sábado, março 16, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA


Por Sebas
tião Pereira da Costa
08:30 (0 minutos atrás)

Lá do Céu mãe Paulina sorri

            Quem com mais de 30 anos não se lembra de dona Paulina de Moraes? Professora aposentada, sobreviveu ao câncer, mulher carismática, filantropa, inteligente e, sobretudo, incansável em seu trabalho de ajudar pessoas nas dificuldades da vida ao mesmo tempo em que fazia política. Ela conseguia conciliar benemerência e política sem que isso transparecesse ou prejudicasse a sua imagem de mãezona preocupada com as pessoas necessitadas. Era sincera ao ajudar o povão carente dos sítios e grotões, não só através de seu programa de rádio “A hora do recado”, como pelo encaminhamento de doentes aos hospitais da região. Foi vice-prefeita de Felipe Marinho e Guilherme Brugnaro, candidata a deputada e, após sua morte, ajudou a eleger sua filha Therezinha de Jesus deputada estadual, duas vezes, que usou o seu sacrossanto nome, como bandeira política: Terezinha da Paulina.

            O sonho de dona Paulina era ver um de seus filhos prefeito de Itapeva, a terra que ela tanto amava; para isso ela batalhou incansavelmente. Em vão. O seu filho, Humberto, delegado federal, chegou a Secretário de Segurança de Rondônia, durante o governo militar, depois, já aposentado, se elegeu prefeito de Nova Campina; Terezinha tentou duas vezes ser prefeita e não conseguiu, derrotada por seu jeito de fazer política.

            Assim, o sonho de dona Paulina em fazer um dos filhos prefeito de Itapeva não se realizara, até que José Roberto Comeron, liberto das peias que o prendiam nas funções radiofônicas da “Hora do Recado”, outrora ocupadas por dona Paulina, migrou para outro grupo político-radiofônico, se lançou candidato e hoje é prefeito de Itapeva. Zé Roberto, pode se dizer, é filho de dona Paulina, não filho genético, de sangue, mas espiritual, ou seja, herdou dela aquele jeito carinhoso de tratar o povão das vilas, dando recados e ajudando pessoas, em cujo coração cabia todo mundo: desde políticos da Capital ao mais humilde lavrador. E o filhote de dona Paulina aprendeu bem o ofício.

            Por essa sua história de trabalho, junto ao povão, Zé Roberto deve um preito à genitora, dona Paulina, e fazer o que estiver ao seu alcance, trabalhando mais que seus antecessores, para ajudar Itapeva. Por enquanto o que se sabe é que o prefeito Zé Roberto inaugurou o tratamento respeitoso às pessoas que vão ao seu gabinete; acabou a era do “nariz empinado”, da empáfia e do descaso com as necessidades das pessoas. Espera-se que o uso do cachimbo do poder não faça a sua boca torta. Como os outros.

            Com seu “filho de criação” na Prefeitura de Itapeva, a saudosa senhora da Hora do Recado lá do céu sorri, só nos restando desejar-lhe: requiescat in pace, dona Paulina.


                                   Tarzan não larga o osso

            Mesmo cassado pelo TSE, por improbidade administrativa, o ex-vereador Tarzan teima em continuar na cena política, ameaçando com a possibilidade de ter seu recurso contra a decisão da justiça aprovado, ou seja, de voltar para a Câmara e tomar o lugar do jovem Rodrigo Tassinari (PV). Atribui-se essa bravata do ex-vereador às eleições para a presidência do PSDB, dia 17, partido que ele sacaneou muitas vezes para tirar proveito político; sem mandato ele disputa em desvantagem com seu opositor, Marmo Fogaça, que, diga-se de passagem, merece mais que nunca uma oportunidade de presidir o partido pela fidelidade que sempre lhe dedicou. Já Tarzan nunca se importou com fidelidade ao PSDB nem aos candidatos do partido, haja vista que ele há muito tempo vem trabalhando para candidatos de outros partidos, isso é público e notório. Na eleição para prefeito em que Paulo de la Rua (PSDB) disputou a Prefeitura com o ex-prefeito Wilmar, Tarzan e seu grupo apoiaram Wilmar “por fora”, ajudando a derrotar o candidato do partido, seu “amigo”, que perdeu por pequena margem de votos.

            O PSDB precisa se renovar, o ex-presidente Fernando Henrique já deu o primeiro passo ao apoiar o mineiro Aécio Neves; em Itapeva o partido também precisa se renovar, Tarzan tem que largar o osso; ele já enjoou todo mundo. Vade retro.  


***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
Google
online
Google