segunda-feira, julho 31, 2006
Lula chama a oposição de desaforada. "Não deixem chutar a canela de vocês.". Leia em O Globo
Albert Fishlow, professor da Universidade de Columbia, que estuda o Brasil desde 1965 fala que o País precisa de um Plano Real para a política, de distribuição de renda, de confusão ideológica do governo, da falta de planejamento da economia etc. Leia em o Globo
A crise do sindicalismo
Foi isso que levou as montadoras a transferir fábricas para o Leste Europeu e Ásia. Foi isso que as levou, no Brasil, a instalar novas unidades no Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia, onde o piso salarial dos metalúrgicos é bem mais baixo do que o do ABC e onde as lideranças sindicais são menos ideologizadas e mais pragmáticas.Todas essas mudanças causaram um terremoto nas relações trabalhistas e levaram o velho sindicalismo do século 20 ao colapso. Diante da simples ameaça de uma greve por reajuste salarial, as montadoras reagiram com a ameaça de fechamento de postos de trabalho e transferência de unidades para outros países.” Leia mais aqui
Marcadores: Sindicalismo
0800 600 7400
A dica é do Zhé!
Compartilhando
Vou dar uma canja: “Prefeitos reeleitos tendem a ser mais corruptos e mais eficientes” conforme estudo de Cláudio Ferraz, pesquisador do IPEA -Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - leia aqui.
(A dica é do mestre em Direito (escreveu sobre Max Weber) e blogueiro Aluízio (link permanente na coluna ao lado). Leiam lá em Aluizio “O salário milionário para os companheiros do PT” e morram de raiva!)
Serra, 16 RA, aparelhamento da máquina e saúva
para Itapeva. Aguardemos, então...”
Serra prometeu a criação da Região Administrativa?
A Folha do Sul (link permanente ao lado) de 29/07 publica entrevista com Serra. Sobre a criação da 16ª RA, ele diz:
“Veja bem, foi aprovada [e vetada pelo tucano Alckmin] a criação e tem mais seis regiões na Assembléia encaminhadas. Eu acredito que a Assembléia, se deixar pelas idéias dos deputados, vai criar mais umas VINTE REGIÕES. Na verdade, nós vamos ter que chegar lá como governador, examinar direito, ouvir todos os lados, examinar o funcionamento da máquina administrativa regional, que precisa ser reformulado e fazer o encaminhamento da proposta dessa região nesse contexto amplo e geral. NÃO DÁ PARA RESOLVER ISOLADAMENTE.”
Serra não prometeu a RA! Pode perder voto por isso? Talvez.
Ganharia votos se fizesse uma promessa fácil e eleitoreira de criação de mais vinte regiões administrativas - tão ao gosto dos políticos que adoram cargos? Provavelmente.
Na verdade, Serra foi além. Prometeu “examinar o funcionamento da máquina administrativa regional, que PRECISA SER REFORMULADO”!
Eu tiro o chapéu para políticos que, mesmo sob o risco de perder voto, preocupam-se com a responsabilidade fiscal, com a boa governança. Preocupam-se em não inchar (e aparelhar) a máquina administrativa – que é uma das principais pragas que corroem o Brasil. É a saúva cortadeira da lavoura da época de Monteiro Lobato.
domingo, julho 30, 2006
DEU NA FOLHA DE DOMINGO, 30/07
De 98 a 2002 o patrimônio de 34 mensaleiros/sanguessugas cresceu 28 %.
No governo Lula (3 anos e pouco) cresceu...137 %!
ME ENGANA QUE EU GOSTO – em sigilo, o governo prepara pacote de medidas como resposta à seqüência de escândalo, notadamente o dos sanguessugas. O anúncio será feito antes da eleição, para dar a Lula uma nova oportunidade de dizer que fez mais do que FHC ou qualquer outro “na história deste país”
UM PÉ LÁ, OUTRO CÁ – Sarney (PMDB) incentivou o encontro de Roseana Sarney (PFL) com Geraldo Alckmin. O ex-presidente, pró-Lula, quer ter uma ponte com o tucano para eventual necessidade futura.
AMBULÂNCIA. “REBOCOTERAPIA” é o apelido dado pelo professor José S.dos Santos e outros estudiosos da área à opção pela compra de ambulâncias por municípios que mal têm postos de saúde. Ele afirma que algumas cidades “fazem de conta” que atendem às pessoas transportando pacientes para cidades maiores. Ambulâncias compradas por meio de emendas parlamentares servem para fazer propaganda política, já que chegam às cidades de forma aleatória e sem o planejamento proposto pelos SUS.
NUNCA SABE – “È uma coisa meio complicada porque nunca sei quando sou candidato e quando sou presidente”.
CRESCIMENTO DA CHINA - Primeiro ocorreu a descoletivização das propriedades agrícolas como um movimento espontâneo dos agricultores (a coletivização do Grande Salto à Frente provocou fome em massa).
A abertura do capital estrangeiro e a ênfase no comércio exterior vieram numa segunda fase, inspiradas nas zonas de processamento de exportação de outros países do leste asiático.
Além da oferta de mão-de-obra barata, a China deu previsibilidade ao câmbio e manteve sua moeda desvalorizada em relação ao dólar, o que deu impulso às exportações. Durante uma década, 1 dólar valeu 8,28 yuans.
Com a espetacular alta de suas vendas externas, os chineses passaram a ser alvo de pressões crescentes para que valorizasse sua moeda. Mas as autoridades chinesas deixaram claro que mudanças no câmbio serão muito mais graduais e homeopáticas do que países ricos gostariam.
Metade das exportações são realizadas por empresas multinacionais.
Chamada de “fábrica do mundo”, a China tem uma quantidade cada vez maior de linhas de montagem de produtos de alta tecnologia e se distancia rapidamente da imagem de exportador de bens baratos e de baixa qualidade.
O banco central compra os dólares que entram no país para evitar pressões pela valorização da moeda local. Para isso emite yuans, que terminam nos caixas dos bancos e, daí, são emprestados a juros baixíssimos."
LAMBENDO A CRIA
"Caro Loureiro: grato pela menção de minha entrevista à Lillian. Foi também gratificante saber que se trata de um site de Itapeva. Passei algum tempo de minha infância nesta cidade, bom tempo. Minha familia morava (alguns ainda moram) no antigo Núcleo Colonial Barão de Antonina, e os familiares se espraiaram pela região. Chegaram a Sorocaba e demais cidades. Espero um dia voltar a Itapeva para, talvez, buscar um pouco do tempo perdido...
Um abraço. Roberto Romano/Unicamp.
(Professor Roberto mantem um excelente blog - link permante na coluna ao lado. É um dos Mestres deste modesto Aprendiz.)
VENHA A NÓS...
sábado, julho 29, 2006
Recomendações ao eleitor
Roberto Romano, filósofo e professor de Ética, questionou a eficácia do voto nulo - que para ele é como um protesto mudo - e recomendou que os eleitores comecem a participar dos comícios políticos, principalmente dos candidatos mensaleiros, "absolvidos" pela Câmara dos Deputados, "e lá, diante do povo, questionem sua atuação e peçam explicações", incentivou. O cientista político lembrou que em Roma, os comícios eram lugares para debates entre os candidatos e o povo.
"A origem da palavra candidato vem de cândido, de roupa limpa, alva. O candidato precisava provar que sua roupa era limpa, e a alma também. Esta é a idéia de um sujeito que postula um cargo público, ele precisa estar alvo." Leia mais aqui.
