342 MIL ELEITORES NA 16ª REGIÃO
Folha do Sul: "Segundo dados oficiais do TSE, dos 32 municípios que compõem o projeto de criação da 16ª Região Administrativa 342.931 eleitores estão aptos a votar nas eleições de 1º de outubro." Veja a relação de municípios/eleitores aqui
Comentário. Como se vê, nossa região tem votos suficientes para eleger dois ou mais deputados estaduais, dois ou mais federais.
Por que a região tem dificuldade de eleger representantes?
Porque o atual sistema eleitoral proporcional permite que todos os candidatos pesquem votos em todos os municípios. É claro que quem tem “iscas” mas apetitosas leva vantagem, especialmente nos fundões de águas turvas.
Foi-se o tempo, entretanto, em que apenas as candidaturas ricas de representantes do poder econômico pescavam nessa praia. Atualmente, representantes dos trabalhadores também se organizaram e armaram esquemas milionários para a pescaria. Certos sindicatos. Certas igrejas evangélicas também aprenderam por linhas tortas a fazer a multiplicação dos peixes.
Tudo com a colaboração de “lideranças” locais, que se apressam em vender votos da clientela de pobres coitados. Com a mesma “boa intenção” dos chefes tribais africanos que caçavam os próprios semelhantes para vender para o mercado negreiro.
A alternativa é o voto distrital: cada região elege seus representantes. A eleição fica mais barata, os candidatos estão próximos dos eleitores, o que facilita a escolha e o acompanhamento da atuação. Aí vão lembrar em quem votaram.
Interessante: nunca vi um político ser contra o voto distrital. Nesses longos anos que acompanho política, em todas as entrevistas eles são francamente a favor do voto distrital, por isso, por aquilo. No entanto, eles não aprovam o sistema distrital de jeito nenhum!
É claro que aí tem coisa: quem tá lá já conhece o caminho do pesqueiro (pois não é que já estão até nomeando cabos eleitorais como secretários em prefeitura para cuidar de seu rebanho! Troca de “emendas” (dinheiro público!) por votos!)
Marcadores: Estatísticas Região
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home