COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA
Itapeva é um cemitério de empresas?
É preciso exorcizar a urucubaca
Chega de “migalhas”
***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
08:05 (0 minutos atrás)
![]() | ![]() ![]() | |||
Vim para Itapeva em novembro de 1954, a cidade então era conhecida como a capital dos minérios e, segundo estatísticas oficiais, a que mais crescia no Estado, com várias empresas de industrialização mineral de grupos econômicos sólidos, dinâmicos; havia muito emprego e bons salários, parecia que as empresas eram parte do município, que nunca acabariam como foram acabando com o tempo, indo embora ou fechando, sem choro nem vela. A classe política e a sociedade civil assistiram, sem fazer nada, a debandada empresarial: São Matheus, Tintas Pevacor, Cobrazi, Maringá, Lafarge, Titan, Lins de Abreu, Brancal, Mistral, Sambra, Corsolo, Cibrazem, Resisul, Itacolomi, De la Rua, Mac Fort, Mag, Sguario, América Latina Logística. E perdeu dois distritos: Nova Campina/Sguario e Taquarivaí, por obra dos vereadores Tarzan e Edson Martho, dois desafetos de Itapeva; também se foram: ACM, Esporte Clube Santana, Operário, 13 de Maio, Matadouro, Tiro de Guerra, Pelotão da Polícia Rodoviária e outras; com esse histórico negativo qual empresa, nacional ou estrangeira, vai querer se instalar em Itapeva? E a quem responsabilizar por isso? Prefeitos? Vereadores? Sociedade civil? Não sei, só uma pesquisa sociológica poderia apurar as causas de tantos fracassos.
Mas Itapeva ainda não se livrou da urucubaca empresarial, pois os prefeitos, até a gestão passada, só se preocuparam em manter o varejo administrativo e cuidar da reeleição e de sua vida pessoal. Nenhum prefeito ousou quebrar o círculo vicioso: Itapeva está atrasada porque não atrai empresas e não atrai empresas porque é atrasada, equação que resulta no Ramal da Fome. Faltam vontade política e projetos de desenvolvimento de iniciativa do prefeito e secretários a fim de atrair investimentos do governo e empresários; os secretários de Planejamento e da Indústria e Comércio nada fizeram nestes anos todos a fim de viabilizar projetos ou propor medidas visando o desenvolvimento do município; nenhum deles se preocupou em trabalhar sério, pra valer, cujas pastas eram meros cabides de emprego, de acerto eleitoral e burocracia.
Nos governos federal e estadual existem recursos disponíveis, em várias áreas de atividade social e econômica, é só chegar com projeto exequível. Mas, aqui, no Ramal da Fome, a Câmara Municipal, Condersul, sindicatos, ACIAI, Rotary, Maçonaria e demais entidades de classe são relapsas, não se mexem a fim de mudar esse quadro de atraso que nos persegue, não se importam de nossa região ser a mais atrasada do Estado. Isso aumenta a necessidade de liderança do prefeito, ele é quem nomeia secretários e tem força legal para mudar as coisas, por isso, deve ser criterioso, exigente, não tolerar auxiliares incompetentes de olho mais no tabuleiro político que em sua capacidade operacional. A gestão Cavani retrata bem o descaso de um prefeito com o município, pois o seu secretário de Finanças acumulava a de Planejamento, quer dizer, quebrava o galho. Uma heresia administrativa incrível! Nunca ninguém reclamou! Só este escriba!
O prefeito Comeron está com a faca e o queijo nas mãos, pois nunca antes neste País se incentivou tanto o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com oferta de projetos e de recursos. É ano pré-eleitoral, portanto, é só querer fazer e correr na frente, porque atrás vem gente. Antes, porém, o prefeito tem que chamar em seu gabinete os secretários Ralph Gemignani e Marco André e com voz grossa dizer: “acabou a moleza, secretários, combinem os dois e tratem de trabalhar para valer”.
Robertão, mostre aos itapevenses do que é capaz um filho de Buri. Oremos.
***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
4 Comments:
PSOL poderá ser o fiel escudeiro do Fato Novo de Verdade (a RPL), ser diferente, inovar e surpreender os grandalhões em 2014 ?
Por quê Dilma, Aécio, Campos e Marina, enquanto pupilos da midia luso-tupiniquim periguete, e a própria midia, não obstante a distância temporal de outubro de 2014, quase dois anos antes das eleições, já colocaram as suas candidaturas nas ruas, e, açodadamente, estão voando baixo, em parceria com a midia periguete, com a clara intenção de fechar todas as portas e possibilidades de surgimento do Fato Novo de Verdade capaz de surprendê-los e ofuscá-los em 2014, do qual parecem estar fugindo igual o diabo foge da cruz ? Por quê tanta correria assim por parte dos grandalhões do continuismo da mesmice (PTMDB-agregados e PSDEMB-agregados) ? Estão com medo do quê e de quem ? Será que estão com medo da RPL, do Leão, e, na base da correria, tentam cercá-lo, atropelá-lo e inviabilizá-lo em 2014 ? Por outro lado, para azar do continuismo da mesmice, não obstante a correria, não existe nenhuma incompatibilidade entre o PSOL e a RPL (HMM-PNBC-ME), pelo contrário, até parece que nasceram um para a outra. Logo, de repente, se der liga, o PSOL poderá vir diferente desta vez, com tática nova, ser o fiel escudeiro da Revolução Pacífica do Leão, e surpreender os grandalhões em 2014, como nunca antes visto na história deste país, cujo povo quer mais é encontrar o Novo Caminho de Verdade, beijar na boca e ser feliz. Será que o PSOL tem sangue de campeão e coragem para encarar a luta do Tostão (Leão da Mega-Solução) X Patota dos Bilhões (situação, oposição e cia da mesmice) ? Por Luiz Felipe
Imagina aqui na Terrinha da Campina, meu caro Sebastião, que a prefeitura sobrevive graças a Orsa, agora Internacional Paper, e que sempre ficamos a espera de trabalho em Itapeva. Quanto mais investimento por ai, melhoras também chegariam aqui.
Oremos para que vingue a 16°região e que realmente signifique progresso.
O Leão do sul-paulista por todos, todos pelo Leão. Região unida pode ser a grande saída desse eterno estágio de "ramal da fome", que parece não ter fim. Que tal a região unida de forma desprendida pelo menos uma vez na vida engajar-se na LUTA (Legião Unida de Trabalhadores Amigos), encorpar a grande corrente pra frente e, via movimento internético vibrante, dizer "urbe et orbi", alto e em bom som: CHEGA DE LERO-LERO, LORIAGA LEÃO É O PRESIDENTE QUE EU QUERO, disparando e-mails com essa frase e nesse sentido para todos os sites, blogs e endereços eletrônicos, políticos e sociais, de todo o Brasil, formando-se assim um grande movimento regional, estadual e nacional, espontâneo, pró-advento da RPL-PNBC-ME (A Revolução Pacífica do Leão), a Mega-Solução, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, porque chega de continuismo da mesmice, CHEGA DOS MESMOS, e, sobretudo, porque evoluir é preciso.Irmãos, é preciso apenas foco (PNBC-ME), coragem, iniciativa e força de vontade para mudarmos a infeliz realidade. AMéM. Por Luiz Felipe /SP /BR
Favor informar que bairro ou endereço da Cobrazi em Itapeva qdo existia
Postar um comentário
<< Home