- Direitos Humanos - o comprometimento com os direitos humanos está acima de tudo. Entre os direitos humanos fundamentais estão o direito à dignidade humana, à vida, o direito à liberdade física, de religião, de credo, de expressão.
- Igualdade - significa que não pode haver discriminação. Direitos iguais para todos significa que todos tenham as mesmas oportunidades - para isso, deve-se dar ênfase à melhoria da educação.
- Estado de Direito - o respeito aos Direitos Humanos está ligado ao respeito ao Estado de Direito. O Estado de Direito é um conjunto de salvaguardas contra o tratamento arbitrário e tirânico das autoridades.
- Liberdade Individual - as pessoas devem decidir por si próprias e não receber imposições. Devem ser livres para seguir a vida que acharem por bem, desde que não limitem a liberdade de outros. Em outras palavras, sua liberdade termina onde começa a liberdade do seu próximo.
- Propriedade Privada e Mercado Livre - liberdade e direitos individuais também em âmbito econômico. Historicamente falando, o conceito de direitos de propriedade foi a verdadeira base da liberdade individual e dos direitos individuais. Em primeiro lugar está o princípio de que as pessoas têm direito à propriedade: roupas, livros, mobiliário, terras, casas, carros, e mesmo idéias, ou a propriedade intelectual.
- Democracia - é o único sistema político no qual esses valores podem realmente existir.
Se você concorda, então você é um liberal.
Se não tem muita certeza, acha que outro mundo é possível, mas não sabe bem qual a receita para chegar lá ... então leia o artigo O Socialismo do Século 21 (é o segundo artigo da página) ... pelo menos terá um consolo: ficará sabendo que nem os esquerdistas de carteirinha sabem (já que o socialismo do séc. 20 foi para o espaço!).
O artigo descreve reunião internacional em Sucre, Bolívia, em novembro último, dos movimentos populares, para discutir a construção de (outro?) socialismo. O artigo termina assim:
"Enfim, há toda uma ebulição na esquerda latino-americana que ainda busca encontrar seus caminhos. Há os marxistas ortodoxos, outros heterodoxos, outros que estão além do marxismo e outros que seguem a palavra de ordem de Simón Rodríguez, inventando uma coisa nova. Deste caldo, vai surgir uma outra Abya Yala (América Latina). Como será? Ainda está para ser decidido!!!!"
Qual ditador decidirá?
PS-1: A dica dos artigos é dos blogueiros Vôo Subterrâneo e Tambosi.
PS-2: É impressionante. Uma idéia (Liberalismo) que vem dando certo (EUA, Canadá, Suécia, França, Noruega ... todos os melhores IDHs...) vira sinônimo de atraso ... outra idéia (Socialismo) que não deu certo em lugar nenhum (quanto sangue?) vira esperança ... só mesmo na América Latina!
Certamente grande parte da culpa é dos falsos liberais, cujas injustiças e espertezas dão bons argumentos para os salvadores da pátria, que ficam procurando chifre em cabeça de cavalo.
Marcadores: Ciência Política Liberalismo
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home