sábado, maio 18, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA


 A 16ª Região não será outra reprise?

            Para recordar. Dia 14 de fevereiro de 1985, um mês antes de acabar a ditadura militar, 9,30 horas, dia claro de brisa suave, a sede da Delegacia Seccional de Itapeva lotada pelo público, prefeitos e vereadores da região, autoridades civis, militares e eclesiásticas; em instantes seria inaugurado o Escritório Regional de Governo (ERG).
Abrindo o evento o Secretário dos Transportes, Adriano Branco, que representava o governador Franco Montoro, falou da importância do ERG para a região sudoeste, cuja estrutura iria encurtar as distâncias e facilitar o atendimento de projetos junto ao governo. Os deputados estadual e federal, Fernando de Morais e Márcio Santilli, enalteceram o governo Montoro pela iniciativa. O bispo D. Fernando Legal disse que a data jamais seria esquecida, depois abençoou a todos. Aí falou a médica Edna Bugni, primeira diretora do órgão recém-criado; para arrematar, o prefeito Guilherme Brugnaro se desmanchou em loas ao governo. Findos os discursos, em outra sala, formaram-se grupos de trabalho, já consagrados em outras regiões, denominados: Colegiado de Administração Estadual (CAE), Colegiado de Administração Municipal (CAM) e um terceiro, sugerido na hora, Colegiado da Comunidade (COM). Pronto.
Aí foram todos (também fui) para o casarão onde hoje é a Casa de Cultura, na Praça Anchieta, para o lauto banquete de pratos e bebidas variados, muitos vivas a Itapeva; havia alegria nos semblantes, alguns marcados pela ação etílica. Fim de festa.
            Dias depois, numa sala modesta com escrivaninha, máquina de escrever, armário e quatro cadeiras instalou-se o fabuloso ERG, decepcionando aqueles que pensavam que haveria repartições com funcionários pra lá e pra cá, todo mundo trabalhando etc.
            Bom frisar que doutora Edna fora imposta, como diretora do Erg, pelo prefeito de Capão Bonito, Hélio de Souza, com aval do Secretário do Interior, Chopin Tavares de Lima, cabal demonstração de quanto nossos políticos, desde 30 anos atrás, já eram inexpressivos e omissos, como até hoje. Por pouco o ERG não ficou em Capão Bonito.
            Relembrando: todos os políticos eram do PMDB, que ainda não era fisiológico.
            Mas foi um fracasso, os prefeitos com o tempo abandonaram o ERG; para passar o tempo doutora Edna tricotava um pulôver azul para o marido, até pedir demissão, sendo substituída pelo irmão do bispo, Stanley Pena. Mas foi o Monterão o último a apagar as luzes e fechar a porta do ERG, em definitivo. A nossa tão sonhada Região Administrativa dava o último suspiro. E agora? Será que essa história não vai se repetir? Desta feita o governo é do PSDB, reforçando os boatos de que a 16ª Região vai ser dirigida por Roberto Tamura, ex-prefeito de Capão Bonito, pelo ex-vereador Tarzan, Véio Mattos e um engenheiro-civil (não posso dar o nome, ainda), amigo de copo e mesa dos mandatários do Paço Municipal. Tem mais gente babando pela sinecura.  
                                           E o nosso secretário globalizado?
            Como escrevo na terça-feira, não sei se o secretário Ralph já voltou da China; se ele trouxe projetos e benefícios para Itapeva será uma prova de que o seu antecessor dormiu de touca por 12 longos anos. Esse é o tipo de trabalho que os deputados deveriam fazer em nível estadual e federal: correr atrás das coisas e não ficar enganando os trouxas com emendazinhas parlamentares. Seja como for, Ralph se credenciou como político atuante e, logo, pode ousar ser candidato a qualquer coisa em Itapeva, principalmente, a deputado. Empresário bem-sucedido, rico, charmosão, só o eleitorado feminino já o elege. Falta o prefeito Zé Roberto dar sua bênção. Oremos.


***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tostão (Mega-Solução) X Bilhão (oposição e situação). A hora é agora !

O Sonho não acabou e a Esperança não morreu, apesar do amarelão de vocês, PSDEMB-agregados e PTMDB-agregados. Urge fazermos da próxima eleição presidencial a verdadeira disputa do Tostão da Mega-Solução (HMM-PNBC-ME-RPL) versus turma do Bilhão (oposição e situação), porque, na verdade, pelo andar da carruagem vai rolar muita grana pública e privada em 2014, como já está rolando, como nunca antes visto na história deste país. Só do tal fundo partidário Aécio (PSDB), já irá manipular este ano cerca de R$ 25 milhões. Em assim sendo, caso de liga a parceira RPL-PNBC-ME-HMM-PSOL, será a luta do Davi, da Evolução, o Leão da Mega-Solução, com ideias e criatividade, contra os Golias endinheirados do velho continuismo da mesmice (oposição e situação), sem ideias alternativas, e que já deram flor há muito tempo. Oremos, rezemos e vigiemos. Força Davi (Leão da Mega-Solução), abaixo os Golias ( oposição e situação ), à moda quanto mais altos, poderosos e mais endinheirados os coqueiros mais bonitos serão os tombos dos mesmos. Lembre-se de que o impossível é o possível nunca tentado antes com eficácia. Que venha 2014, e a verdadeira Luta do Tostão X Bilhão, Davi X Golias. Porque chega dos mesmos . Evoluir é preciso. Parodiando o Dadá Maravilha, vale dizer, vocês têm a problemática, nós, da RPL, temos a solucionática. Por Luiz Felipe

8:01 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google