são bem articulados, organizados, unidos.
Sebastião Loureiro, membro da Transparência Itapeva (publicado na Folha do Sul de sábado)
Marcadores: Itapeva indicadores sociais, Região indicadores sociais
MUDANÇA DO LOCAL DE FEIRA GERA PROTESTOS
Junto com a Moção foi encaminhado um o abaixo assinado dos moradores da rua Professor João Santana estão bastante indignados com a possibilidade da transferência da feira livre que é realizada às quartas-feiras, da rua Sinhô de Camargo, para frente de suas casas. (SITE DA CÂMARA)
EFEITO ELEIÇÃO: Preços do pedágio devem abaixar
Comentário: dos últimos 4 melhores anos em distribuição de renda, 3 foram anos eleitorais (o outro foi o Plano Cruzado, se não me falha a memória). Sacos e mais sacos de bondade: aumento maior do salário mínimo, dentadura, cesta básica, remédio, tijolo, areia, populismo cambial. Parcela dos eleitores fazem a festa (sem saber, talvez, que estão estragando a própria festa!).
Pensando bem, talvez a solução para o Brasil distribuir renda seja fazer eleição todo ano, ou a cada 6 meses, ou mensalmente! Quem sabe?
TROCA DE CHUMBO (FONTE: FSP)
FHC: "Eu quero a comparação do meu governo com o governo atual. Eu quero, e vou dizer por quê. Teve coisas que eles fizeram mais do que nós: muita corrupção, os escândalos, aí ganharam. Também gastaram muito. É muita publicidade, é muita propaganda, é muita palavra para encobrir o nada. Aí, ganharam".
segunda-feira, junho 26, 2006
CHOVE CHUVA
A seca prejudicou seriamente as pastagens e as culturas de inverno, especialmente o trigo.
TARZÂ PODE SER SECRETÁRIO DO CONDERSUL?
Pode um vereador exercer cargo em consórcio público?
Consórcio público faz “a gestão associada de serviços públicos” bem como recebe dos municípios “encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos” (Art. 241 da CF)
Uma outra coisa esquisita que costuma ocorrer na região é essa história de a Câmara ser presidida por filhos de prefeitos.
Ora, a principal função da Câmara – e dos vereadores - é fiscalizar as contas municipais, inclusive as referentes a consórcio.
Haverá independência para julgar? Haverá convergência de interesses?
Está claríssimo na Constituição o princípio republicano da separação de Poderes, “independentes e harmônicos entre si” (art. 2°).
Ouçamos os mestres sobre separação de poderes.
1. O jurista Carlos Ari Sundfeld, em FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO:
“Percebe-se a importância da separação dos Poderes no controle do exercício do poder político. Cada Poder corresponde a um limite ao exercício das atividades do outro. Assim, o poder freia o poder, evitando a tirania.”
“A formulação teórica da divisão dos Poderes e funções do Estado é de Montesquieu, em sua obra clássica Do Espírito das Leis.”
“Para ser real o respeito da Constituição e dos direitos individuais por parte do Estado, é necessário dividir o exercício do poder político entre órgãos distintos, que se controlem mutuamente. Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. A separação dos Poderes estatais é elemento lógico essencial do Estado de Direito.”
“Os Poderes exercem suas funções com independência em relação aos demais. Cada um tem suas autoridades, que não devem respeito hierárquico às autoridades do outro Poder. O Presidente da República é impotente para dar ordens ao juiz. O Presidente do Congresso Nacional não avoca para si atribuições dos Ministros do Executivo.”
2. José Afonso da Silva, em CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO:
“O princípio da separação dos poderes já se encontra sugerido em Aristóteles. John Locke e Rousseau também conceberam uma doutrina da separação de poderes, que, afinal, em termos diversos, veio a ser definida e divulgada por Montesquieu. Teve objetivação positiva nas Constituições das ex-colônias inglesas da América, concretizando-se em definitivo na Constituição dos Estados Unidos de 1787. Tornou-se, com a Revolução Francesa, um dogma constitucional, a ponto de o art. 16 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 declarar que não teria constituição a sociedade que não assegurasse a separação dos poderes, tal a compreensão de que ela constituiu técnica de extrema relevância para a garantia dos Direitos do Homem, como ainda o é.”
No Brasil, em pleno século 21, os legisladores ainda abrem mão da “independência” de fiscalizar em troca de “favores” de cevar o curral eleitoral.
Querem ser “prefeitinhos”. Recusam-se a fazer o controle preventivo. Depois ainda dizem que o povo que é corrupto. Eles são apenas um "reflexo"!
É de lascar. Coitado do Montesquieu, deve estar se retorcendo todo!
domingo, junho 25, 2006
Lambendo a cria
Sim, estamos fazendo a coisa certa
Recomendo visita ao blogue República, mantido por Sebastião Loureiro, da organização Transparência Itapeva, da cidade paulista de mesmo nome.
Há ali uma historieta interessante, na linha da nota "Algo deve estar certo", de agora há pouco.