É DANDO QUE SE RECEBE
Blog do Noblat: "29/07/2006 - 14:09 - "Em depoimento secreto dado a CPI dos Sanguessugas no dia 13, o empresário Darci Vedoin, dono da Planam, afirmou cinco vezes que, a partir da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dinheiro que abasteceu o caixa da quadrilha passou a ser liberado diretamente pela Casa Civil, à época chefiada pelo deputado cassado José Dirceu (PT-SP).
Segundo Vedoin, a liberação dos recursos era usada para forçar os deputados, inclusive alguns da oposição, a votar conforme o Palácio do Planalto."
TURISMO: Roteiro de peregrinação resgata o Caminho de São Tomé
Um novo roteiro de peregrinação, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, surge no interior de São Paulo. São 220 quilômetros de estradas e trilhas que levarão peregrinos de Capão Bonito até a histórica Iguape, no litoral sul. O Caminho de São Tomé passa por reservas de mata a-tlântica, como o Parque Estadual Carlos Botelho, e lugares quase lendários, como a Serra da Macaca, no Vale do Ribeira.
O primeiro grupo de caminhantes, com cerca de 30 pessoas, partiu no dia 25 de julho. A saída aconteceu na Igreja Matriz de Capão Bonito e a chegada, em Iguape, deve ocorrer em cinco dias.Amanhã, domingo, 30, sai outro grupo a cavalo. “Será uma pré-estréia da rota, com pessoas já acostumadas ao percurso”, afirmou o secretário de Turismo da prefeitura de Capão Bonito, Gilson Eduardo Kurtz. Serão percorridas áreas com pastagens, lavouras, florestas, rios, várzeas e cachoeiras de São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Registro e Pariquera-Açu, até a chegada ao Santuário de Bom Jesus, em Iguape.
PEABIRU - "Resgata ainda um trecho do Peabiru, antiga trilha indígena que ligava o Pacífico ao Atlântico.
Muitos historiadores afirmam que o Peabiru (caminho da montanha do sol) passava pelas nascentes do rio Paranapanema e seguiam até o Peru. Quando o Sudoeste Paulista ainda não havia sido palmilhado pelo homem branco, os naturais da terra já o atravessavam com muita freqüência, pois o território era cortado pelo famoso Peabiru, também conhecido como o Caminho de São Tomé. Peabiru, uma velha rota indígena, era uma via transcontinental que vinha ao litoral paulista - São Vicente.
Uma vertente vinha ao Planalto Paulista; este caminho também levava para o Sul, atravessava o Sudoeste Paulista seguindo, mais ou menos, a rota depois seguida pela estrada de ferro sorocabana. Havia outra, uma ramificação que demandava Cananéia, passava pelas nascentes do Rio Paranapanema em Capão Bonito e a seguir, atingia a região ocupada atualmente por Itapeva, de onde partia uma ramificação que alcançava “Santo Antônio das Minas do Apiaí” e seguia em direção ao Paraná, onde haviam várias ramificações, uma se dirigindo a Assunção, no Paraguai e outra se dirigindo às minas de prata em Potosi e Cuzco então já no território do Peru.." Leia mais.
Marcadores: HISTORIA REGIONAL, Região turismo, Religião
sexta-feira, julho 28, 2006
TURIBA DO SUL

Marcadores: Turiba
Vale do Ribeira pode ganhar universidade federal
PREOCUPANTE
A idéia é aproveitar um projeto do ex-senador Waldeck Ornelas (PFL-BA), acabando com as emendas individuais e aumentando os sistemas de controle para evitar desvios.
O Congresso não cortou a carne podre, os partidos deram legenda para aos mensaleiros e sanguessugas, o povo mal informado ou mal intencionado vai devolver toda a corja para Brasília. Sem uma frente de políticos e não-políticos para dar um choque no sistema político e no Orçamento, a casa cai.”(Folha 28/7)
DEU NA FOLHA DE SEXTA, 28/07
TAXA DE JURO – “Depois de nove cortes seguidos, o Banco Central dá sinais de que a queda na taxa Selic deve passar a acontecer mais lentamente. Na avaliação dos diretores do BC, os juros estão cada vez mais próximos do seu piso e, por isso, é recomendável “maior parcimônia” nas futuras reduções.’
“Segundo a previsão de analistas, os juros devem cair para 14 % ao ano até dezembro.”
(faz anos, muitos anos, que o juro real no Brasil não abaixa de 10 %. É a taxa real mais alta do mundo, disparada. Juro alto trava o crescimento. Justamente por isso é indicado para segurar a inflação.)
DESEMPREGO SOBE – “Na contramão de todas as previsões (?), a taxa de desemprego subiu em junho para 10,4 % - contra 9,4 % no mesmo mês de 2005, segundo o IBGE.”
“Para o IBGE, a economia não está crescendo na velocidade necessária para absorver o aumento da procura pro trabalho, o que fez o desemprego subir”
(Perfeitamente dentro da lógica econômica: juro alto, crescimento baixo, desemprego)
RENDA CRESCE – “Já a renda segue em expansão, mantendo o desempenho favorável dos últimos meses graças ao reajuste do salário mínimo e a estabilidade da inflação.”
(Há um outro fator mais importante para a elevação da renda: a baixa dos produtos agrícolas. Veja a seguir:)
RETRAÇÃO DE OFERTA AGROPECUÁRIA (economista Bráulio Borges): “Entre meados de 2003 e maio de 2006, o preço pago ao produtor para o arroz caiu 53 %, recuou 26 % para o milho, teve queda de 23 % para o algodão, caiu 18 % para o boi e despencou 45 % para a soja”
“Não bastasse isso, alguns importantes componentes dos custos dos agricultores subiram de modo expressivo, como o preço do óleo diesel, que aumentou 26 % no mesmo período.”
“A rentabilidade do agronegócio sofreu expressiva queda ao longo dos últimos anos, e isso criaria o risco real de uma retração da oferta de alguns produtos agropecuários no ano que vem (...) que poderá afetar de maneira significativa a inflação em 2007.”
(Entendeu a lógica da economia eleitoreira? Não fazem o necessário crescimento que beneficiaria toda a economia, criaria empregos. Para compensar, elevam o poder aquisitivo (renda), especialmente com o barateamento dos produtos agrícolas (via barateando o dólar!). Isso é sustentável, duradouro? Ou a conta virá no ano que vem com a quebradeira dos agricultores?
Não arrumam o que deveria ser arrumando e ainda estragam o que está dando certo!)
Marcadores: Agricultura, Economia desemprego, Economia juro, Economia renda
O MAPA DO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ
Seguinte: os jornais de ontem fizeram ranking dos partidos envolvidos no escândalo sanguessuga – o das emendas individuais de parlamentares para compra viciada de ambulâncias.
É exatamente assim que sobrevive boa parte dos parlamentares: fazem emendas para agradar municípios - em troco de voto, é claro. Depois os parlamentares “negociam” com o governo a liberação da verba – em troco de apoio ao governo, é claro. Detalhe: quem libera a verba orçamentária é o governo, – parlamentar não tem essa prerrogativa! Nos intervalos, negocia-se uma boa “comissão” das empresas fornecedoras dos produtos!
Uma loucura. Mais de uma centena de deputados envolvidos no escândalo sanguessuga! Um em cada cinco!
Vamos aos partidos mais envolvidos:
PL.......18 deputados....45,9 % da bancada
PTB.....17 deputados....38,6 % da bancada
PP........18 deputados....37,5 % da bancada
PRB.......2 deputados...100 % da bancada!
