quarta-feira, setembro 13, 2006

IGNORÂNCIA GERA IGNORÂNCIA
DIREITOS HUMANOS - AS ESCOLAS NÃO ENSINAM PORQUE NEM OS PROFESSORES SABEM
"A escola é o principal espaço de sistematização do conhecimento acumulado historicamente pela sociedade. No Brasil, apesar de todas as dificuldades ligadas à falta de prioridade que a educação vem recebendo ao longo das últimas décadas, o ensino fundamental (1a a 8a série) foi praticamente universalizado, com suas matrículas atingindo cerca de 97% da demanda existente. Por conta desta importância, a educação formal foi uma das principais temáticas debatidas no Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos, encerrado neste final de semana em Brasília.
Ao final dos debates, ficou a avaliação de que os direitos humanos ainda estão pouco incorporados nos conteúdos da educação básica e superior e que uma das principais causas para este quadro é a deficiência da política de formação de professores com base nesta perspectiva. A resistência perpassa todos os momentos do processo educacional, desde a formulação do projeto político pedagógico até a definição dos conteúdos a serem repassados em sala de aula.
Por trás deste quadro reside uma cultura de discriminação e intolerância entre professores e alunos, baseada numa concepção fria de escola que muitas vezes ignora a realidade social na qual seus agentes estão inseridos." Leia mais em Historianet
Comentário. Daí o equívoco de que "direitos humanos" são "direitos de bandidos". Daí vem a vereadora Áurea com um projeto para que os pastores ensinem religião nas escolas municipais de Itapeva!

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