Obrigado Cláudio pela visita e pelo apoio.
CRÍTICAS À TRANSPARÊNCIA BRASIL
Para quem diz – talvez por desconhecimento – que a Transparência Brasil não pega no pé do governo federal, sugiro que entre do site da Transparência e no blog de seu secretário-executivo, Cláudio Abramo (A Coisa Aqui Tá Preta), com links permanentes aí na coluna ao lado.
Ora, ora, eles não fazem outra coisa na vida! Agora mesmo foi lançada a campanha: NÃO VOTE EM MENSALEIRO (e outros implicados em escândalos, de qualquer partido).
É bom lembrar que a Transparência, uma organização não governamental, não tem prerrogativa para investigar. No Estado de Direito, quem pode investigar é a Polícia, o Ministério Público, o Legislativo, os órgãos de Controle Interno. No entanto, qualquer cidadão pode apresentar denúncias a esses órgãos – que investigam ou não!
Se os Controles Internos do Executivo (dos três níveis), as Câmara Municipais, as Assembléias Estaduais e o Congresso Nacional fizessem sua obrigação (ganham para isso) certamente a corrupção seria contida, pelo menos em grande parte. Idem se o nível de transparência fosse maior, tal que a população e suas organizações pudessem acompanhar mais de perto os negócios públicos.
A Transparência Brasil, que conta com especialistas em prevenção da corrupção entre seus associados, procura sensibilizar autoridades e opinião pública para que a prevenção seja feita (leia postagem abaixo, de 23 de junho sobre o assunto). Além do site, publica livros e artigos em jornais, eventualmente faz convênio (exemplos: cidade de São Paulo (Serra), Estado de Santa Catarina) para a detecção de falhas em legislação ou processos administrativos que facilitem o conluio entre governo e empresas.
Corrupção não é destino! Para a Transparência Brasil, ela não acontece porque existem pessoas desonestas no mundo (ou no Brasil), mas porque o ambiente (leis, processos administrativos, opacidade) criam oportunidades para o conluio, além da costumeira impunidade.
Ou seja, é perfeitamente possível preveni-la – e há métodos conhecidos e eficazes para isso! Qualquer empresa bem sucedida sabe como funcionam!
Sebastião Loureiro, membro da Transparência Itapeva.
Marcadores: Ciência Política controle externo, Prevenção da corrupção, Transparência
sábado, junho 24, 2006
Circulando na internet
GUAPIARA: supermercado de Itapeva é citado em irregularidades na Apae
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Guapiara foi aberta após recebimento de denúncia anônima quanto a possíveis irregularidades na Apae do município. Notas fiscais de um supermercado de Itapeva em nome da entidade demonstram a compra de R$ 56 mil em materiais de limpeza e alimentos. Uma é referente à aquisição de mais de R$ 4 mil em sabão em pó.
O presidente da unidade, Nivaldo França, confirma a realização de algumas compras, mas não o valor denunciado. França não quis falar sobre a necessidade das aquisições. Leia mais no site da TV TEM
APARELHAMENTO DO ESTADO
O IPEA, embora seja do governo, sempre foi tido como órgão independente e respeitado. Será que agora os técnicos (petistas?) estão enfeitando a azeitona?
Veja o que o Luis Nassif (TV Cultura e Folha) escreveu em 22 de junho:
‘AO MANIPULAR DADOS DESSA MANEIRA [sobre gastos], OS ECONOMISTAS DO IPEA DO GOVERNO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ESTÃO SE VALENDO DO NOME DO ÓRGÃO PARA SE POSICIONAREM POLITICAMENTE (...) COM ESSA MANIPULAÇÃO DESPUDORADA DA PLANILHA, APROPRIAM-SE DE UM PAPEL POLÍTICO QUE NÃO É DELES, ESCUDANDO-SE ATRÁS DE UMA PRETENSA NEUTRALIDADE TÉCNICA QUE ELES NÃO TÊM.”
Vigemaria!
sexta-feira, junho 23, 2006
Entenda a visão da Transparência Brasil sobre o combate à corrupção
-a consideração predominante é econômica e não moral. Se as condições do ambiente institucional (Constituição, leis, regulamentos) e administrativos (aplicação da lei, controles, disponibilização de informações) apresentam oportunidades para realização desses conluios e os riscos são reduzidos, a racionalidade econômica [o lucro] será guiada por tais fatores;
- é claro que existirão exceções, empresas que recuarão de recorrer ao suborno para vencer licitações públicas, sonegar impostos (...). Não se deve, contudo, considerar que a exceção faça a regra;
-é devido à primazia da racionalidade econômica [o lucro] nas decisões empresariais que a Transparência Brasil focaliza os seus esforços nos mecanismos de PREVENÇÃO. Sem negar a existência ou importância das questões morais, em nossa atuação não nos ocupamos delas. Não temos como alvo indivíduos ou a cultura, mas o ambiente institucional e administrativo. É desse [ambiente] que decorre a moralidade predominante. (Fonte: FSP de 22/06/06)
COMENTÁRIO: É A OCASIÃO QUE FAZ O LADRÃO. É IMPORTANTE, SIM, VOTAR EM PESSOAS HONESTAS, MAS ISSO NÃO É SUFICIENTE. QUANDO MUITO, A HONESTIDADE PERDURARÁ ATÉ QUE SEJA ELEITO UM CORRUPTO.
