segunda-feira, outubro 12, 2009

Corrupção na educação reduz nota de alunos, diz estudo

Logo Agência Estado
12/10 - 08:41
Agência Estado
O desvio e a má gestão dos recursos repassados para as escolas públicas brasileiras têm gerado efeitos colaterais danosos para alunos e professores, além de prejudicar diretamente o potencial de crescimento econômico do País. A conclusão é de um estudo desenvolvido por economistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Universidade de Berkeley (EUA) e do Banco Mundial.

Cláudio Ferraz, Frederico Finan e Diana Moreira analisaram o resultado da auditoria dos gastos de 365 municípios feita pela Controladoria Geral da União (CGU), entre 2001 e 2004. Depois, cruzaram esses dados com o resultado obtido na Prova Brasil pelos alunos da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental das 1.488 escolas públicas existentes nos municípios analisados.

A Prova Brasil é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) que mede o desempenho em língua portuguesa e matemática de alunos da 4ª e da 8ª séries (5º e 9º anos) de escolas públicas.

Os pesquisadores perceberam que a nota dos alunos que estudavam nos municípios onde houve mau uso ou desvio de recursos foi menor do que a dos estudantes das outras localidades. A diferença foi, em média, de 15 pontos - a nota vai de 0 a 500. O estudo também mostrou que não há relação direta entre grandes quantias de dinheiro repassadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) - atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) - aos municípios e a excelência no ensino. O valor do Fundef era calculado segundo o número de alunos matriculados na rede.


--Se você tem muita corrupção e o dinheiro é mal gasto, isso explica, em parte, porque gastar muito não está associado com a melhora do desempenho em provas internacionais, diz Cláudio Ferraz, professor assistente do Departamento de Economia da PUC-Rio e um dos autores do estudo, citando a classificação dos alunos brasileiros no Pisa, um exame internacional.


Em 2006, o Brasil ficou em 54º lugar entre os 57 países avaliados em matemática e em 49º entre 56 países na avaliação sobre capacidade de leitura. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lembram da denuncia sobre livros dida´ticos em São Paulo?"Não ame, estupre"; "Odeie assim, por esporte" e "Tome drogas" são algumas das frases contidas em mais um livro paradidático impróprio entregue pelo governo José Serra, do PSDB, para as crianças do estado de São Paulo; é o horror do enCino "tucano" no estado mais rico do Brasil!Isso ocorreu em maio de 2009.Podemos considerar que isso também é corrupção?

3:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

"O governo de São Paulo enviou a alunos de terceira série (faixa etária de nove anos) um livro feito para adolescentes, que possui frases como ?nunca ame ninguém. Estupre?.A coletânea de poesias faz parte do mesmo programa de melhoria da alfabetização que teve um livro recolhido por conter palavrões e expressões de conotação sexual: ?Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol?, também distribuída para a terceira série.
A nova obra, ?Poesia do Dia -Poetas de Hoje para Leitores de Agora?, foi enviada às escolas há cerca de duas semanas para ser usada como material de apoio. Foram distribuídos 1.333 exemplares.Não é para crianças de nove anos. São várias ironias, que elas não entendem?, afirmou o escritor Joca Reiners Terron, autor do poema mais criticado por professores da rede, chamado Manual de Auto-Ajuda para Supervilões?."

3:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

O imprensalão não perde uma chance de jogar o ventilador na farofa de LULA. Tudo isso visando 2010
Brasil sobe seis posições em ranking do Fórum Econômico Mundial.
O impacto da crise econômica mundial nos países desenvolvidos pode ser melhor observado nesta quinta-feira, a partir da divulgação do Relatório de Desenvolvimento Financeiro do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). Devido à boa reação do Brasil perante a recessão, o país subiu do 40º, em 2008, para o 34º lugar no ranking este ano.O estudo analisa o desempenho dos 55 maiores mercados de capitais e sistemas financeiros do planeta.

3:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Depois do Sarney agora é a vez da Yeda corrupta Crusius:A ética tucana de morrer.Confirmado: mobília dos netos dela também foi comprada com dinheiro público
Depois da denúncia do piso da casa da MADAME, agora aparece uma nova: OS GURIS NETINHOS tiveram seus quartos forrados com DINHEIRO DE IMPOSTOS GAÚCHOS!Entre as denúncias recebidas pela oposição sobre as compras particulares da governadora do PSDB pagas com dinheiro público está a aquisição de móveis infantis, que seriam usados pelos seus netos.

3:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

KASSAB VAI EXPORTAR LIXO PARA O ABC PAULISTa e a imprensa marron fica caladinha quando o assunto é o lixo da cidade de São Paulo.Aliás, Kassab conseguiu que nossos resíduos virassem adjetivo para nossa cidade. Veja que história interessante.Aterros sanitários são obras que demandam um certo tempo para serem projetadas, licenciadas e executadas. No entanto duram em média 20 anos. Ou seja, tempo suficiente para se projetar um outro aterro pois, o lixo não irá parar de chegar. E os aterros, ainda são a forma menos agressiva de dispor lixo urbano.

3:15 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google