PSC.......2 deputados....28,5 % da bancada
PSB.......6 deputados...21,4 % da bancada
Veja bem. Por definição, o objetivo de um partido político é conquistar o poder, pelo voto, para colocar em prática suas idéias e programas. No Brasil, a maioria dos 30 partidos não estão nem aí para conquistar o governo de Estados e da União.
Qual é, então, o negócio desses partidos?
Os dados e números acima deixam claro, claríssimo, qual é a deles: uma organização para mamar nas tetas gordas do estado brasileiro, para sugar os impostos pagos pela população.
E para isso esses partidos precisam “apoiar” governo, qualquer governo! E para isso criam tantos partidos. E para isso trocam tanto de partidos.
E para isso abrem lojinhas (que chamam de comitê) em sociedade com lideranças locais, para “conquistar” votos de pobres coitados.
Nas últimas décadas surgiu uma novidade: igreja-comitê. Não deu outra: a maioria dos deputados vinculados estão na lista!
Por essas e outras não querem acabar com a farra. Nada de aprovar o voto distrital. Nada de acabar com as anti-republicanas emendas individuais de deputado. Nada de transparência.
Vai governo, vem governo, e nada! Que tristeza!
José Serra visita a região nesta quinta
ITAPEVA: Polícia apreende maconha com um adolescente
Lei altera punição de excesso de velocidade
Uma lei publicada no diário oficial da união altera para a punição dos motoristas flagrados por excesso de velocidade. Antes eram dois tipos de multas: para quem excedia em até 50% o limite e para quem ultrapassava os 50%. A nova lei cria um nível intermediário.
A partir de agora o motorista que exceder em até 20% a velocidade permitida comete infração leve, com multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira.
Se o excesso ficar entre 20% e 50% a infração é considerada grave. Multa de R$ 127,69, além de cinco pontos.
Quem ultrapassar 50% da velocidade permitida responderá por infração gravíssima com multa de R$ 574,62 e terá a carteira apreendida, como já era previsto no código de trânsito.
CADEIA: CABE MAIS UM?
quinta-feira, julho 27, 2006
De novo
“EM REUNIÃO com políticos e intelectuais realizada na semana passada em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou à cantilena entoada no auge da crise do mensalão. "Não pensem que o erro de cada um é individual ou partidário. O que acontece são os acúmulos de deformações que vêm da estrutura política do nosso país", pontificou o presidente.
Trata-se de uma variante da célebre afirmação segundo a qual o PT teria feito, do ponto de vista eleitoral, "o que é feito sistematicamente no país". A essa altura, o mínimo a esperar do candidato à reeleição seriam propostas objetivas para coibir a corrupção. Em vez disso, tem-se de novo a mesma e genérica insistência numa reforma política, vendida como emplastro capaz de curar todos os males.
É um equívoco supor que os escândalos de corrupção ocorridos nesta legislatura teriam sido evitados caso houvesse fidelidade partidária ou financiamento público de campanha. Como atestam os episódios do mensalão e dos sanguessugas, o loteamento político e indiscriminado das estatais e a permeabilidade de legisladores aos interesses de empresas privadas são as mais flagrantes "deformações" da estrutura política vigente. Mas não é a elas que se refere o presidente.
Em vez de acenar com a drástica redução dos cargos de livre provimento e criar condições para a profissionalização administrativa e controle público das estatais, a principal medida para o setor foi reforçar a barganha política: os Correios, por exemplo, foram entregues ao PMDB como forma de acomodar conveniências de aliança partidária.
É sintomático que o equívoco tenha sido cometido na mesma empresa onde se originaram as denúncias do mensalão.
A corrupção não apenas nada ensinou ao governo como ainda encontra terreno fértil para prosperar."
OS CARAS-DE-PAU
“Estamos começando uma nova corrida eleitoral e aos montes eles estão voltando com se nada tivesse acontecido por aí nestes tempos passados.
São realmente uns caras-de-pau, estes que depois de faturar um trocado do carequinha (valerioduto?) e até mesmo abandonar o barco, caso do Genuíno, voltam a disputar com aquele discurso de arrependido.
E o tal do Quércia, que depois de anos escondido, foi disputado a tapa entre os partidos da vida, como se fosse um daqueles salvadores do bom costume.
Tem mais uns por aí, de João a Luizinho, passando por aqueles lá de cima, das famílias de coronéis que dominam nosso sertão, os Magalhães, os Sarney...tem até o Barbalho, barbaridade, tchê!
Por aqui é sempre aquele negócio, aparecem muitos em cidades onde talvez nem mesmo eles conseguiriam ser vereadores, com o único intuito de marcar posição, negociar espaços, sem nunca pensar na cidade, na região.
Serão dois meses de pura fantasia... Aproveite e veja de que lado você estará. Do lado cara-de-pau. Do lado do brasileiro que sempre tem esperança de melhorar.”
Comentário. Valeu, Marco! É dura mesmo a vida e a decisão de eleitor brasileiro. Cadê os partidos como referência e garantia de condutas, comportamentos e idéias dos candidatos? Cadê os partidos e a Justiça para peneirar joio de trigo?
É tiro no escuro. Gato por lebre! O pior é que depois jogam a culpa nele, eleitor. Ou que não sabe votar! Ou que a corrupção é simples “reflexo” da sociedade igualmente corrupta! Tenham dó!
(No entanto, muitos eleitores, descrentes do poder de mudança do voto, dão-lhe um valor prático: uns tijolinhos aqui, uma cesta básica ali. Outros são mais sofisticados e exigentes: um bom emprego público ou uma diretoria cá, uma “licitação” acolá.)
quarta-feira, julho 26, 2006
QUALIDADE TOTAL E DEMOCRACIA REPUBLICANA
Mas hoje gostaria de dar um exemplo prático sobre a eficácia do sistema republicano-democrático (para alguns autores, as duas têm o mesmo significado). Sabe-se que República surgiu para controlar e dividir o poder absoluto do rei. Vem lá dos gregos. Porém, é a Revolução Francesa de 1789 um dos marcos históricos desse longo processo (que ainda estamos vivendo!).
Os princípios republicanos e democráticos foram adotados pelas empresas! Porque dão resultado, são eficazes!
(É claro que os empresários aderiram aos princípios para sobreviver e ganhar mais dinheiro. Curiosamente, os políticos resistem ou deturpam os mesmos princípios pelo mesmo motivo!)
Primeiro, as empresas adotaram o princípio republicano da divisão de poder. Dividiram a administração das empresas em três. É com esse modelo de administração que controlam (muito bem) robustas filiais que se esparramam pelo mundo todo:
1.Conselho Deliberativo – que planeja, estabelece metas - manda!
2.Diretoria Executiva – que executa o planejado - faz!
3.Conselho Fiscal – que fiscaliza se a execução está de acordo com o planejado, se as metas estão sendo cumpridas, se estão ocorrendo eventuais desvios ou desperdícios - controla!
Nas últimas décadas a moda em administração é “Reengenharia” ou “Qualidade Total”.
Qualidade Total é um programa para aumentar a produtividade da empresa - para que esta enfrente a concorrência cada vez mais acirrada. Hoje em dia, nenhuma empresa sobrevive mais com custos elevados.
A essência da “Qualidade” é motivar os funcionários para que se envolvam, participem, dêem sugestões, apontem pontos fracos, enfim, vistam a camisa da empresa com se donos fossem – de corpo e alma!