É POR ISSO QUE A QUESTÃO DA CORRUPÇÃO DEVE SER PREVENIDA COM O FORTALECIMENTO DOS CONTROLES INSTITUCIONAIS. OS CONTROLES INSTITUCIONAIS SÃO EFICIENTES QUANDO CAPAZES DE DETECTAR, A QUALQUER TEMPO, EVENTUAIS DESVIOS - E EXPELIR OS CORRUPTOS.
É POR ISSO QUE A TRANSPARÊNCIA ITAPEVA E ESTE BLOG DEFENDEM QUE A CÂMARA MUNICIPAL CONTRATE, POR CONCURSO, CONTADORES E AUDITORES PARA AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS MUNICIPAIS, QUE É A PRINCIPAL FUNÇÃO DA CÂMARA.
A FISCALIZAÇÃO NÃO DEVE FICAR POR CONTA DA DISPOSIÇÃO PESSOAL DE VEREADORES, ATÉ PORQUE MUITOS FAZEM CORPO-MOLE OU NÃO TÊM PREPARO TÉCNICO ADEQUADO (QUE NÃO É, E NEM DEVERIA SER CONDIÇÃO DE ELEGIBILIDADE).
O QUE SE ESPERA DOS VEREADORES – REPRESENTANTES DO POVO - É QUE DECIDAM POLITICAMENTE – OBVIAMENTE COM BASE EM DADOS E RELATÓRIOS TÉCNICOS FEITOS COM PROFISSIONALISMO, ISENÇÃO E TRANSPARÊNCIA.
É ASSIM QUE A COISA FUNCIONA NOS PAÍSES COM BAIXOS ÍNDICES DE CORRUPÇÃO!
Marcadores: Autor Claudio Abramo, Transparência
quinta-feira, junho 22, 2006
ECONOMIA
O TIME de Lula, ao chegar ao poder, não tinha política econômica de crescimento para oferecer ao país
O belo esforço neoliberal de Palocci foi pavimentado pelo juro mais alto do mundo, atraindo os capitais de curto prazo, dando alegria aos investidores financeiros e fazendo a festa dos mercados de capitais. O agronegócio bancou a conta. O projeto de crescimento econômico do governo Lula, se houve algum, ao menos no discurso, perdeu-se de vez no calendário das atas do Copom.
É a política oposta à dos concorrentes asiáticos, de modo geral, e da China, especialmente, mas também do Japão, durante longo período do pós-guerra. A política desses países, de desvalorização controlada da moeda local, conjugada à acumulação de reservas e baixa propensão ao gasto público, rendeu-lhes crescimento acelerado por longos anos. Clique aqui para ler o artigo de Paulo Rabello de Castro, doutor em economia
VEREADOR GUARI PEDE PERDÃO A MARMO
CARTA DE LEITOR
quarta-feira, junho 21, 2006
16 ª REGIÃO ADMINISTRATIVA
Cadeia Pública de Itapeva “prestes a explodir”
ITAPEVA: CÂMARA APROVA PROJETO QUE INCENTIVA GERAÇÃO DE EMPREGOS
Folha de SP: Líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC) movimentou R$ 1 milhão em dois anos. A senadora tomou posse no primeiro ano do governo Lula, quando o dinheiro movimentado em suas contas saltou de R$ 218 mil para R$ 477 mil, de acordo com documentos da Receita Federal divulgados pelo jornal “Correio Braziliense”. Segundo a reportagem, ela teria movimentado, em 2004 e 2005, cerca de R$ 1 milhão. Sem apresentar documentos, Ideli justificou as operações com a tomada de três empréstimos da Caixa, no Besc (Banco do Estado de Santa Catarina) e no Banco do Brasil, que teriam somado cerca de R$ 250 mil.
DESVIO DE VERBA DO FUNDEF DERRUBA ESCOLARIDADE
Nos sábado passado a coluna falou “do Processo-Crime que Sebastião [Rodrigues de Barros, ex-prefeito de Taquarivaí] responde (...) diz respeito à acusação de desvio de verbas do FUNDEF devidamente comprovada pelos órgãos de fiscalização federal e de Contas”
“Curiosamente, o ex-prefeito quase se livrou das imputações criminosas no início deste ano, quando o MM juiz que respondia pela Vara se julgou incompetente para julgar a causa em virtude do crime se referir a dinheiro de verbas federais desviadas e não recuperadas até agora. Recentemente esta decisão foi reformada por novo juiz que substituiu o primeiro.”
