quarta-feira, julho 05, 2006

NAVEGAR É PRECISO. LENDO AS ENTRELINHAS

CAVANI CONSEGUE R$ 5 MILHÕES EM EMENDAS - manchete da Folha do Sul de 30/06.

“Correndo contra o tempo para não perder o prazo legal e conseguir protocolar o maior número de projetos para obter recursos, prefeitos de todo o País viveram uma semana de intensa agitação e muitos contatos políticos.

“Devido a 2006 ser um ano eleitoral, as EMENDAS INVIVIDUAIS DE DEPUTADOS federais e estaduais devem necessariamente ser empenhadas até o último dia de junho.”


“O prefeito então deve CORRER para protocolar os projetos e a partir daí o parlamentar trava uma BATALHA política para que os recursos sejam pagos.”

Quais deputados apresentaram emendas? Prefeito Cavani: “ainda no apagar das luzes desse trabalho, eu tenho medo de cometer pecados omitindo algum nome importante, mas vamos lá”.

Os deputados são: Milton Monti (PL), Delfin Neto (PMDB), Fleury (PTB), do PT: Arlindo Chinaglia, Iara Bernardi, Greenalgh e Mercadante, Hamilton Pereira. E pela ex-deputada Terezinha da Paulina, do PFL, que conseguiu R$ 200 mil junto ao governador Lembo.

Comentário. Os prefeitos são colocados numa situação terrível. Para buscar recursos para sua cidade, têm que agradar gregos e troianos. Haja jogo-de-cintura! E tudo correndinho! Como é que fica o planejamento?

Os municípios têm direito aos recursos? Ou os recursos só vêm dependendo da lábia e de acordos com os prefeitos?

Essa história de EMENDA INDIVIDUAL DE DEPUTADO é de lascar, não é republicana(res publica, coisa pública). Cadê a impessoalidade? Só mesmo no Brasil!

É evidente que os deputados fazem as emendas na expectativa de serem votados na cidade. Esse é o primeiro troca-troca. Depois os deputados têm que negociar com o governo para liberar a grana. Esse é o segundo troca-troca.

De troca-troca em troca-troca, enfraquecem os partidos, o planejamento, a autonomia política e administrativa dos municípios (e da União também) e por aí vai. O Estado é colocado a serviço da reeleição (leia entrevista da filósofa Maria Sylvia de Carvalho Franco, postada logo abaixo, em 03/07).

Ô vida! O pior é que os prefeitos têm que aturar gozações de manterem os pés em duas canoas! Veja a genial charge do Kanni (Folha do Sul), a seguir:

Marcadores: ,

Google
online
Google