sexta-feira, abril 26, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA


Sebastião Pereira da Costa
08:05 (0 minutos atrás)

                   Itapeva é um cemitério de empresas?
Vim para Itapeva em novembro de 1954, a cidade então era conhecida como a capital dos minérios e, segundo estatísticas oficiais, a que mais crescia no Estado, com várias empresas de industrialização mineral de grupos econômicos sólidos, dinâmicos; havia muito emprego e bons salários, parecia que as empresas eram parte do município, que nunca acabariam como foram acabando com o tempo, indo embora ou fechando, sem choro nem vela. A classe política e a sociedade civil assistiram, sem fazer nada, a debandada empresarial: São Matheus, Tintas Pevacor, Cobrazi, Maringá, Lafarge, Titan, Lins de Abreu, Brancal, Mistral, Sambra, Corsolo, Cibrazem, Resisul, Itacolomi, De la Rua, Mac Fort, Mag, Sguario, América Latina Logística. E perdeu dois distritos: Nova Campina/Sguario e Taquarivaí, por obra dos vereadores Tarzan e Edson Martho, dois desafetos de Itapeva; também se foram: ACM, Esporte Clube Santana, Operário, 13 de Maio, Matadouro, Tiro de Guerra, Pelotão da Polícia Rodoviária e outras; com esse histórico negativo qual empresa, nacional ou estrangeira, vai querer se instalar em Itapeva? E a quem responsabilizar por isso? Prefeitos? Vereadores? Sociedade civil? Não sei, só uma pesquisa sociológica poderia apurar as causas de tantos fracassos.  
    
              É preciso exorcizar a urucubaca
Mas Itapeva ainda não se livrou da urucubaca empresarial, pois os prefeitos, até a gestão passada, só se preocuparam em manter o varejo administrativo e cuidar da reeleição e de sua vida pessoal. Nenhum prefeito ousou quebrar o círculo vicioso: Itapeva está atrasada porque não atrai empresas e não atrai empresas porque é atrasada, equação que resulta no Ramal da Fome. Faltam vontade política e projetos de desenvolvimento de iniciativa do prefeito e secretários a fim de atrair investimentos do governo e empresários; os secretários de Planejamento e da Indústria e Comércio nada fizeram nestes anos todos a fim de viabilizar projetos ou propor medidas visando o desenvolvimento do município; nenhum deles se preocupou em trabalhar sério, pra valer, cujas pastas eram meros cabides de emprego, de acerto eleitoral e burocracia.
Nos governos federal e estadual existem recursos disponíveis, em várias áreas de atividade social e econômica, é só chegar com projeto exequível. Mas, aqui, no Ramal da Fome, a Câmara Municipal, Condersul, sindicatos, ACIAI, Rotary, Maçonaria e demais entidades de classe são relapsas, não se mexem a fim de mudar esse quadro de atraso que nos persegue, não se importam de nossa região ser a mais atrasada do Estado. Isso aumenta a necessidade de liderança do prefeito, ele é quem nomeia secretários e tem força legal para mudar as coisas, por isso, deve ser criterioso, exigente, não tolerar auxiliares incompetentes de olho mais no tabuleiro político que em sua capacidade operacional. A gestão Cavani retrata bem o descaso de um prefeito com o município, pois o seu secretário de Finanças acumulava a de Planejamento, quer dizer, quebrava o galho. Uma heresia administrativa incrível! Nunca ninguém reclamou! Só este escriba!
                  Chega de “migalhas”
O prefeito Comeron está com a faca e o queijo nas mãos, pois nunca antes neste País se incentivou tanto o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, com oferta de projetos e de recursos. É ano pré-eleitoral, portanto, é só querer fazer e correr na frente, porque atrás vem gente. Antes, porém, o prefeito tem que chamar em seu gabinete os secretários Ralph Gemignani e Marco André e com voz grossa dizer: “acabou a moleza, secretários, combinem os dois e tratem de trabalhar para valer”.
Robertão, mostre aos itapevenses do que é capaz um filho de Buri. Oremos.


***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...



PSOL poderá ser o fiel escudeiro do Fato Novo de Verdade (a RPL), ser diferente, inovar e surpreender os grandalhões em 2014 ?

Por quê Dilma, Aécio, Campos e Marina, enquanto pupilos da midia luso-tupiniquim periguete, e a própria midia, não obstante a distância temporal de outubro de 2014, quase dois anos antes das eleições, já colocaram as suas candidaturas nas ruas, e, açodadamente, estão voando baixo, em parceria com a midia periguete, com a clara intenção de fechar todas as portas e possibilidades de surgimento do Fato Novo de Verdade capaz de surprendê-los e ofuscá-los em 2014, do qual parecem estar fugindo igual o diabo foge da cruz ? Por quê tanta correria assim por parte dos grandalhões do continuismo da mesmice (PTMDB-agregados e PSDEMB-agregados) ? Estão com medo do quê e de quem ? Será que estão com medo da RPL, do Leão, e, na base da correria, tentam cercá-lo, atropelá-lo e inviabilizá-lo em 2014 ? Por outro lado, para azar do continuismo da mesmice, não obstante a correria, não existe nenhuma incompatibilidade entre o PSOL e a RPL (HMM-PNBC-ME), pelo contrário, até parece que nasceram um para a outra. Logo, de repente, se der liga, o PSOL poderá vir diferente desta vez, com tática nova, ser o fiel escudeiro da Revolução Pacífica do Leão, e surpreender os grandalhões em 2014, como nunca antes visto na história deste país, cujo povo quer mais é encontrar o Novo Caminho de Verdade, beijar na boca e ser feliz. Será que o PSOL tem sangue de campeão e coragem para encarar a luta do Tostão (Leão da Mega-Solução) X Patota dos Bilhões (situação, oposição e cia da mesmice) ? Por Luiz Felipe

11:05 AM  
Blogger Liga Novacampinense said...

Imagina aqui na Terrinha da Campina, meu caro Sebastião, que a prefeitura sobrevive graças a Orsa, agora Internacional Paper, e que sempre ficamos a espera de trabalho em Itapeva. Quanto mais investimento por ai, melhoras também chegariam aqui.
Oremos para que vingue a 16°região e que realmente signifique progresso.

5:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

O Leão do sul-paulista por todos, todos pelo Leão. Região unida pode ser a grande saída desse eterno estágio de "ramal da fome", que parece não ter fim. Que tal a região unida de forma desprendida pelo menos uma vez na vida engajar-se na LUTA (Legião Unida de Trabalhadores Amigos), encorpar a grande corrente pra frente e, via movimento internético vibrante, dizer "urbe et orbi", alto e em bom som: CHEGA DE LERO-LERO, LORIAGA LEÃO É O PRESIDENTE QUE EU QUERO, disparando e-mails com essa frase e nesse sentido para todos os sites, blogs e endereços eletrônicos, políticos e sociais, de todo o Brasil, formando-se assim um grande movimento regional, estadual e nacional, espontâneo, pró-advento da RPL-PNBC-ME (A Revolução Pacífica do Leão), a Mega-Solução, o Novo Caminho de Verdade para o Novo Brasil de Verdade, porque chega de continuismo da mesmice, CHEGA DOS MESMOS, e, sobretudo, porque evoluir é preciso.Irmãos, é preciso apenas foco (PNBC-ME), coragem, iniciativa e força de vontade para mudarmos a infeliz realidade. AMéM. Por Luiz Felipe /SP /BR

6:12 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google