A nova decisão evitou que processos criminais da mesma natureza fossem transferidos para a Justiça Federal...”inclusive aqueles pelos quais responde também o ex-prefeito Wimar Mattos [de Itapeva], como é do conhecimento geral, envolvendo igualmente verbas provenientes do FUNDEF.”
Como se vê, o FUNDEF (Fundo para Educação) virou alvo fácil!!
Conseqüência: Taquarivaí, que já estava mal no ranking de escolaridade (entre os 645 municípios paulistas) feito pela Fundação Seade caiu mais ainda, ficando entre os lanterninhas:
1997 – posição 607ª
2002 – posição 632ª (perdeu 25 posições)
Em Itapeva, o tranco foi maior:
1997 - posição 387ª
2002 - posição 514ª (perdeu 127 posições!!)
Detalhe: ambos ocupam posição intermediária na dimensão riqueza (renda média):
Taquarivaí – 352ª posição em 2002
Itapeva.....- 367ª posição em 2002
Conclusão: os índices de escolaridade são incompatíveis com o nível de riqueza. Deveriam estar em posição intermediária ou acima (como é o caso de Fartura).
A causa? Dr. Monteiro já explicou!
Marcadores: Itapeva indicadores sociais, Politicos de Itapeva, Região indicadores sociais, Região irregularidades
terça-feira, junho 20, 2006
16ª região deve ser criada por Cláudio Lembo
QUEM SABE, SABE
LAMBENDO A CRIA
DO BLOG DO NOBLAT (LINK AO LADO)
Cristovam Buarque, candidato do PDT a presidente da República.
Furto em cartório de Itapeva
REFORMA AGRÁRIA
O processo da reforma agrária brasileira virou uma rosca sem fim...
Os malucos do MLST depredaram a Câmara dos Deputados solicitando acelerar a reforma agrária. Fica, porém, a dúvida de que tarda a justiça no campo.
Noves fora a política, os números desmentem, cabalmente, os céticos. Até o final do ano estarão assentadas em projetos de reforma agrária, desde a redemocratização do País, cerca de 900 mil famílias. Descontando a maquiagem oficial. Para comparação, existem em São Paulo 250 mil agricultores.
Por incrível que pareça, no teatro do absurdo em que se transformou a questão agrária brasileira, os verdadeiros sem-terra representam a minoria. Pior. Servem de massa de manobra, pobres coitados, para os revolucionários de araque.
Clique aqui para ler o artigo de Xico Graziano, Engenheiro Agrônomo, mestre em Economia Rural e doutor em Administração.
Marcadores: Agricultura reforma agrária
Poesia Caipira (circulando na internet)
Vê os cabelo caíno, vê as vista encurtá.
Vê as perna trupicano, com priguiça de andá..
Vê aquilo esmoreceno, sem força prá levantá.
As carne vão sumino, vai parecêno as vêia.
As vista diminuíno e cresceno a sombrancêia.
As coisa vão encurtano, vão aumentano as orêia.
Os ovo dipindurano e diminuíno a pêia.
A veíce é uma doença que dá em todo cristão:
Dói os braço, dói as perna , dói os dedo, dói a mão.
Dói o figo e a barriga , dói o rim, dói o purmão.
Dói o fim do espinhaço , dói a corda do cunhão.
segunda-feira, junho 19, 2006
Região sudoeste tem déficit de vinte delegados
ITAPEVA: Cartório é furtado
R$ 2 mil em dinheiro foram furtados nesta manhã de um cofre do cartório de protesto em Itapeva. Segundo a polícia, os ladrões arrombaram uma das janelas para entrar no local. Não havia nenhum funcionário no prédio (TV TEM).
Mais democracia, por Ilimar Franco, em O Globo de hoje
A participação dos eleitores nas decisões poderia destravar questões que estão interditadas pelos limites da correlação de forças partidárias no Congresso. Será que os governos brasileiros fariam ajustes fiscais à custa do aumento da carga tributária, se a população fosse consultada? Será que o Congresso continuaria se vergando à corporação dos funcionários públicos, mantendo suas aposentadorias, se os eleitores pudessem se manifestar?
Prefeito empreendedor
O prefeito (eleito pela terceira vez) defendeu que a administração pública:
- seja profissionalizada;
- adote processos de gestão semelhantes aos de uma empresa;
- adote planejamento e metas de ações em todos os aspectos;
- envolva a população na discussão das prioridades de trabalho.
“A administração que não fizer o seu planejamento, não traçar o que quer e como quer chegar, dificilmente vai atingir o melhor resultado para a comunidade e para a cidade.”
Leia mais no site da Folha do Sul (link ao lado).
Detalhe: todos esses procedimentos de boa governança estão previstos em nossa democrática e republicana Constituição (concurso público, cursos de formação e aperfeiçoamento dos servidores, orçamento anual, plano plurianual, participação popular etc) e deveriam ser cumpridos religiosamente por todos.
Mas não são. Não costumam ser. Ainda acham que “populismo” dá mais voto que “eficiência”. E dá no quem tem dado. Lamentável.
