sexta-feira, junho 14, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA

Oh amado Deus, dai-me uma Secretaria

            Não me levem a mal pelo o que vou contar, pois é verdade: tem gente fazendo corrente de oração em igreja evangélica para ser nomeado secretário municipal; como existem pretendentes demais e secretarias de menos, o truque é apelar para as hostes divinas, já que promessa de prefeito não conta. Entre os secretariáveis mais citados um é engenheiro-civil, amigo do rei, o outro, diretor de escola (?), dizem que o professor só está aguardando a “poeira baixar” para assumir a mamata, salariozinho de 7 mil reais.  
            Sabe-se que algumas secretarias são moedas de troca, por isso, umas funcionam, outras não, são mordomias que o prefeito presenteia cabo-eleitoral, afilhado de deputado ou dirigente de partido. Não lhe custa nada, é o povo quem paga mesmo.
Mas a única secretaria vaga é a do meio-ambiente, justamente a mais cobiçada, o secretário não precisa trabalhar, ninguém dá bola para meio-ambiente, flora, fauna etc., é uma mamata celestial. Por isso que um dos “secretariáveis” está rezando, dizem que se a reza cristã não resolver, ele vai apelar para forças arcanas exóticas, ou vai direto falar com o Celinho, pedir despacho em terreiro de umbanda. Credo-cruz, Jesus-Maria-José.
O prefeito Zé Roberto vai ter que dar uma de Salomão: dividir a secretaria em duas, ou então “ressuscitar” a Secretaria de Emprego e Renda (lembram-se?) aquela criada por Cavani para acolher o ex-vereador Israel Almeida (PT), afilhado do deputado Arlindo Chinaglia; os únicos empregos criados por essa secretaria foram os do próprio secretário e de seu motorista! Dica: o prefeito pode criar uma secretaria da FAI, pelo volume de recursos envolvidos e os meses de preparação da festa merece uma secretaria; é só mandar projeto que a Câmara aprova no mesmo dia. Vereador adora criar secretaria, abre vaga para seus cabos-eleitorais. Esse negócio de o prefeito dizer que só quer secretário competente já era, estou certo? Chuta que é sua, Robertão.
                                    Deputado reforça equipe
Com intenção de se reeleger o deputado doutor Ulysses acaba de admitir em sua equipe dois pesos pesados: vereadores Margarido e Áurea Rosa (ambos do PV). A vereadora Áurea, todos sabem, é campeã de votos porque dentro ou fora da Câmara é a que mais batalha pelo povo carente das vilas. A questão é saber quanto ela vai transferir de votos para o candidato; acontece que ela nunca escondeu que não vai com a cara do deputado, será que na hora de pedir o voto pra ele seu coração não vai se sentir a traído?  O Margarido tem histórico de batalhador, já foi da oposição, mas hoje navega em águas serenas; como coordenador regional da última campanha da ex-deputada Terezinha ele mostrava, a quem quisesse ver, números fabulosos das cidades onde a sua candidata superava todo mundo. No fim, foi o que se viu, ela teve a menor votação de sua história política. Vereador sabe pedir votos para si mesmo, mas quando pede para outro candidato não tem a mesma força, todo mundo sabe que ele está ganhando para isso.
                                    E a viagem chinesa do secretário?
Prefeito ou secretário vai à Brasília, ou a São Paulo, fica um dia lá e a imprensa local ocupa meia página para relatar o resultado da viagem; o secretário Ralph Gemignani foi à China, ficou 10 dias mostrando para os chineses o quanto eles vão se sair bem vindo para Itapeva, e a imprensa só solta uma notinha. Por que será? Ham?

***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
Google
online
Google