quinta-feira, junho 29, 2006

CÂMARA AUTORIZA A DOAÇÃO DE IMÓVEL AO CDHU

Em duas sessões realizadas na quinta-feira, 22 (extraordinária e ordinária) foi aprovado projeto de lei do Executivo Municipal que o autoriza a proceder doação de imóvel para a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, destinado a construção de casas populares (destinadas à população de baixa renda). São três imóveis, localizados na Fazenda Boa Vista e na Vila Izabel, que perfazem um total de aproximadamente 243.235 metros quadrados (site da Câmara).

COMENTÁRIO – É ÓTIMO QUE SE CONSTRUAM CASAS. O QUE SE LAMENTA É A DISTÂNCIA (VILA IZABEL).

A CIDADE ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS ESPARRAMADA. NOS ÚLTIMOS ANOS SURGIRAM BAIRROS NOVOS, TODOS LONGES, COMO SÃO CAMILO (PERTO DA MARINGÁ), BELA VISTA (SAÍDA PARA ITABERÁ), CONJUNTO PAULINA DE MORAIS (PERTO DO POSTO DE GUARDA RODOVIÁRIA), VILA MARIA (PERTO DO AEROPORTO/LIXÃO).

ISSO COMPLICA A VIDA DAS PESSOAS, QUE FICAM LONGE DE TUDO: DE EMPREGO, DO COMÉRCIO, DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. PIOR: FICAM DEPENDENTES DE ÔNIBUS, O QUE ONERA O ORÇAMENTO DOMÉSTICO.

TAL SITUAÇÃO TAMBÉM ONERA DEMAIS O PODER PÚBLICO COM A CONSTRUÇÃO DE NOVAS RUAS, REDES DE ÁGUA E LUZ, ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE ETC.

O PIOR É QUE EXISTEM GRANDES ÁREAS EM REGIÕES CENTRAIS DA CIDADE VAZIAS OU NÃO LOTEADAS, COM OU PERTO DE INFRA-ESTRUTURA. HÁ CÁLCULOS DE QUE A INFRA-ESTRUTURA JÁ EXISTENTE NA CIDADE SERIA SUFICIENTE PARA UMA POPULAÇÃO DUAS OU TRÊS VEZES A ATUAL.

TODO ESSE “DESPERDÍCIO” (PÚBLICO E PRIVADO) DECORRE DA FALTA DE PLANEJAMENTO, DA FALTA DE UM PLANO DIRETOR (QUE É EXIGIDO PELA CONSTITUIÇÃO!).

COM O ESTATUTO DA CIDADE E OUTRAS LEIS É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, AUMENTAR PROGRESSIVAMENTE O IPTU SOBRE ÁREAS NÃO CONSTRUÍDAS, DESESTIMULANDO A RETENÇÃO ESPECULATIVA DE TERRENOS. OU DEFININDO PARA QUE LADO A CIDADE DEVE CRESCER.

PS – ITAPEVA ESTÁ FAZENDO O SEU PLANO DIRETOR, SOB A COORDENAÇÃO DO SECRETÁRIO DE OBRAS, ENGENHEIRO XIXO.

Marcadores:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Em relação ao comentário postado acima, não há o que lamentatar. A cidade tem que crescer onde haja espaço. Não há como retirar o direito de proprietários dos poucos terrenos existentes no centro da cidade, nem como construir casas sobre as que já existem. É normal que a cidade se espanda, e novos bairros surjam. O que deve ocorrer é que esses bairros tenham toda estrutura necessária para que seus moradores não precisem se deslocar para bancos, empregos, pronto socorros. Isso é real em Sorocaba, onde muito s bairos possuem bancos, mercados, lojas, hospitais e outros.

11:24 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google