Aliás, um secretário presente na palestra teria dito que em região pobre essas coisas não funcionam!
É esquisito. No Brasil, prefeito que cumpre as leis ganha prêmios e vira celebridade!
Em Itapeva, prefeito Cavani está fazendo mudanças importantes: concurso público, pregão eletrônico de compras etc.
Marcadores: Municípios
domingo, junho 18, 2006
QUE DEMOCRACIA É ESSA?
“VER PARA CRER – Desde as últimas eleições estaduais e, principalmente, depois do escândalo do “mensalão” a maioria dos cabos eleitorais afirmava em alto e bom som que nunca mais trabalhariam para candidatos de fora.
NÃO É BEM ASSIM – Hoje já tem cabo eleitoral dizendo que só aceita apoiar candidatos a deputado se forem regiamente remunerados”
Em rápidas pinceladas, o antenado colunista da Folha do Sul pinta um retrato de nosso sistema eleitoral, que é verdadeiro mercado de compra e venda de votos. “Pago tanto por tantos votos!”. E o voto vira mercadoria.
Quem vende os votos? Os vereadores, os prefeitos, as lideranças - inclusive algumas lideranças religiosas!
Quem compra? Os candidatos “ricos” (financiados por empresários, sindicatos, mensalões etc) que podem fazer campanha em todos os municípios.
3000 votos x 50 municípios = 150.000 votos.
Basta arrumar bastante dinheiro para pagar os cabos que a eleição está garantida! Programas, idéias? Nem pensar!
O sistema distrital – cada região elege seu deputado – acabaria em grande parte com essa festa.
Mas os políticos não querem acabar com a festa, não querem fazer a reforma eleitoral!
E ainda chamam isso de democracia!
sábado, junho 17, 2006
TRANSPARÊNCIA

A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DETERMINA QUE SEJAM PUBLICADOS RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE PREFEITURAS (RECEITAS, DESPESAS, DÍVIDAS ETC) PARA CONHECIMENTO DOS CIDADÃOS.
Militantes de esquerda levaram à ruína adversários políticos no sul da Bahia Revista Veja: "No dia 22 de maio de 1989, durante uma inspeção de rotina, um grupo de técnicos descobriu o primeiro foco de uma infecção devastadora conhecida como vassoura-de-bruxa numa plantação de cacau no sul da Bahia. A praga é mortal para os cacaueiros. Em menos de três anos, de forma espantosamente veloz e estranhamente linear, a vassoura-de-bruxa destruiu as lavouras de cacau na região – e fez surgir um punhado de explicações para o fenômeno, inclusive a de que o Brasil poderia ter sido vítima de uma sabotagem agrícola por parte de países produtores de cacau da África, como Costa do Marfim e Gana. Agora, dezessete anos depois, surge a primeira testemunha ocular do caso. Ele conta que houve, sim, sabotagem, só que realizada por brasileiros. Em quatro entrevistas a VEJA, o técnico em administração Luiz Henrique Franco Timóteo, baiano, 54 anos, contou detalhes de como ele próprio, então ardoroso militante esquerdista do PDT, se juntou a outros cinco militantes do PT para conceber e executar a sabotagem. O grupo pretendia aplicar um golpe mortal nos barões do cacau, cujo vasto poder econômico se desdobrava numa incontrastável influência política na região. A idéia, diz ele, partiu de Geraldo Simões, figura de proa no PT em Itabuna que trabalhava como técnico da Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura que cuida do cacau. Os outros quatro membros do grupo eram todos membros do PT e trabalhavam na Ceplac." (P.Leitura)
sexta-feira, junho 16, 2006
JUSTIÇA CONCEDE HABEAS CORPUS AO EX-PREFEITO DE TAQUARIVAÍ
Clima de Copa dá o tom de festa junina de Lula e Marisa
quinta-feira, junho 15, 2006
CRESCIMENTO SUSTENTADO: SEM HORIZONTE?
ITAPEVA TEM !!!!!

EMPRESA QUE PRODUZ MUDAS (EUCALIPTO, PINUS, CERCA VIVA, MUDAS NATIVAS E ORNAMENTAIS (P/ JARDINAGEM/PAISAGISMO).
EXPERIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PONTA. OFERECE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E SERVIÇOS DESDE O PROJETO, PLANTIO, MANEJO FLORESTAL ATÉ A COMERCIALIZAÇÃO.
ACESSE O SITE DA ECOPLANT
A ILHA
O alimento principal do povo ilhéu era o trigo. Certo ano ocorreu uma prolongada seca. A produção de trigo ficou seriamente prejudicada. A colheita não era suficiente para todos, só dava para alimentar parte dos habitantes da ilha.
Além do mais, a prudência recomendava que parte do trigo fosse reservada como semente para o plantio da próxima safra.
Como os ilhéus resolveram essa sinuca de bico?
Sabe-se que o povo sobreviveu! Certamente os mais “fortes” assumiram o comando, apoderaram-se do trigo, reservaram as sementes para o próximo plantio. Sobreviveram.