Como conseguir esse envolvimento?
O caminho apontado pelos especialistas em administração e motivação é surpreendente: o envolvimento é conseguido através da DEMOCRATIZAÇÃO da empresa!
Os 10 princípios da Qualidade Total (fonte: SEBRAE) são puro respeito e consideração aos funcionários e clientes:
1. DELEGAÇÃO - o melhor controle é transferir poder e responsabilidade a pessoas que tenham condições técnicas e emocionais.
2. SATISFAÇÃO DO CLIENTE - o cliente é colocado com a pessoa mais importante da organização e não como simples receptor passivo dos produtos oferecidos.
3. GERÊNCIA DE PROCESSOS - para derrubar as barreiras internas da organização, eliminar feudos e promover integração.
4. GERÊNCIA PARTICIPATIVA - para criar a cultura de participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade.
5. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES - todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.
6. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - é possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho. As pessoas são a matéria-prima mais importante na organização.
7. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS - a adoção de novos valores é um processo lento e gradual, que deve levar em conta a cultura existente na organização.
8. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO - o avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade - com o contínuo aperfeiçoamento - é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios.
9. GARANTIA DE QUALIDADE - a base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização (formalização) de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.
10. NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS - O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de "zero defeito".
Nas próximas semanas, vamos detalhar cada um dos mandamentos de QT.
Marcadores: Principio divisão do poder, Qualidade Total
NEM AÍ COM AS CRIANÇAS
Duas bicicletas são dos próprios funcionários. São os únicos meios de transporte do conselho tutelar de Capão Bonito. Ainda é preciso habilidade para se equilibrar sobre duas rodas com a prancheta de denúncias em uma das mãos. O atendimento fora do município está ainda mais prejudicado. Para buscar um menor em outra cidade é preciso contar com a ajuda de outros órgãos. Outra forma de se locomover é a pé.
De acordo com o presidente, Almir do Amaral, desde que a nova diretoria assumiu há um mês, o conselho tutelar está sem veículo. O que era usado anteriormente, se tratava de um carro apreendido pela polícia com uso concedido pela justiça e teve que ser devolvido. Além disso, estaria em péssimas condições.
Um ofício foi encaminhado à Justiça, no dia 11 deste mês, para resolver o problema. De acordo com uma médica de vinte denúncias recebidas por dia, apenas metade estaria sendo atendida. As visitas à zona rural estão canceladas.
De acordo com o estatuto da criança e do adolescente, o município deve fornecer a estrutura necessária para o conselho tutelar atender a todo tipo de ocorrência, seja emergência ou não. Segundo o secretário de governo da prefeitura de Capão Bonito, a situação deve ser resolvida em quinze dias."
PRECATÓRIOS PODERÃO DEIXAR ITAPEVA INGOVERNÁVEL
PRECATÓRIO – “precatório é um ofício requisitório expedido pelo presidente do Tribunal de Justiça contra a prefeitura [no caso]”
SEQUESTRO - “só ocorre quando existe o preterimento da precedência da ordem cronológica. Quando essa ordem é quebrada enseja o direito de seqüestrar verbas públicas”
QUEBRA DA ORDEM EM ITAPEVA – “[foi] um acordo feito com o INSS em 1998. Com isso houve entendimento, tanto pelo Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal de que houve quebra da cronologia (...) o que gerou o direito (art. 100 da CF) de promover o seqüestro.”
NOVOS SEQUESTROS - “temos mais dois precatórios que podem efetuar o seqüestro das contas públicas.”
R$ 7 milhões – da família Chueri - “ainda não foi requerido o seqüestro, mas pode ser a qualquer momento.”
R$ 8 nilhões – família Amílcar Bernadini (Distrito Industrial) – “seqüestro suspenso por liminar no Supremo, mas que a qualquer momento, se for julgada improcedente, irá ensejar o seqüestro, o que colocará o Município numa situação praticamente ingovernável.”
EMPURRAR COM A BARRIGA – “São dívidas que já deveriam ter sido pagas no passado, mas que vem se estendendo durante todos esses anos, as quais o Município terá que acertar.”
Marcadores: Itapeva Prefeitura
terça-feira, julho 25, 2006
Os números do IBOPE
"O Jornal Nacional acaba de divulgar pesquisas do IBOPE para os governos de São Paulo e Rio de Janeiro e para presidente da República.
Lula (PT) - 44%
Alckmin (PSDB) - 27%
Heloisa Helena (PSol) - 8%
Cristovam Buarque (PDT) - 1%
José Maria Eymael (PSDC) - 1%
Brancos e Nulos - 9%
Segundo turno
Lula (PT) - 48% (em junho, Lula tinha 53%)
Alckmin (PSDB) - 39% (em junho, tinha 31%)
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.
Rio de Janeiro
Sérgio Cabral (PMDB) - 39%
Marcelo Crivella (PRB) - 17%
Denise Frossard (PPS) - 8%
Eduardo Paes (PSDB) - 2%
Milton Temer (PSol) - 1%
Vladimir Palmeira (PT) - 1%
Carlos Lupi (PDT) - 1%
Brancos e Nulos - 17%
Não souberam responder - 13%
O IBOPE ouviu no Rio 1.204 eleitores em 33 municipios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.
São Paulo
José Serra (PSDB) - 46%
Aloizio Mercadante (PT) - 13%
Orestes Quércia (PMDB) - 9%
Carlos Apolinário (PDT) - 2%
Brancos e Nulos - 13%
Não souberam responder - 13%
O IBOPE ouviu em São Paulo 1.204 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos."
Marcadores: Eleição 2006
Nova pesquisa Ibope: Lula cai
A informação de bastidores foi dada no ar, via rádio CBN, pelo repórter Andrei Meireles, da "Revista Época". O mesmo resultado aponta o blog de Ricardo Noblat no site do jornal "Estado de S. Paulo". Pelos números, comparando-se com a última pesquisa dos dias 5 e 7 de junho, Lula caiu de 49% para 41% das intenções de voto agora.
Alckmin subiu de 19% para 30%.
Heloísa Helena foi de 6% para cerca de 10%.
A distância entre os números pode ser justificada pela distância entre as duas pesquisas. A soma dos outros candidatos – Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (SPDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) – garantiria um segundo turno entre Lula e Alckmin."
Marcadores: Eleição 2006
BURI: caminhoneiros fazem manifestação contra pedágio
Com um buzinaço, os motoristas anunciaram o protesto. Carretas e caminhões bloquearam a pista e impediram a passagem pelo pedágio de Buri. Para entrar ou sair da cidade, apenas a pé ou de bicicleta.
O pedágio municipal de Buri foi inaugurado no início do ano. O objetivo era diminuir o trafego de caminhões que fugiam do pedágio da SP 258.
Para entrar e sair do município, o motorista precisa pagar tarifa de R$ 2 para veículos de passeio e R$ 1,50 por eixo de caminhão. Quem tem placas da cidade está isento. De acordo com o executivo, a média de arrecadação é de R$ 2 mil por dia. 100% ficam para Buri.
Depois de mais de três horas de manifestação, alguns caminhoneiros resolveram encerrar o bloqueio e passar pelo pedágio sem pagar. Cones e correntes não resistiram.
A assessoria de imprensa da prefeitura de Buri informou que a cobrança da tarifa continua.”
