Metade do Congresso tem base municipalizada
Valor Econômico
Valor Econômico
"A partir do mapeamento do voto dos eleitos juntamente à análise de suas atuações legislativas -inclusive com entrevistas a 280 deputados e suas relações com as bases e estratégias de reeleição, o cientista político Nelson Rojas (em tese de doutorado) identificou na Câmara quatro tipos de parlamentares.
Primeiro, os que permeiam seu desempenho no Congresso com base no localismo, focando seu comportamento na obtenção de recursos orçamentários e encaminhando demandas de prefeitos. Encontrou 51% desses na Câmara eleita em 1998 e 49% na eleita em 1994. Chamados de "paroquialistas", dividem-se em dois: aqueles cuja totalidade dos votos vêm praticamente do mesmo local, onde costuma ter mais da metade do apoio dos eleitores e aqueles com votação dominante em diversos municípios.
"O segundo é o que chamo de 'distrital brasileiro', que recolhe votos em todo o Estado. Exerce uma participação virtual nas cidades. Preocupam-se mais em abastecer as lideranças locais com recursos do que em estar presente nos locais que recebem esses recursos", diz.
O outro tipo encontrado é o deputado "universalista", cujos recursos eleitorais são mais baseados na tomada de posições, na apresentação de projetos de lei, na presença na mídia estadual. São os conhecidos deputados de opinião.
Há ainda o deputado com votos divididos por todo o Estado, sem votação predominante em nenhum município. São figuras de longa trajetória política, largamente conhecidos no território estadual. Um ex-secretário estadual, por exemplo." ÍNTEGRA
Marcadores: Ciência Política Representantes, Sistema eleitoral
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home