Quanto aos “fracos”, não é difícil imaginar o fim que tiveram.
Quem tomou tão drástica decisão?
O que sabe com certeza é que os principais conselheiros da decisão foram os “instintos” de sobrevivência e de preservação da espécie!
No mundo atual isso ainda ocorre, sem que nós percebamos com clareza.
A produção ainda é insuficiente, muitos ficam com pouco, às vezes sem nada, quase nada. Mesmo assim, parte da produção é reservada para investimentos (sementes!) que garantirão a sobrevivência.
Quem fica com mais, quem fica com menos? Quem toma essa decisão?
Ninguém toma essa decisão, de forma individual e explícita! Nem é tomada pela vontade ou desejo dos governantes. (Governantes gostam mesmo é de ficar de bem com todos os eleitores!)
Quem toma a decisão, então? Essas decisões são tomadas pela sociedade, de forma difusa, dissimulada. O principal conselheiro é o mesmo impulso vital de sobrevivência (que às vezes descamba pela “lei do mais forte”).
Enquanto a produção for insuficiente para uma distribuição mais justa, é viável a construção de um sistema político alternativo?
Uma das explicações para a derrocada do comunismo é que distribuíram até as “sementes”. Sem semente, a produção decaiu. Deu efeito contrário!
O lendário Luiz Carlos Prestes dizia que a revolução russa falhara por não conseguir “mudar o homem”.
É possível mudar o homem. É possível construir um “novo homem”? É possível mudar os impulsos vitais do homem?
(Reflexões enviadas por Vitorino Garcia Neto)
Marcadores: Política artigos
quarta-feira, junho 14, 2006
Lula confunde Congresso e torcida, por Élio Gaspari
ITAPEVA: VIOLÊNCIA DEPOIS DO JOGO DO BRASIL
Em Itararé botaram fogo em carro da polícia.
Isso é jeito de comemorar?
A polícia de Itapeva já planejou ações preventivas para os próximos jogos.
600 e-mails de leitores cadastrados. Uma centena de visitas por dia! Obrigado! Obrigado!
VIOLÊNCIA EM ITAPEVA
Para Delfim Netto, Brasil vive crise anunciada
terça-feira, junho 13, 2006
Epílogos, de Gregório de Matos
Que mais por sua desonra?.....Honra
Falta mais que se lhe ponha.....Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.
Quem a pôs neste socrócio?....Negócio
Quem causa tal perdição?........Ambição
E o maior desta loucura?..........Usura.
Notável desventura
de um povo néscio, e sandeu,
que não sabe, que o perdeu
Negócio, Ambição, Usura".
Gregório de Mattos e Guerra (1633/1696), o Boca do Inferno, nascido na Bahia, foi o primeiro de nossos satíricos, homem de língua destravada e fácil veia poética. (SPC, obrigado pela dica).
DE LA RUA: ROMBO EM ITAPEVA SERIA DE R$ 50 MILHÕES EM CINCO ANOS
ROMBO - O que acontece no país? Eu tenho a resposta: Itapeva se encontra em calamidade e tristeza porque a CORRUPÇÃO....foram roubados quase R$ 8 milhões do FUNDEF [ Fundo para Educação], apurados nesta Câmara [por CEI]. A administração passada fez vocês de PALHAÇOS. Vocês foram enganados. Hoje o Cavani está tentando colocar em dia os erros da administração anterior.
O rombo, acredito que tenha sido de R$ 50 milhões em cinco anos...(vereador De la Rua)
(Fonte: ITA NEWS de 09/06/06)
Marcadores: Itapeva irregularidades, Itapeva Prefeitura, pobreza, Politicos de Itapeva, Região indicadores sociais
IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, POR CRISTOVAM BUARQUE
Só é democrática a sociedade que assegura a igualdade de oportunidades a todos os seus cidadãos, enriquecendo a sociedade ao incentivar o talento de cada indivíduo. O autoritarismo concentrador empobrece a sociedade, ao impedir o talento dos excluídos e não exigir talento dos protegidos. O autoritarismo igualitário impõe a igualdade independentemente do talento; ao desestimular o potencial de cada indivíduo, enfraquece o conjunto da sociedade.
Se todos os jovens brasileiros tivessem estudado em boas escolas, com as mesmas oportunidades...
O futebol é o setor das oportunidades iguais, por isso é eficiente (o Brasil tem tantos craques e nenhum Prêmio Nobel), e justo (o Brasil tem tantos craques de origem pobre e tão poucos pobres entre os cientistas). CLIQUE AQUI PAR LER A ÍNTEGRA DO ARTIGO.
Marcadores: Principio da igualdade
Por que Lula, apesar dos escândalos, lidera as pesquisas?
Não pesa a denuncia do insuspeito Procurador-Geral da República por formação de quadrilha?
Não pesa o envolvimento de fiéis aliados em invasões, destruições de laboratórios de pesquisa e no quebra-quebra contra o Congresso Nacional liderado por dirigente petista?