CHORANDO O LEITE DERRAMADO
O prefeito de Santa Fé conquistou o primeiro lugar no Estado e primeiro lugar no Brasil, região Sudeste, do prêmio Prefeito Empreendedor (fonte: Folha do Sul, link na coluna ao lado). A pedido do Sebrae, o prefeito deu palestra em Itapeva. Recebeu moção de congratulação do vereador Paulo Roberto Tarzã dos Santos.
Semana passada, vereadores de Itapeva que visitaram a cidade voltaram “encantados”: Patrulha Agrícola, Galpão do Agronegócio, o Centro de Geração de Renda, a Secretaria do Turismo, o Banco do Povo, a Sala do Empreendedor, Faculdade Municipal etc.
DETALHE: Em 2003, o SEBRAE/INPQ fizeram aqui em Itapeva o diagnóstico participativo (ouviram 343 pessoas de 47 bairros), coordenado pela capacitadora Nícia Regina Ogawa: “foram três as vertentes que surgiram como vocação do município de Itapeva: agronegócios, turismo rural e ecológico e indústrias ligadas à produção agropecuária, madeireira de reflorestamento.”
Por que não deram bola para o estudo?
O próprio estudo sugere a razão, ao citar os pontos fracos do município: “Como fraquezas e/ou ameaças: falta de plano diretor, dificuldade de investimentos, assistencialismo, politicagem e política partidária, falta de credibilidade do poder público, falta de envolvimento dos políticos nas discussões de assuntos de interesse da sociedade”
O PMDLIS – Programa Municipal de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – de Itapeva, feito pela SEBRAE, é uma beleza. Merece a atenção das autoridades. Envolve a comunidade na identificação dos problemas e na busca de soluções, condição necessária para o sucesso.
Voltaremos ao assunto.
Marcadores: Itapeva Prefeitura
segunda-feira, julho 24, 2006
LULA CULPA SISTEMA PELA CORRUPÇÃO
Isso quer dizer que mensaleiros, sanguessugas e congêneres, porque não têm culpa, devem ser perdoados?
Que o sistema facilita, ninguém duvida. A Transparência Brasil diz que a corrupção acontece não porque existem pessoas corruptas (corruptos existem em todo lugar), mas porque o ambiente (as leis, os procedimentos, o clubinho fechado, a falta de transparência etc) facilita o conluio entre o setor público e privado.
Uma pergunta: quem aprova as leis e faz o sistema?
Se alguém não sabia das falhas do sistema, ficou sabendo pelo próprio PT, que por 25 anos martelou nessa tecla, denunciou, denunciou, denunciou.
Prometeu reformas, reformas, reformas!
Reformas que não saíram, que foram esquecidas!
Agora o presidente diz que se nada for feito, os casos vão se repetir. “Ou nós temos a coragem de mudar isso com uma certa profundidade ou, daqui a 20 anos, estaremos amargando as mesmas coisas.”
Caro leitor, espero que você não seja tão esquecido. Por acaso, você sabe quem foi eleito exatamente para fazer as tão prometidas mudanças?
A política interna se tornou irrelevante, diz sociólogo
Fala do PSOL e de Heloísa Helena. Fala da formação do PT, do fenômeno da irrelevância da política, do desgaste das forças sindicais. “Tomem a última declaração de bens de Lula: a metade de seu patrimônio está em aplicações financeiras. É a cobra mordendo o próprio rabo.”
Das analogias entre Lula e Getúlio. “Lula não tem nada que ver com Getúlio. É o oposto: ele faz o movimento de excluir o proletariado.”
“O Bolsa-Família é algo que se pode entender a partir da irrelevância da política (...) assistencialista - é óbvio. Um instrumento de controle (...) uma espécie de clientelismo que não leva à política. Ela passa a ser determinada não por opções, mas pela "raça". Não é raça em termos raciais, é a "raça" da classe. É a morte da política.”
“De jeito nenhum (é desenhada a partir de direitos universais). Da mesma forma que as cotas, que as ações afirmativas. É uma antipolítica na forma de uma política. Vejo a questão das cotas no mesmo registro que o Bolsa-Família.”
“O papel transformador do PT se esgotou. O PT ficou dependente de Lula e não vai se libertar nunca mais. Talvez o PT tenha o destino do peronismo. Com essa política do Bolsa-Família , ele vai muito fundo, até as camadas mais pobres. E isso provavelmente fique como um legado para o PT pós-Lula. O que é extremamente perigoso, porque o partido peronista pós-Perón se tornou uma confederação de gangues. Eles se matam entre si. Eu não descarto esse cenário para o PT.”
“A aura transformadora do PT se foi, como no próprio peronismo.”
“A fronteira entre o legal e o ilegal acabou. Não existe. Estabeleceu-se um sistema de vasos comunicantes, e o PCC está no meio disso tudo. Deve estar no meio de altos negócios. Trata-se de uma questão de negócios.”
Vale a pena ler a íntegra: aqui.
ITAPEVA: CÂMARA DEVOLVE R$ 400 MIL PARA EXECUTIVO
Segundo o presidente da Câmara, Ulysses Tassinari (PV), a decisão objetiva amenizar a situação provocada pelo seqüestro judicial efetuado na semana passada, no valor de R$ 596.736,17, referente ao pagamento de precatório em nome de Anice Jamil Chueri.
“Estamos devolvendo esse recurso diante de uma situação imprevista.”
A Mesa - composta também pelos vereadores Paulo de la Rua (PDT) e Áurea Rosa (PTB) - vinha poupando recursos objetivando dar início à construção de sua sede própria, no Jardim Europa.
Para o executivo, a iniciativa representa um auxílio inesperado. Além de ajudar no cumprimento da folha de pagamento, o aporte de recursos vai permitir a continuidade das obras em andamento sem maiores problemas.”
COMENTÁRIO. Nós que criticamos (leia aqui) a inoportunidade da iniciativa da Câmara em construir nova sede (orçamento inicial de R$ 1.600.00,00), sentimo-nos à vontade para elogiar a decisão da Mesa de abrir mão do projeto (ao menos temporariamente) para ajudar o Executivo (ou melhor, o Município) neste momento difícil causado pelo seqüestro judicial.
“Situação imprevista”?
Ora, ora! Quem não sabia ou não leu nos jornais locais que o precatório estava na bica, que chegaria a qualquer momento? Quem não sabia que administrações anteriores deixaram a cidade em “terra arrasada”?
Pior. Tem mais precatórios na bica, e dos grandes! Leiam no Ita News de 21/7 a entrevista do Dr. Antonio Rossi Jr, Secretário Jurídico: “Precatórios poderão deixar Itapeva ingovernável.” Refere-se a mais dois precatórios que totalizam R$ 15 milhões, que podem cair a qualquer momento. “Juridicamente, não há mais nada a fazer, a não ser procurar assimilar esse valor (com tentativas de acordo) de uma forma que amenize o pagamento das demais contas do município.”
A Câmara - que representa a comunidade - prestaria bom serviço se discutisse um plano B de emergência para a hora “h” – que pelo visto, é simplesmente uma questão de tempo!
