quinta-feira, janeiro 04, 2007

FUNDOS DE PENSÃO
Gazeta Mercantil: "Mas a correta compreensão desses fatos nos remete à necessidade do entendimento prévio do que são e do papel exercido pelos fundos de pensão. Estes, desde há muito amplamente reconhecidos em seu papel de instrumentos de proteção social na idade madura, fomentadores do crescimento econômico, estimuladores da criação de empregos pelos investimentos que realizam e incentivadores da melhor governança, são ao lado disso um formidável instrumento das políticas de recursos das organizações que os patrocinam, contribuindo assim para a convergência dos interesses e demandas de empregadores e seus empregados.
Os fundos de pensão, que surgiram especialmente pelas mãos das estatais, consolidaram-se como alternativa de uma moderna política de RH primeiro pelo bom uso que deles fazem as empresas privadas e, agora, desde há dois anos, se oferecem como opção para sindicatos, cooperativas e associações profissionais de todo tipo que almejam proteger seus trabalhadores na aposentadoria." AQUI
Fundo de pensão significa democratização do capital. No capitalismo moderno está desaparecendo a figura do capitalista todo-poderoso, dono de tudo. Quem é o dono da Coca-cola? Outro instrumento de democratização são as bolsas de valores. Investidores podem comprar parte de empresas (ações) e participar do lucro.
Google
online
Google