sexta-feira, maio 03, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA



Atenção, os chineses vêm aí...

            Neste exato momento o secretário Ralph Gemignani (Indústria e Comércio) está na China, bem gostosão, a fim de trazer empresas para Itapeva, as despesas por conta da Prefeitura, claro. Às vezes que tentei falar com ele pessoalmente, para saber detalhes da viagem, não consegui, tinha saído ou estava em reunião (síndrome Luciano Oller?), e só consegui pelo celular, graças à assessoria de imprensa da Prefeitura. Então, só posso especular: suponhamos que os empresários chineses, dispostos a atravessar oceanos e vir para Itapeva, exijam o currículo empresarial da nossa cidade, para saber se as empresas que aqui se instalaram deram certo, se cresceram? Quais vantagens Itapeva lhes oferece além de incentivo fiscal; existe mão-de-obra barata e capacitada? Estradas duplicadas, aeroporto adequado, comunicação moderna, serviço de saúde etc.
As conversas vão ser em inglês, dizem que o Ralph domina o idioma; itapevense falando inglês! Que bonito! Mesmo assim é uma empreitada difícil. Ouvi dizer que os chineses só estão interessados em nossos grãos (grãos agrícolas), será que isso vai gerar empregos, aqui? Agronegócio é mecanizado, usa pouca mão-de-obra, não conheço nenhum país no mundo que se tornou grande potência exportando grãos e matérias-primas. A China se tornou potência mundial exportando produtos industriais, cereais eles compram de países agrícolas, atrasados, como o Brasil. Itapeva vai entrar nessa?
Mas é bom para nossos secretários dar uma escapulida turística, conhecer outros povos, outras culturas, isso areja suas cabeças, limpa a ferrugem provinciana tão do gosto itapevense. Caso o secretário não consiga trazer grandes empresas industriais para Itapeva, vale o esforço, pelo menos, ele revê a China, cultura milenar, pródiga em atrações turísticas, comidas exóticas, povo acolhedor, o que vai render boas entrevistas à imprensa para nosso desfrute. Sou a favor da escapadela chinesa do secretário. Ele só precisa tomar cuidado com a gripe aviária, no mais, tudo bem. Volte logo, secretário.
             
FAI - desvios de dinheiro e reeleição

            O vereador Jé (PMDB) vem tentando convencer os colegas na Câmara de que cinco dias para comemoração do aniversário da cidade é o suficiente, insistindo para a prioridade na contratação de atrações artísticas e a concessão de barracas de bebidas e lanches serem de artistas e comerciantes locais. Certíssimo. Vereador Jé foi o único, até agora, a criticar o desperdício de recursos municipais e o prejuízo ao comércio local pelo modelo da FAI da era Cavani, só com gente de fora, que o ex-prefeito Wilmar importou em sua campanha eleitoral. Esperto, o ex-prefeito Luiz Cavani (PSDB) manteve o modelo porque coincide duas vezes com a campanha eleitoral, encerrando-se a 15 dias das eleições municipais. Estão no Ministério Público diversas denúncias de desvios de recursos municipais e doações do comércio, destinados a pagar artistas.
Se o prefeito quer mesmo incentivar o comércio local e demonstrar que foi eleito para dar a Itapeva o que é de Itapeva, precisa mudar esse mau-hábito de seus antecessores de prestigiar o que é de fora, em detrimento ao existe em nossa cidade, senão, mais empresas vão embora daqui, como citei em minha coluna, semana passada.
Afinal, o prefeito Zé Roberto foi eleito para mudar a cara provinciana de Itapeva ou para mantê-la atrasada? Ele tem tudo para mudar o jogo, vai que é sua Robertão...


***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Quem sabe ele consegue trazer para Itapeva o famigerado "negócio da China". Será recebido por quem ? Quem sabe aquele famigerado "shopping". Aguardemos. Tempo ao tempo.

12:03 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google