domingo, abril 07, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA


 A luz da vida

Dia destes visitei a sede da Associação Luz da Visão, rua Tatuí, 99, vila Aparecida, e conversei com a supervisora Silvana Teodoro e  a assistente-social Cassiana Giroto, ambas muito atenciosas ao expor o trabalho que a associação realiza visando adaptar os deficientes visuais à vida cotidiana com independência, favorecendo à sua autoestima. Confesso que me surpreendi com a quantidade de serviços e de assistência prestados aos cerca de 40 usuários, de várias cidades da região, em instalações modestas e um reduzido número de funcionários, alguns exercendo mais de uma função a fim de dar conta do serviço. Faltam espaço e funcionários.
            Atividades de capacitação pessoal em andamento, como Conduzindo a Família, em que familiares aprendem como lidar com o deficiente; Reciclando a Dignidade se refere à doação de latinhas vazias de bebidas pela comunidade (participe); e a Modalidade Voluntária em que as pessoas comparecem à associação a fim de ajudar em tarefas especiais, inclusive passeios a pé com o deficiente. Está acertada a parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para o curso de pintura em tela e pano, atividade que visa à coordenação psicomotora do aluno, sobretudo, a criatividade individual. Nesse sentido, já tem alunos de música, que tocam teclado, sanfona, violão e outros instrumentos, talentos artísticos até então obscurecidos pela deficiência.
            Animadas são as atividades físicas na Fundação Orsa, os ensaios musicais do coral e o almoço as terça e quintas-feiras na sede; ainda na terça-feira tem terapias com psicólogo. Apesar de, aparentemente, parecer que a associação está dando conta de tudo, a demanda por vagas é grande, também faltam voluntários e recursos, limitando o desenvolvimento do trabalho em que os deficientes são os mais prejudicados.
            Dê um pulo até à Luz da Visão, como eu fiz, não custa nada ajudar.
                                   
            E os 100 dias estão aí
            Convencionou-se na política nacional que, para criticar um novo governo, nas três áreas executivas, deve-se deixar passar os cem primeiros dias da posse. A Administração Roberto Comeron, daqui a quatro dias, completa cem dias e, pelo que se vê da sua gestão, deve ter muita crítica represada aguardando o prazo. Sabe-se que a nova administração municipal não mudou tudo, mantendo algumas empresas da área de serviços e um secretário da gestão passada, que, diga-se de passagem, ainda não mostrou a que veio numa das secretarias mais importantes como a do Planejamento.
            O secretário de Educação, professor Gustavo, até há pouco tempo angustiava a dicotomia: ser secretário ou funcionário estadual? Enquanto se debatia com a questão ser ou não ser, foi cometendo besteiras ao admitir professores do processo seletivo, em detrimento dos concursados. Gestão que mal começa e já tem os mesmos vícios das anteriores em que a indicação de vereador, ou partido, se sobrepõe ao direito legítimo dos aprovados em concurso público; o secretário Gustavo também “escorregou” ao comprar 300 mil reais de merenda escolar, em Itararé, sem licitação. Aí tem...
O prefeito Zé Roberto ainda engole “pepinos” da gestão anterior, talvez por isso não apresentou nada de novo que se possa aplaudir. Mas ele tem muito tempo pela frente e a nova Administração pode encontrar o seu caminho; esperamos que o prefeito Zé Roberto nos surpreenda com uma gestão inovadora, dinâmica e... honesta. (chiii, acabou meu espaço). Tchau, tchau.


***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn

POLÍTICA DEMOCRÁTICA DE ITAPEVA: http://www.facebook.com/groups/234193826707428/?bookmark_t=group

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Chávez e Bolivar são apenas pintinhos, na América do Sul, onde o Sonho não acabou e a Esperança ainda não morreu. Vem aí, A Revolução Pacífica do Leão. Não erre de novo. O Novo de verdade no Brasil e no mundo, agora, é a RPL-PNBC-ME. Por mais que os camaleões continuistas da mesmice, Aécio, FHC, Campos, Marina, Freire, Serra e cia da mesmice tentem atropelar a RPL ( A Revolução Pacífica do Leão), traindo assim os ideais libertários de Tiradentes, Bolivar, Frei Caneca, Antõnio Conselheiro, Bento Gonçalves…, antecipando a sucessão, lançando-se candidatos saindo correndo desesperadamente por aí às cegas, meio que desnorteados, como se a eleição fosse amanhã, dando entrevistas a torto e a direito, aqui, ali e acolá, o fato é que A Revolução Pacífica do Leão, PNBC-ME, o Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral, a Mega-Solução, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, é única Alternativa que temos ao velho continuismo da mesmice, da situação (PTMDB-agregados) e da oposição (PPSDEMB-agregados), à paisana ou fardadas, que vem desde a ditadura militar e que não conseguiram e nem conseguem tirar o país do velho lugar comum da corrupção no qual encontra-se encalhado há muito tempo. É por isso que eu não me canso de dizer: Chega de lero-lero, Loriaga Leão, é o Presidente que eu quero. Chega de embromação, chega de camaleão. Agora tem que ser Leão, o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, porque chega dos mesmos e, sobretudo, porque evoluir é preciso. Ademais, se o Bicho não pegar em 2014, nada irá mudar de verdade neste país. Vem com o Leão Brasil, simbora para o futuro, com a RPL, porque com a RPL-PNBC-ME o Brasil pode mais, muito mais. Como vêem, a alavanca nós já temos, dêem-nos agora então o ponto de apoio e nós levantaremos a sua cidade, a sua região, o seu estado, o Brasil e o Mundo, porque jamais resolveremos o Brasil no varejo (nos municípios) sem resolvê-lo antes no atacado (em Brasília). Matéria divulgada nos principais blogs de capitais de estados do Brasil. Cresce e começa a ganhar corpo e força em todo o Brasil o Movimento pelo Novo Brasil de Verdade, o Novo Brasil Confederativo. É o Leão, enquanto Alternativa à situação e à oposição, amarradas ao velho contuismo, o único que fala e diz, claramente, a que veio, gostem ou não gostem. Por Luiz Felipe/SP/Brasil.

10:47 AM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google