sábado, julho 29, 2006

TURISMO: Roteiro de peregrinação resgata o Caminho de São Tomé

O Expresso, de Capão Bonito: "Projeto consolida uma rota de peregrinação e aventura quase centenária.

Um novo roteiro de peregrinação, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, surge no interior de São Paulo. São 220 quilômetros de estradas e trilhas que levarão peregrinos de Capão Bonito até a histórica Iguape, no litoral sul. O Caminho de São Tomé passa por reservas de mata a-tlântica, como o Parque Estadual Carlos Botelho, e lugares quase lendários, como a Serra da Macaca, no Vale do Ribeira.

O primeiro grupo de caminhantes, com cerca de 30 pessoas, partiu no dia 25 de julho. A saída aconteceu na Igreja Matriz de Capão Bonito e a chegada, em Iguape, deve ocorrer em cinco dias.Amanhã, domingo, 30, sai outro grupo a cavalo. “Será uma pré-estréia da rota, com pessoas já acostumadas ao percurso”, afirmou o secretário de Turismo da prefeitura de Capão Bonito, Gilson Eduardo Kurtz. Serão percorridas áreas com pastagens, lavouras, florestas, rios, várzeas e cachoeiras de São Miguel Arcanjo, Sete Barras, Registro e Pariquera-Açu, até a chegada ao Santuário de Bom Jesus, em Iguape.

PEABIRU - "Resgata ainda um trecho do Peabiru, antiga trilha indígena que ligava o Pacífico ao Atlântico.

Muitos historiadores afirmam que o Peabiru (caminho da montanha do sol) passava pelas nascentes do rio Paranapanema e seguiam até o Peru. Quando o Sudoeste Paulista ainda não havia sido palmilhado pelo homem branco, os naturais da terra já o atravessavam com muita freqüência, pois o território era cortado pelo famoso Peabiru, também conhecido como o Caminho de São Tomé. Peabiru, uma velha rota indígena, era uma via transcontinental que vinha ao litoral paulista - São Vicente.

Uma vertente vinha ao Planalto Paulista; este caminho também levava para o Sul, atravessava o Sudoeste Paulista seguindo, mais ou menos, a rota depois seguida pela estrada de ferro sorocabana. Havia outra, uma ramificação que demandava Cananéia, passava pelas nascentes do Rio Paranapanema em Capão Bonito e a seguir, atingia a região ocupada atualmente por Itapeva, de onde partia uma ramificação que alcançava “Santo Antônio das Minas do Apiaí” e seguia em direção ao Paraná, onde haviam várias ramificações, uma se dirigindo a Assunção, no Paraguai e outra se dirigindo às minas de prata em Potosi e Cuzco então já no território do Peru.." Leia mais.

Marcadores: , ,

Google
online
Google