segunda-feira, julho 03, 2006

DESEMPREGO E AS MÁQUINAS

Para contribuir com o Blog República, venho expor uma idéia que tenho comigo há alguns anos.

É a respeito do grande problema do desemprego, que vem se agravando em todas as nações, por uma questão lógica, visto que o homem está conseguindo fazer com que as máquinas trabalhem por ele.

Isso tem que ser solucionado, até para que possa haver consumidor para os produtos produzidos por máquinas e trabalhadores.

Depois de refletir bastante, percebi, há mais ou menos dez anos, que o problema se agravaria mais ainda. Hoje vejo que vai continuar se agravando por mais alguns anos em virtude do desenvolvimento constante de novas máquinas.

Colocada essa questão, vejo uma única solução: que o trabalho seja dividido. Isto é, o que um trabalhador faz hoje seja dividido entre dois trabalhadores, sem diminuição da renda (salário).

Dessa forma as pessoas teriam mais tempo. Ao trabalhar, por exemplo, 4 horas em vez de 8 diárias, sobraria mais tempo para lazer, convívio com a família e para seu próprio desenvolvimento, utilizando seu ócio criativo.

Sei que é muito difícil realizar essa idéia, mas não consigo ver um futuro promissor - digamos daqui a 30 anos - se isso não acontecer.

É claro que as empresas resistirão em diminuir as horas de trabalho sem diminuir o salário, pois querem aumentar os lucros sempre.

Talvez seja necessária a pressão da sociedade para que o governo diminuía os encargos trabalhistas para viabilizar a realização dessa aparente utopia. Isso será uma necessidade indispensável para a solução do problema.

Depois disso o mundo será muito melhor. Nossos filhos e netos viverão num mundo melhor..

Aí então a democracia estará muito mais desenvolvida e a vida terá muito mais qualidade para todos.

Lourenço M. Caetano, 56 anos, administrador de empresa, funcionário aposentado do Banco do Brasil (Gerente).E-mail: lourencocaetano@uol.com.br

1 Comments:

Blogger O Direitista said...

Se a análise está correta, por quê o desemprego no Japão e nos EUA, que são os países tecnologicamente mais avançados do mundo, são tão baixos?

5:57 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google