terça-feira, julho 04, 2006

É JUSTO

Divulguei aqui e na Folha do Sul a má classificação de Ribeirão Branco no ranking de escolaridade.

Mas é justo reconhecer que em Ribeirão os índices de mortalidade infantil estão baixos, vêm caindo desde 1997. Estão abaixo da média estadual. São de fazer inveja para os municípios da região! Já os divulgamos anteriormente, mas não custa divulgar de novo:

ano.........................1997...2000...2002....2004..2005

MORT.INFANTIL ....61,1....44,3...33,7.....15,1....9,8

Solicitamos, para divulgação, informações sobre as ações colocadas em prática no município para baixar o índice de modo contínuo.

As informações ainda não chegaram. Mas o município se preocupa com o tema, tanto que está aprovando lei para aumentar o tempo da licença-maternidade (das funcionárias municipais), conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (“para proporcionar melhores condições para o estabelecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, base do crescimento saudável da criança”).

Há ainda o caso de Fartura. Município pobre mas com bons índices sociais. O de escolaridade está acima da média estadual! Pedimos à Prefeitura que nos enviasse as ações que contribuíram para isso. Infelizmente, ainda não obtivemos resposta.

O objetivo do Blog República é esse mesmo: apontar, com base em estatísticas oficiais (e nos princípios republicanos e democráticos de boa governança), os pontos fracos de cada cidade. Simultaneamente, divulgar os pontos fortes – e as ações que contribuíram para o sucesso.

Defendemos também o voto distrital, para que cada região tenha seus próprios deputados estaduais e federais. Mas a reforma política não veio, nem virá tão cedo (porque não é interessante para os políticos no poder!). O que podemos fazer a não ser criticar a atitude de lideranças locais que “exportam” votos (como se fossem galinha ou cabrito!) para mensaleiros e “malas-pretas”? A propósito, comecei a fazer levantamento dos candidatos a deputado votados em Itapeva na última eleição. Acreditem: só na letra “A” tem mais de trinta!!

Não obstante o maciço apoio que temos recebido, há aqui e acolá resistências ou desconfianças. É normal, faz parte do jogo. Cabe a nós comprovar que o Blog é (mais) um espaço democrático da região. Democracia é governo do povo, para o povo, pelo povo. É, portanto, a comunidade conhecendo, discutindo e procurando solução para seus problemas.

Evidentemente que tal propósito só é realizável se contar com a participação ativa dos leitores – seja sugerindo, criticando, participando. Aliás, nesse ponto é só alegria. Obrigado! Divulguem, participem!

Marcadores: ,

Google
online
Google