terça-feira, julho 18, 2006

TURIBA DO SUL (2)

Olá, Tião! Meu nome é Marcelo, sou filho do Lázaro Rosa (minha família é a única que conheço que tem apelido de sobrenome), sobrinho do Dito Rosa, casado com sua prima Lúcia. Entrei no seu blogger e no site "criar e plantar" e fiquei até lisonjeado pelas boas lembranças que reviveu da Turiba [leia aqui o texto publicado em 28 de junho], um lugar que já respondeu por quase toda produção de algodão e criaçao de porcos em Itaberá, e hoje, infelizmente, parece mais a descrição das vilas do Vale do Paraíba de Monteiro Lobato.

Hoje é mais fácil encontrar "turibanos" de famílias tradicionais em Itapeva, Itaberá, Sorocaba do que na própria Turiba: Loureiro, Gomes, Lisboa, Gonçalves, Mariano, Vidal, Macedo... Conheci seu pai e seu tio Batista, bons contadores de histórias da época do querosene. Conversar com Batista era se preparar para um longo porfiar de causos com direito ao contador esquecer o que contava, enveredar em outro caminho, e duas horas depois retomar o velho fio da meada. Aconteceu comigo quando ele me contou, em 1987, tudo o que sabia sobre a história da Turiba para um trabalho escolar. Que falta faz! Dia desses morreu meu tio, Pedro Gomes, ou Pexero, como chamavam. Era um dos últimos da longa lista de turibanos históricos, se assim posso dizer.

Como professor de História, mais uma vez agradeço à possibilidade de rememorar velhos fatos. Embora seja impossível citar todos os que fizeram parte da história do lugar, permita-me acrescentar mais alguns, que tenho certeza que conheceu: Pexero, João e Chiquinho Cerdeira (os "magnatas" do lugar), João Gonçalves, Mãe Chiquinha, Totó Macedo, Pedro Rosa, Miguel Rosa, Mané Rosa, Cabral, Marinho, Dona Fia, Dito Mariano, Cilico Gonçalves e sua esposa, Dona Quitita (ainda viva e forte), Zé Nê, Batista Lima, Zezão da máquina de arroz, Dona Vedica, Rocão, Dona Bárbara Vidal, Seu Felício, Benvinda etc. Abraços.

Marcadores:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A rua Laudelina Loureiro de Melo,ao lado da Igarapé Tratores,está 'afundando'.Esses dias,uma cratera que está aberta a 15 dias,'engoliu'um Fiat Uno).Ninguém faz NADA.Acho que dá pro Aprendiz fazer um post sobre isso.Com fotos ficaria mais interessante ainda.

6:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

Blog poderoso!Problema da 'cratera'resolvido no dia seguinte.

1:09 PM  
Blogger Almeida Escrevendo said...

Aqui, vídeo da turiba do Sul. http://www.youtube.com.br/avincaa

10:28 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google