Marcadores: Itapeva Câmara
domingo, julho 23, 2006
PARABÉNS, ANA MARIA
REPÚBLICA E VIOLÊNCIA: PCC NA CRISE DA SOCIEDADE
Atribuir os fatos apenas à inépcia dos governos não parece razoável. A inépcia é somente um dado a mais
SE OS BATALHÕES e regimentos sob o Primeiro Comando da Capital existirem, conforme o dia-a-dia do noticiário sugere, devemos perguntar-nos como foi possível sua criação e, depois, avaliar como o Estado lhes pode contrapor sua força. Atribuir os fatos deste ano apenas à inépcia dos governos não parece razoável. A inépcia é só um dado a mais. Se hoje, perguntado ao povo se é melhor construir um hospital ou uma prisão, a resposta estatística favorecerá o hospital. O fenômeno social mais evidente na busca das causas do crime organizado está, contudo, na reduzida probabilidade da punição generalizada dos que delinqüiram. A enorme demora que alguns julgamentos mais notórios provocam, a duvidosa punibilidade de alguns culpados, acentua o mito da lei igual para todos.
No plano social, há outro ponto importante. Ao menos nas grandes cidades, o crime parece oferecer aos jovens mais esperança de uma vida melhor. Vida difícil ou impossível de conseguir (na visão deles) por outro meio, com escolaridade insuficiente, famílias mal compostas, pais ausentes na tarefa de ganhar o sustento. Os elementos negativos se reforçam com os "heróis" dos mensalões, dos sanguessugas não punidos e, talvez, não puníveis. Também se reforçam com o diferente tratamento dos que têm meios em face dos que não os têm. O leitor dirá, com razão, que sempre foi assim.
Considere, porém, que na época da comunicação eletrônica, a distorção foi ampliada. Exemplo: todos sabem que o chefe do grupo seqüestrador de Washington Olivetto, apesar de uma condenação pesada, já está em regime semi-aberto. Ou seja: a longa condenação foi uma espécie de blefe, que a realidade não confirmou.
Sob outro ângulo generaliza-se a convicção, embora nem sempre justa, de que a cadeia e a repressão existem sim, mas não para os bacanas, que a dureza do direito é reservada para alguns segmentos da sociedade. Os outros são acumulados em prisões sem espaço, com raras hipóteses de recuperação viável. As alternativas são as da criminalidade mais violenta.Nesse estado de coisas a sociedade se divide. Há os que reclamam repressão mais vigorosa. Há os que reclamam melhores condições de tratamento para os condenados. Nenhum dos extremos tem toda razão. Insistindo no tema: o ideal do equilíbrio é o da certeza da punição dos culpados e o da preservação dos inocentes.
Isso exige do Estado, policiais capacitados, bem pagos, não corruptos, providos de apoios técnicos modernos. Apoios que a televisão vem mostrando em várias séries norte-americanas e inglesas, com a ação da polícia científica, das autópsias às perícias.
A injustiça social sugere que o levantamento da opinião do povo, mesmo entre os que nunca delinqüiram, aponta no sentido de quase total desconfiança em face da máquina do Estado.
Pensando a crise em termos do ocorrido com a criminalidade organizada, é bem evidente a influência do poderoso influxo psicológico e social para afirmar que a solução nunca será definitiva, destinada a melhorar os caminhos do equilíbrio no controle da criminalidade nos quais a proteção e punição sejam perceptíveis e eficazes.
O primeiro passo é recompor a confiança da comunidade, mostrando que o crime não compensa. Esse é o papel imediato do Estado.
Marcadores: Violência
sábado, julho 22, 2006
Itapetininga: três suspeitos de integrarem o PCC são presos
Inaugurado o novo Fórum de Capão Bonito
TURIBA DO SUL
O Delo e o Toninho Loureiro, o Dagoberto e Pedro Paulo Mariano estão planejando um encontro dos turibanos. Talvez em outubro. Estão querendo fazer uma exposição de fotografias antigas. Por isso vamos procurar no fundo do baú as fotos antigas!
(tiaoloureiro@superig.com.br)
Marcadores: Turiba
Vinho de Capão Bonito fica em 2º em São Miguel Arcanjo
“A festa do vinho de São Miguel Arcanjo contou com a participação de quarenta produtores de vinho e uva, além de barracas de artesanato e comidas típicas.”
“Queremos promover a revitalização do setor vitivinícola no Estado de São Paulo, desde o produtor de uva até o consumidor final”, diz o coordenador do Projeto Pró-Vinho, Luiz Guilherme Campos de Oliveira.”. Leia mais aqui.
NOVES FORA
ALVOS DISTINTOS: “Como se sabe, nem todos os candidatos têm como objetivo vencer as eleições. Ou melhor, para cada o sucesso tem um significado distinto. Enquanto uns buscam o mandato, outros buscam notoriedade, divulgação de programas, fortalecimento de partido (laranja) e há até os que buscam impunidade.”
PERGUNTAR NÃO OFENDE: “Já começou a temporada de compra e venda?”
A Folha do Sul vem publicando, na primeira página, o oportuno slogan:
DIGA SIM: NA ELEIÇÃO, VOTE PELA REGIAO.
É triste, muito triste mesmo, ver “lideranças” locais abrindo “lojinhas” (que chamam de comitê) para lucrar com a exportação de votos de pobres coitados para mensaleiros e malas-pretas!
‘VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA” (CNBB)
Marcadores: Eleição 2006
DOENTE?
Como é que o nobre presidente da Casa de Leis, Dr. Ulysses, permite que o fato ocorra? Estaria o mesmo sendo conivente com um erro gravíssimo ou o trâmite é normal na Casa? Vale a pena lembrar que ambos, o titular e o suplente estão recebendo salários, segundo informações da Câmara”
Marcadores: Itapeva Câmara, Politicos de Itapeva
sexta-feira, julho 21, 2006
10° ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA
Plantio direto – na palha, sem aração da terra – foi um grande avanço da agricultura brasileira. Não arar a terra, além de evitar a erosão, facilita a vida de minhocas e bichinhos que fazem mini-túneis que facilitam a infiltração da água. A evaporação também é menor por causa da cobertura de palha sobre o solo. Uma maravilha! A fertilidade da terra melhora com o tempo.
Em Itapeva e região, a tecnologia é bastante utilizada. Um dos pioneiros é o agricultor Nélson Schreiner, que há uns 15 anos trouxe o pessoal do Paraná (de Campos Gerais, se não me falha a memória) para palestrar sobre a novidade, em sua fazenda.
CAMPANHA CUSTARÁ R$ 20 BILHÕES
- R$ 19,8 bi - previsão máxima de todas as campanhas
-18859 candidatos
-125.913.479 eleitores
-R$ 1.049.561 – média de gastos por candidato
-R$ 157 – média por eleitor
-Presidente: 8 candidatos (gastos: R$ 279 milhões)
-Governador: 197 (943 milhões)
-Senador: 223 (435 mi)
-DEPUTADO FEDERAL: 5.314 candidatos ( 7 BILHÕES, BI!)
-DEPUTADO ESTADUL: 13117 candidatos ( 11 BILHÕES)
Não é à toa que dos 4 melhores anos em distribuição de renda, 3 foram anos eleitorais!
Vejam só o que escreveu o ex-presidente Sarney na Folha. Parece que nem ele – que apoiou e apóia todos os governos de plantão na base do “é dando que se recebe”, que há décadas manda na capitania do Maranhão (que ficou para trás e é um dos últimos estados em IDH) – nem ele agüenta mais isso:
“O que caracterizou a legislatura que se finda foi a CORRUPÇÃO e, para piorar, o número de participantes. Alguma COISA DEVE ESTAR ERRADA e vai além das pessoas. Por que tantos chafurdaram no “valerioduto”? Por que tanta gente meteu-se com as ambulâncias? Com os bingos? Com os Correios?