Será que o eleitor brasileiro pirou? Será que a oposição não tem nenhum nome competitivo?
Nada disso! A explicação está no bolso, o órgão mais sensível do corpo humano.
Faz dias que queria escrever sobre isso, mas me faltava dados atuais. Olhava o gráfico de renda média dos trabalhadores: nenhuma novidade, pelo contrário, de março de 2002 a março de 2006 a renda caiu um pouco (caiu mais ainda para os mais estudados). O crescimento do PIB é modesto. O desemprego caiu um pouco, mas continua alto. Não é por aí.
Agora a explicação - oficial -, chegou redondinha:
“Segundo o DIEESE, os trabalhadores brasileiros tiveram, em maio, O MAIOR PODER DE COMPRA DA HISTÓRIA PARA OS ITENS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA. No mês passado, os trabalhadores gastaram, em média, 48,64% do salário líquido recebido para adquirir a cesta – O MELHOR ÍNDICE DOS ÚLTIMOS 24 anos. É a primeira vez desde 1982 que o assalariado gastou menos da metade do salário líquido recebido para adquirir a cesta, considerando a média do país. Tanto em maio como em abril, o trabalhador precisou trabalhar 98 horas e 49 minutos para adquirir a cesta.” (do site pró-PT O Informante, citando a Agência Brasil de 06/06).
Seria ótimo se o “sucesso” viesse do crescimento da economia ou do aumento da renda dos trabalhadores. Mas não veio. O melhora do poder aquisitivo veio do barateamento da cesta básica. E está sendo feito, mais uma vez, em cima da agricultura.
É evidente que os atuais preços agrícolas (que sobem e descem com o dólar) brecam a agricultura - são os pequenos agricultores que estão sentindo mais o tranco!
O governo vem surfando na onda do crescimento mundial que inflou as exportações (também ajudou a alta do dólar a partir de 1999). Daí que o governo permitiu que o dólar baixasse, em sincronia com o calendário eleitoral! Claro, vai colher, já está colhendo os frutos da política econômica-eleitoral!
Depois vamos ver como é que fica o plantio da próxima safra, os empregos no campo, o comércio nos municípios agrícolas. Mas aí a reeleição já era! Eta Brasil!
segunda-feira, junho 12, 2006
ÉTICA DOS MENSALEIROS
APIAÍ: Incra vai assentar sem-terra em reserva ambiental; solo é impróprio para agricultura
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo é contra o projeto. Um laudo elaborado pelo Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) mostra que 80% da fazenda é coberta por vegetação nativa da Mata Atlântica, cuja supressão é impossibilitada pelas leis existentes. Cerca de 60% dos solos são impróprios para a agricultura, em grau máximo.”
DESPESAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
BALANCETE DE DESPESAS ATÉ ABRIL/06:
Título..............................................Abril-06..........Acumulado(Jan-abril)
Venc. Vant. Fixas - Vereadores.....38.500,00........154.000,00
Venc.Vant.Fixas-Funcionários....98.205,06........384.133,58
Obrigações Patronais......................23.497,00.........98.348,00
Material de Consumo......................19.658,66 ....... 57.304,66
Aposentadorias e Reformas......................0,00 .................0,00
Outros Serviços de Terceiros P.J.....31.619,13 ......124.758,13
Obras e Instalações...........................6.000,00 ..........6.000,00
Equipamentos Material Permanente ..........0,00 ........53.447,00
Aquisição de Imóveis ...............................0,00 .................0,00
TOTAL.........................................217.479,85 ......877.991,37
FONTE: SITE DA CÂMARA
PS - Já estamos com 600 e-mails de leitores cadastrados. Fomos "capturados" pelo Google e outros buscadores como REPUBLICASIM - sinal de que o blog está sendo lido. Beleza! Beleza! O que está faltando é que os leitores cliquem em "comments" para abrir uma janela de comentários. Dê sua opinião, a favor ou contra, sugira, participe. Você pode escrever seu nome, um nome de guerra ou como anônimo. O importante é que haja participação - é a finalidade do blog. Vamos lá gente, faça seu comentário numa boa, democraticamente!
Marcadores: Itapeva Câmara
domingo, junho 11, 2006
BOA NOTICIA
É preciso comemorar, pois no governo anterior o índice só subia:
2000 – 30,00
2002 – 32,10
2004 – 35,44
Marcadores: Itapeva indicadores sociais, Região indicadores sociais
VAMOS VOTAR NO PROFESSOR GRETZ !!!
sábado, junho 10, 2006
"A estratégia do município, hoje, é descaracterizar que gerar emprego é dar emprego na prefeitura.”
CARTA DOS LEITORES
sexta-feira, junho 09, 2006
Marcadores: África, Agricultura, pobreza
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FUTEBOL
NOTA DE FALECIMENTO
Luiz Antonio Machado de Werneck
Presidente da 76ª Subsecção da OAB SP
CULTURA
De como uma boa idéia pode virar chateação para a população.

