segunda-feira, julho 03, 2006

É DANDO QUE SE RECEBE

Leia entrevista da Veja desta semana (clique aqui para ler no blog do Roberto Romano) entrevista com a professora de filosofia da USP e da Unicamp, Maria Sylvia de Carvalho Franco, sobre o quadro político brasileiro. Eis uma amostra:

Veja – A história da DEMOCRACIA no Brasil tem episódios de avanços e retrocessos. Qual a explicação para o ressurgimento de um fenômeno populista como o lulismo neste momento?


Maria Sylvia – O problema está na forma como o poder REPUBLICANO se institucionalizou no Brasil. A lógica da Presidência é IMPERIAL, de concentração de poderes. Mas há também os defensores dos interesses regionais, que têm sua sede no Parlamento. A função deles é garantir uma parte dos recursos que são sugados para os cofres do governo federal. Nessa queda-de-braço, o presidente da República dificilmente contará com um bloco muito fiel entre os deputados e senadores. Em decorrência disso, passa a exercer pressão sobre o Congresso de duas maneiras: fazendo a interlocução direta com as massas, e virando o PAI DOS POBRES, ou DESVIANDO DINHEIRO PÚBLICO para encher o bolso de parlamentares aliados e, assim, garantir apoio. É Bolsa Família e mensalão.

Marcadores:

Google
online
Google