FALIU A DECÊNCIA?
Para mim está claro que o sistema do voto proporcional uninominal acaba com a legitimidade partidária, com a fidelidade, com os valores morais da política. O QUE TODOS BUSCAM, NUM MONSTRUOSO INDIVUDUALISMO, É ELEGER-SE.”
Pois é! Quando vaca começa a rejeitar bezerro é porque a coisa anda muito feia mesmo!
Marcadores: Eleição 2006
JURO REAL MAIS CARO DO MUNDO
Mas o que interessa mesmo para economia é a taxa de juro real. Como a inflação prevista (por cem analistas do setor privado) para o ano é de 3,77 %, a taxa de juro real é de 10,58 % - a mesma do final de 2004.
É a taxa real mais alta do mundo, que já vem de longe! Como se sabe, juro alto inibe o crescimento da economia (os endinheirados preferem a comodidade de ganhar juro de banco - ou melhor, do governo - do que se arriscarem em negócios próprios. Os sem-dinheiro não suportam pagar tanto juro!)
Antes, a justificativa para o juro alto era para atrair dólares necessários ao pagamento da dívida externa. E para segurar a inflação.
Como nem dívida externa nem inflação são mais problemas da economia brasileira, fica a pergunta: o objetivo do juro alto é mesmo segurar o crescimento? Pois parece! A quem interessa isso? Certamente não interessa aos brasileiros que estão precisando de renda e emprego.
Dica para calcular juro real: divida 114,75 (100 + juro nominal) por 103,77 (100 + inflação) para obter 1,1058 (0,1058 = 10,58 % é juro real).
Marcadores: Economia juro
DESPESAS DA CÃMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Referente: JUNHO/2006
Título...............................................Mês Junho Acumulado no ano
Venc. Vant. Fixas – Vereadores......38.500,00.....231.000,00
Venc. Vant. Fixas – Funcionários...103.120,81....601.337,00
Obrigações Patronais.......................23.203,00....145.116,00
Material de Consumo......................14.813,89.......91.652,94
Aposentadorias e Reformas......................0,00................0,00
Outros Serviços de Terceiros P.J.....30.324,97......185.634,56
Obras e Instalações..................................0,00........26.000,00
Equipamentos Material Permanente...........0,00......104.719,83
Total..............................................209.962,67...1.385.460,33
A dotação (valor que pode gastar) da Câmara para 2006 é de R$ 3.523.000,00
DESPESAS COM FUNCIONÁRIOS (informação do Sr. Gilmar Morais de Lima, Diretor Financeiro da Câmara):
- R$ 54.000,00 com 22 funcionários: administrativos, vigias, motoristas, telefonistas, faxineiros, assessor jurídico (advogado). Salário médio: R$ 2.450,00. Maior salário: R$ 4.000,00. Menor salário: R$ 1.100,00.
- R$ 32.000,00 com 40 assessores (salário médio de R$ 800,00) lotados nos gabinetes dos vereadores.
Veja o balancete do mês de maio aqui.
Marcadores: Itapeva Câmara
quinta-feira, julho 20, 2006
EFEITO DÓLAR BAIXO
É no que dá quando a política econômica visa mais a reeleição do que o futuro do País.
Entenda as falácias da política econômica (que está quebrando a agricultura) e como o dólar competitivo fez o crescimento acelerado do Japão e da China, no excelente artigo de Nakano, diretor da FGV (aqui)
Marcadores: Economia câmbio
ITAPEVA: CÃMARA APROVA LEI SEM SABER
Vereador Guari: “Isso é um falta de respeito com esta Casa de Leis.”
Vereador Marmo: “Esse é um ato inédito aqui na Câmara. Vamos aprovar um projeto sem a cópia do contrato, o que é uma falha imperdoável. Vou dar meu voto favorável, mas gostaria que fôssemos tratados com mais responsabilidade por parte do Jurídico da Prefeitura. Precisamos saber e dar valor ao trabalho do vereador”
Marmo disse da força do Legislativo: em 1995 afastou o então prefeito Guilherme Brugnaro. “Não estou fazendo comparações entre prefeitos, apenas quero que vocês PERCEBAM A FORÇA que nós vereadores temos. Por isso peço respeito.”
Detalhe: o projeto (“mandado às pressas”), passou por Comissões da Câmara, que deram pareceres favoráveis, mesmo sem a minuta!
Apesar da chiadeira, o projeto foi aprovado por unanimidade!
Comentário. A Câmara tem duas funções fundamentais:
1. Legislativa – fazer e aprovar leis. O exemplo acima fala por si mesmo sobre como a Câmara age sobre o assunto. Cadê a discussão democrática? Cadê a análise e estudo detalhado do projeto? Parece que agem como se uma lei não mexesse com os interesses de toda a comunidade!
2. Fiscalizadora - aí o bicho pega! A Câmara, como instituição, não faz, recusa-se a fazer a fiscalização das contas municipais. Não tem e não quer ter estrutura para isso (como a contratação de contadores e auditores para fazer o controle de forma profissional, institucional e preventiva).
Eventuais fiscalizações são feitas por iniciativa individual de um e outro vereador. Isso é importante e necessário? Sim, mas a iniciativa individual de vereador não pode e não deve substituir o controle rotineiro por parte da instituição Câmara! Pelo contrário, a fiscalização individual e institucional são complementares!
Até porque a maioria dos vereadores não tem preparo técnico suficiente. E nem precisam ter. O que se espera deles é que decidam politicamente (em nome da polis, da cidade). Obviamente com base em relatórios técnicos confiáveis!
Marcadores: Itapeva Câmara
Serra vence no primeiro turno
Marcadores: Eleição 2006
Região terá, pelo menos, dez candidatos a deputado
Serão 7 candidatos à Assembléia Legislativa, sendo eles: Terezinha da Paulina (PFL) e Wilmar Matos (PSC), de Itapeva; Enivaldo Luiz Mota (PL) e José Eduardo (Prona), de Itararé; José Alcides Fortes (PV), de Apiaí; Carlos Prestes (PHS), de Itaporanga; e Roberto Tamura (PSDB), de Capão Bonito.
Para a Câmara Federal estão disputando as eleições 3 pretendentes da região: João Loco Batista de Siqueira (PSC), de Apiaí; Mário Silva (PSDC), de Ribeirão Grande; e João Fadel Filho (PDT), sendo este último filho do atual prefeito de Itararé, João Fadel."
Marcadores: Eleição 2006
ITAPEVA: CÂMARA PROMOVE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DE INFORMÁTICA
Marcadores: Itapeva Câmara
quarta-feira, julho 19, 2006
VOTO CONSCIENTE PELA REGIÃO
1. Em nome da Transparência Itapeva, agradecemos o jornal Ita News pelo incentivo e pela oferta de espaço. Vamos nessa, sim!
2. Itapeva e região precisam mesmo se conscientizar da importância de eleger seus próprios deputados. E a região tem votos suficientes para eleger dois estaduais e dois federais!
Há, entretanto, atitudes e comportamentos que conspiram contra a eleição de legítimos representantes.
É verdade que o sistema eleitoral permite que todos os candidatos disputem votos na região. A atitude reprovável é daqueles que compram/vendem votos. Como se voto fosse uma mercadoria! “Voto não tem preço, tem conseqüência”, como bem diz o slogan da CNBB.
Cabe a todos nós – especialmente imprensa, formadores de opinião, organizações da sociedade civil - identificar essas atitudes e levar ao conhecimento público.
