quarta-feira, junho 13, 2007

PROJETO, NA PRÁTICA, RENOVA MANDATO DOS ATUAIS DEPUTADOS E VEREADORES
Proposta favorece reeleição
Solano Nascimento, Correio Braziliense: O projeto de reforma política que deverá ser votado hoje na Câmara tem 10 páginas. Justamente na 10ª página, bem ao final do texto, há um artigo que, na prática, garante aos atuais deputados uma prorrogação branca, por mais quatro anos, dos seus mandatos. O projeto afirma que, se for aprovado o sistema de listas fechadas, os atuais deputados terão preferência para ocupar o topo dessas relações, sem precisar disputar vagas nas convenções partidárias com os demais pré-candidatos. Assim, os atuais deputados serão os primeiros eleitos de cada legenda em 2010.
LEIA MAIS
Assim: os partidos farão uma lista com os nomes dos candidatos. Os eleitores votam no partido (não nos candidatos). Se o partido tiver votos suficientes para eleger 10 deputados, serão eleitos os 10 primeiros da lista feita previamente pelo partido.
Não precisa ser cientista político para perceber que os coronéis donos de partidos terão mandatos perpétuos, pois são eles mesmos que farão a lista.
Que a renovação tenderá a zero e ocorrerá só em caso de morte, etc.
Novos políticos terão lugar na lista? É claro que não. Os novos terão que fundar novos partidos para figurarem no topo, o que enfraquecerá mais ainda os atuais partidos. As coligações serão proibidas.
Mais uma emenda pior que o soneto. Com a cara do PT. Com a ajuda dos velhos coronéis.
Lembra quando o PT falava mal dos coronéis, quando dizia que ia mudar a política? Tudo papo furado. Ciúme, na verdade. Agora que pegaram um boquinha, não querem mais ficar de fora. E tome coronelismo!

Marcadores:

Google
online
Google