Problema: um carro atrás do outro bate e deixa marcas profundas no concreto, além de estragos no carro.
O que custava colocar uma placa ou uma pintura no asfalto que sinalizasse a nova "valeta"?
quinta-feira, junho 08, 2006
VEREADOR PAULO DE LA RUA FALA SOBRE FISCALIZAÇÃO PELA CÂMARA
PAULO DE LA RUA: A esmagadora maioria da população não reconhece no vereador a função de fiscal do Executivo. Esse talvez seja o principal problema de, ao longo das legislaturas passadas, não encontrarmos na Câmara vereadores compromissados com o dever de fiscalizar as ações do Executivo. Olhando por esse prisma, Itapeva vive há décadas uma situação de desequilíbrio entre os poderes constituídos, em relação ao Executivo e Legislativo. Este, sempre se prostrou ante o primeiro, colaborou para que Itapeva atingisse patamares de corrupção absurdos, a exemplo do que a CEI FUNDEF tão claramente demonstrou.
A fiscalização legislativa não ocorre de forma espontânea. Ela é fruto da vontade de cada vereador, que, fazendo uso de suas prerrogativas deve exercê-la. Só teremos um Legislativo forte, a partir do instante que seus membros pratiquem essa função em sua plenitude. Se Câmaras passadas não cumpriram com esse dever, não cabe a mim julgar, mas o termômetro político mostra que quando a corrupção diminui, os índices sociais e econômicos de um município crescem, e muito. E Itapeva, principalmente nas duas últimas gestões deixou muito a desejar nesse sentido, afundando nossa cidade num mar de lama, com níveis de corrupção indecentes.
Blog: A Câmara de Itapeva exige que a Prefeitura encaminhe mensalmente apenas o balancete, dispensando a Prefeitura da remessa das notas fiscais e comprovantes de despesa, o que, no nosso entendimento, inviabiliza a conferência. O jurista Petrônio Braz, no livro DIREITO MUNICIPAL NA CONSTITUIÇÃO, diz: “Para o acompanhamento das atividades financeiras e orçamentárias o Prefeito Municipal enviará à Câmara Municipal até o dia quinze de cada mês, o balancete da receita realizada e da despesa efetuada. O balancete mensal de receita e despesa, para verificação de sua exatidão será acompanhado de uma via de todos os talões da receita, de todos os comprovantes da despesa e de extratos das contas bancárias” . Qual sua opinião?
PAULO DE LA RUA: O envio do balancete mensal é uma exigência disponibilizada no Art. 66, inciso XIV, da LOM – Lei Orgânica Municipal. Além dessa peça contábil, o vereador tem a sua disposição o instrumento legislativo, que é o requerimento de informações, cuja resposta deverá ser efetuada, obrigatoriamente, no prazo de 15 dias (Art. 66, inciso XVII, LOM). Somente se encontram a disposição não só dos vereadores, mas também dos conselheiros, documentos de despesas referentes à fundos – a exemplo do FUNDEF. Não existe embasamento jurídico que permita ao vereador exigir, toda a documentação referente ao movimento efetuado pela administração municipal durante o exercício mensal. E isso faz sentido. Tomemos por exemplo uma cidade como São Paulo. Como enviar cópias de todas as notas de despesas, dos processos licitatórios, da movimentação bancária, empenhos e muitos outros documentos que envolvem a burocracia administrativa. Seria impossível não só a acomodação dessa documentação, mas também encontrar tempo hábil para a avaliação dessas despesas. Posso citar como exemplo a averiguação das despesas do FUNDEF do ano de 2004, objeto da CEI realizada no ano passado. Em 5 vereadores foram necessários mais de 70 dias para conferir a ocumentação apresentada, missão cumprida com pleno êxito, mas que demonstra a dificuldade de proceder essa avaliação. O vereador, acompanhando de perto os atos e as iniciativas da Administração Pública, o andamento das Secretarias, suas publicações pela imprensa, de processos licitatórios que são efetuados – os quais podem, e devem, ser acompanhados in loco – pode, perfeitamente, exercer a fiscalização externa do Executivo. Além dos instrumentos elencados, a Lei de Responsabilidade Fiscal obriga a Administração Municipal, prestar, em audiência pública, contas do exercício quadrimestral vigente, o que possibilita inquirir publicamente o agente executor. São instrumentos que, bem aproveitados, permitem ao vereador exercer eficazmente o seu papel de fiscal. Entretanto, caso haja duvidas em relação a conduta dos representantes do Executivo, a Câmara poderá se utilizar de um dispositivo constitucional que é a CEI – Comissão Especial de Inquérito, para investigação de fato determinado. Esta sim, terá livre acesso aos documentos que se fizerem necessários, para proceder a apuração do fato denunciado.
Blog – Qual seria uma outra maneira de fazer a fiscalização com eficácia, que é obrigação da Câmara Municipal?
PAULO DE LA RUA: respondida no item 2.
Marcadores: Itapeva Câmara, Itapeva Controle Externo, Politicos de Itapeva