Deixar dinheiro no mercado financeiro rende mais que investir na produção
São várias as razões para o desempenho fraco do setor; para as grandes, o problema foi o câmbio e a dificuldade para exportar
MARCELO BILLI, na FOLHA (assinantes, aqui)
Grandes e pequenas empresas do setor nem sequer conseguiram atingir rentabilidade que superasse o custo de capital, medido como rentabilidade das aplicações financeiras.
Os balanços de 1.338 empresas do setor industrial analisados no "Painel de Competitividade Fiesp-Serasa" mostra que, apesar da queda dos juros, investir no setor produtivo ainda é praticamente sinônimo de perder dinheiro.
Quem investiu R$ 1 na atividade industrial poderia ganhar mais se tivesse decidido deixar o dinheiro no mercado financeiro. "
Faz tempo que o Estado atrapalha a economia. Porque o Estado gasta acima do que arrecada.
Antes, para cobrir o rombo, emitia dinheiro (e tome inflação; a conta era paga através do chamado imposto inflacionário).
Depois do Plano Real, o Estado passou a financiar o rombo (o rombo continua!) através do endividamento e do aumento da carga tributária (que não pára de crescer).
E tome imposto. E tome juros. E tome falta de investimento (não por falta de dinheiro, os fundos financeiros não param de crescer). E tome desemprego! E tome salário baixo (o salário é a primeira vítima da contenção de custos efetuada pelas empresas, para competir com os produtos importados, artificialmente barateados pelo dólar baixo).
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home