A Transparência Brasil já lançou a campanha: “NÃO VOTE EM MENSALEIRO - não deixe que mensaleiros, sanguessugas e implicados em crimes diversos usem a eleição para escapar da Justiça” (http://crwa.zip.net/).
Se os mensaleiros e “malas-pretas” compram votos, quem vende?
Quem vende são as próprias lideranças locais – prefeitos, vereadores, cabos eleitorais, líderes religiosos! Ganham dinheiro com isso! Recebem por cabeça, como se voto fosse galinha ou cabrito! Há até candidaturas “laranjas”, cujo objetivo é angariar votos para deputado federal cheio de grana!
Espero que os leitores apontem outras atitudes reprováveis ou mandem e-mail para republicasim@superig.com.br
Sebastião Loureiro, da Transparência Itapeva
Marcadores: Eleição 2006, Transparência
Ministro da Agricultura: área plantada pode ser menor na safra 2006/07
Marcadores: Agricultura
terça-feira, julho 18, 2006
Parlamentares usam estrutura do Congresso para renovar mandato
Estadão, por Denise Madueño e Eugênia Lopes: "Os 497 deputados federais e os 46 senadores que vão concorrer nas eleições de outubro disputam em condições privilegiadas, usufruindo de benefícios existentes apenas para quem tem mandato parlamentar. No exercício do cargo, os congressistas contam com regalias que os deixam em situação melhor do que os adversários sem cadeira na Câmara ou no Senado. Podem usar as emissoras de TV das duas Casas como palanque eletrônico, falar de seus projetos no programa Voz do Brasil, dispor da verba indenizatória para despesas em seus Estados, além de contar com a estrutura dos gabinetes para reforçar a busca de votos.Oficialmente, os R$ 15 mil de verba indenizatória servem para despesas do escritório político no Estado e não podem ser gastos na campanha. A distinção entre o que é atividade parlamentar ou campanha, no entanto, é pessoal, pois não há fiscalização. Um exemplo é a verba para o combustível usado no Estado de origem." Leia mais aqui
PF prende 35 por desvio de verbas; oito são prefeitos
Veja lista dos 57 parlamentares investigados pela CPI dos Sanguessugas
PARLAMENTARES DE SÃO PAULO:
Bispo Wanderval (PL-SP)
Jeferson Campos (PTB-SP)
João Batista (PP-SP)
Vanderlei Assis (PP-SP)
Marcos Abramo (PP-SP)
Fernando Estima (PPS-SP)
Neuton Lima (PTB-SP)
Amauri Gasques (PL-SP)
Edna Macedo (PTB-SP)
Irapuan Teixeira (PP-SP)
Lula mantém vantagem, mas diminui chance de vitória em 1º turno
Marcadores: Eleição 2006
VOTOS PARA ELEGER UM DEPUTADO
Procede? Nem sempre. Na última eleição em Itapeva o vereador eleito com menos votos (Geraldo) pertencia à coligação PT-PTB, que foi a mais votada! Graças, é claro, ao Dr. Ulysses que foi o campeão de votos.
Outro exemplo: o Enéas, do pequeno PRONA, cuja votação recorde ajudou a eleger mais 3 ou 4 companheiros de partido que obtiveram poucos votos.
Conclusão: campeões de voto ajudam a eleger candidatos pouco votados, seja em partido grande, seja em partido pequeno!
Nosso sistema eleitoral para deputado e vereador é o proporcional. O número de eleitos de cada partido (ou coligação) é proporcional à votação obtida. Por exemplo, o partido que obtiver 25 % dos votos fará 25 % da bancada (os mais votados). Há regras para os números quebrados, já que é impossível eleger “meio” deputado (embora alguns não valham nem isso).
A chance de se eleger com pequena votação é lotérica. Depende da votação dos outros candidatos e partidos. Alguns votos a mais ou a menos podem fazer a diferença entre ficar dentro ou fora da linha de corte.
Há outra ocorrência que pode beneficiar pequenos partidos. É quando todos os candidatos do partido são mal votados, mas a soma dos votos é suficiente para eleger um deputado (ou mais). Aí o primeiro da lista é eleito, mesmo com baixa votação.
A lógica do sistema proporcional é garantir que cada corrente ideológica ou “visão de mundo” (socialismo, social-democracia, liberalismo etc) seja representada proporcionalmente nos Parlamentos. Mas esse sistema exige fidelidade e compromisso dos eleitos, que independentemente do número de votos recebidos deverão defender as idéias e programas do partido. Como não existe fidelidade no Brasil, o sistema ficou capenga. Pior, está sendo (bem) aproveitado para a defesa de interesses de grupos ou corporações com presença em todo território estadual (leia-se: votos). Estão aí as bancadas religiosas, do Banco do Brasil, da bala, da polícia, dos eletricitários, da UDR ou MST, entre outras.
No sistema distrital, essa visão “particular” não prospera, pois se exige candidaturas com visão global dos múltiplos problemas e interesses de cada região.
TURIBA DO SUL (2)
Hoje é mais fácil encontrar "turibanos" de famílias tradicionais em Itapeva, Itaberá, Sorocaba do que na própria Turiba: Loureiro, Gomes, Lisboa, Gonçalves, Mariano, Vidal, Macedo... Conheci seu pai e seu tio Batista, bons contadores de histórias da época do querosene. Conversar com Batista era se preparar para um longo porfiar de causos com direito ao contador esquecer o que contava, enveredar em outro caminho, e duas horas depois retomar o velho fio da meada. Aconteceu comigo quando ele me contou, em 1987, tudo o que sabia sobre a história da Turiba para um trabalho escolar. Que falta faz! Dia desses morreu meu tio, Pedro Gomes, ou Pexero, como chamavam. Era um dos últimos da longa lista de turibanos históricos, se assim posso dizer.
Como professor de História, mais uma vez agradeço à possibilidade de rememorar velhos fatos. Embora seja impossível citar todos os que fizeram parte da história do lugar, permita-me acrescentar mais alguns, que tenho certeza que conheceu: Pexero, João e Chiquinho Cerdeira (os "magnatas" do lugar), João Gonçalves, Mãe Chiquinha, Totó Macedo, Pedro Rosa, Miguel Rosa, Mané Rosa, Cabral, Marinho, Dona Fia, Dito Mariano, Cilico Gonçalves e sua esposa, Dona Quitita (ainda viva e forte), Zé Nê, Batista Lima, Zezão da máquina de arroz, Dona Vedica, Rocão, Dona Bárbara Vidal, Seu Felício, Benvinda etc. Abraços.
Marcadores: Turiba
segunda-feira, julho 17, 2006
PDT pede hoje ao TSE que antecipe impugnação de candidatos sanguessugas
PT TEME EXPOR LULA
FINANÇAS: ANALISTAS RECOMENDAM APLICAR EM DI
Marcadores: Economia mercado financeiro
Crise no campo leva produtor rural a fazer campanha contra Lula
”Prejudicado pela perda de R$ 30 bilhões em renda nos últimos dois anos, o setor agrícola - que nunca foi fã de carteirinha do PT devido às ligações do partido com o Movimento dos Sem-Terra (MST) e outras organizações sociais - está muito descontente com a situação do agronegócio e, por extensão, com o governo.”
“Para lideranças rurais, o governo ignorou a crise que atingiu em cheio a produção agrícola, apesar dos apelos do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. João Roberto Pulitti acredita que agora é a hora de dar uma "resposta”. Leia mais aqui.