segunda-feira, dezembro 04, 2006

OAB critica súmula vinculante
Mariângela Gallucci, Estadão

"O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, afirmou ontem que a situação da Justiça brasileira, onde tramitam atualmente 35 milhões de processos, somente será resolvida se for realizada uma tripla revolução - tecnológica, mental e das regras processuais.
Para ele, a criação de mecanismos como a súmula vinculante e a repercussão geral, aprovados no Congresso, não conseguirá resolver o problema. Pelo contrário, poderão engessar o Judiciário e torná-lo ainda mais distante da sociedade. " ÍNTEGRA
Não pense que burocracia é destino. É não! Quando mais demorada a Justiça...mais serviços e honorários para os ilustres advogados.
E fica fácil arrumar desculpas: tudo recai nas costas largas da demora.
Mil casos iguais, mil processos iguais, mil recursos iguais. Pelos mesmos caminhos. Primeira instância, Tribunais, Tribunal Superior. Advogado, promotor, juiz, perito, cartório...recurso 1, recurso 2...recurso 1000.
Devagar, lento, congestionado, demorado, carro-de-boi.
Para no final receber o mesmo carimbo, a mesma sentença!
Pensando bem, é o Poder que tem mais doutores, instruídos, inteligentes, gabaritados. Não é uma baita contradição que seja assim tão devagar.
Compare com nível educacional dos agricultores, que mesmo assim estão dando show de produtividade.
No Brasil, a administração pública não precisa se preocupar com eficácia, administração, gestão, respeito ao cliente-cidadão.
Não precisa porque não quebra. E tome impostos! Que pena!
Google
online
Google