ECONOMIA E POLÍTICA
"Questão fundamental: como construir uma sociedade que produz "igualdades" (a de oportunidades e a de renda) sem comprometer a eficiência produtiva e a liberdade dos cidadãos?"
"Cada indivíduo participa de dois universos, que são vistos como separados, mas dos quais ele é, misteriosamente, a intersecção: o universo político e o universo econômico.
Quatro bens públicos importantes são a segurança interna e externa, a criação de igualdade de oportunidades, a produção da justiça e a garantia de uma moeda com valor estável. Os bens públicos gozam de duas propriedades importantes: 1) ninguém pode ser excluído do seu uso; e 2) todos podem usá-los sem diminuir a quantidade usada pelos outros.
A preocupação com a igualdade de oportunidade e o provimento da "justiça" para todos no universo da política produz o cidadão e define a base institucional sobre a qual se constrói e se dá legitimidade ao universo econômico. Este se organiza perigosamente em torno de um só poder: o mercado.
A história mostra uma intrigante correlação (não de causalidade) entre liberdade política, liberdade econômica e progresso material.
O mercado não produz igualdade de oportunidade.
O mercado, quando bem regulado, pode produzir a eficácia produtiva e respeitar a liberdade de iniciativa, mas está longe de produzir uma relativa igualdade distributiva e, muito menos, a fundamental igualdade de oportunidades. Aceitemos ou não, a relativa igualdade entre os cidadãos é aspiração fundamental da "justiça política". Esta é a questão fundamental: como construir uma sociedade que produz aquelas "igualdades" (a de oportunidades e a de renda) sem comprometer a eficiência produtiva e a liberdade dos cidadãos.
A experiência mostra que os regimes de economia centralizada tendem a sacrificar a eficiência produtiva e a liberdade em favor da igualdade; os regimes de economia de mercado sacrificam a igualdade em favor da eficiência e da liberdade." Leia mais em Valor, por Delfim Netto.
Comentário. O ex-professor de econonia da USP é mesmo de um jogo de cintura incrível. De czar da economia no tempo dos militares a principal conselheiro de Lula e a deputado do PMDB. Quem mudou? Ele ou os outros?
Marcadores: Economia artigos
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home