O real apreciado não apenas matou o boom exportador...
"Do lado das importações, houve um aumento de 24,3% no valor acumulado de 2006, correspondendo a um crescimento em volume de 16,2%, um percentual duas vezes superior ao crescimento real que o FMI projeta para as importações das economias avançadas, e maior do que o percentual relativo aos países emergentes, 13,5%. E equivale a cinco vezes o crescimento real do PIB brasileiro de 2006.
As estatísticas são apenas a face mais visível dessa loucura reiterada. Estudos do IBGE apontaram que apenas esse aumento das importações havia subtraído mais de um ponto percentual do PIB de 2006. Some-se o efeito China, e se terá o mapa do inferno.
Os mais importantes setores manufatureiros do país, os que empregam mais pessoas, e nos quais o país tinha conseguido grau de excelência –como o têxtil e o de calçados— estão sendo esmagados.
Esse é o drama do segundo governo Lula. Assim como seu antecessor, Lula defende a idéia de que “a política é a arte do possível”. Por ele, arrastaria os quatro anos do seu mandato para, sem mexer nos pilares da política econômica, conseguir algum espaço para os investimentos em infra-estrutura e os gastos sociais.Não haverá tempo para empurrar com a barriga a questão do câmbio.
Esse quadro de deterioração nas contas externas acontece com o céu de brigadeiro do cenário internacional. A eventual eclosão de uma crise internacional, ao expor a fragilidade das contas externas, colocará de novo o país de joelhos perante o capital de curto prazo.
A questão maior não é essa. É que quanto mais demorar a surgir essa hora da verdade, maiores serão os estragos provocados pela irresponsabilidade cambial." BLOG DE LUIS NASSIF
Eu não consigo entender este Nassif. Faz excelente análise crítica da deterioração da economia (os empregos estão sendo gerados lá fora por causa do dólar baixo etc)... mas não perde chance de elogiar e defender o governo - que é pai (ou mãe) e beneficiário dessa política (eleitoreira).
Muito mais que o Bolsa Família, é o dólar baixo (que barateia a cesta básica e beneficia todos os consumidores, em prejuízo dos produtores e dos empregos) o grande cabo eleitoral de Lula.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home