domingo, julho 16, 2006

“O mundo político virou um clubinho fechado”

A frase é do jurista Célio Borja (veja postagem abaixo), que também disse que o problema da democracia brasileira é a falta de democracia! Daremos dois exemplos do “clubinho fechado”: a manipulação do câmbio e do orçamento público em anos de eleição:

1. Como se sabe, dólar alto estimula a produção, especialmente a de produtos agrícolas, que são cotados internacionalmente em dólar. Dólar baixo, por sua vez, beneficia o consumo, pois barateia os produtos, a cesta básica. Quem pode controlar o câmbio é o governo. O ideal seria um valor estável para o dólar que equilibrasse tanto os interesses de produtores como os de consumidores (como fazem os países asiáticos que crescem uma barbaridade!) No Brasil, o dólar é uma gangorra. Mas em ano de reeleição, “permitem” que o dólar caia para derrubar a inflação e o custo de vida para agradar os eleitores! E os produtores que se lasquem!

2. O outro exemplo está no Estadão de hoje (leia aqui), por Sérgio Gobetti: “A farra do gasto às vésperas das eleições não é exclusividade do governo Lula. Uma análise comparativa das contas dos Estados [e municípios], feita a partir dos relatórios de execução orçamentária publicados na internet, mostra que os governadores elevaram suas despesas em R$ 29,6 bilhões entre 2004 e 2005, aproveitando a proximidade das eleições para conquistar votos com obras públicas de visibilidade, expansão de programas sociais e aumento para servidores”
Google
online
Google