quinta-feira, outubro 08, 2009

O Estado de S. Paulo
Planalto quer neutralizar TCU para destravar obras da Copa e do pré-sal
João Domingos e Christiane Samarco

Uma semana depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a paralisação de 41 obras federais, das quais 13 do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o Planalto decidiu recorrer a empresários, sindicalistas, governadores, prefeitos, Congresso e Ministério Público na tentativa de fechar um grande acordo com objetivo triplo: destravar projetos do pré-sal, da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. O próprio TCU será procurado. O governo quer flexibilizar auditorias do tribunal e processos de concessão das licenças ambientais do Ibama.

Um ano antes da eleição presidencial, o Planalto quer reduzir as amarras legais dos projetos de infraestrutura, de forma que grandes obras rodoviárias, ferroviárias e de intervenção urbana, além das relativas ao pré-sal, possam ser tocadas sem paralisações. Na estratégia de destravamento, o governo opera em duas frentes: a jurídica e a fiscal. No campo das finanças, mostra-se indiferente aos ataques à Lei de Responsabilidade Fiscal e até abre o cofre do Tesouro para Estados e municípios. MAIS

***

Ora, ora, em vez de curar a febre, o governo quer acabar com o termômetro. Por que não fazer as coisas certas?

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A mídia só não informa que a tal fazenda da Cutrale está numa terra grilada, de propriedade do Estado, e que os pés de laranja foram plantados para evitar a desapropriação da área antes improdutiva. Também não fala que a Cutrale tem vários processos na justiça, inclusive por débitos trabalhistas. O dono da Cutrale, um dos mais ricos empresários do mundo, aparece como vítima. Já os trabalhadores sem terra surgem como vilões. A mídia realmente tem lado, tem classe. Nela não há qualquer pluralidade informativa. Ela defende unicamente os interesses dos poderosos, inclusive para garantir os seus lucros. O anúncio de uma página na revista Veja, por exemplo, custa cerca de R$ 200 mil reais, e a Cutrale é uma grande anunciante. Daí não ser criticada pela mídia venal e corrompida.

12:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Toda essa onda positiva na economia e muitas outras coisas importantes que ultimamente tem acontecido no governo LULA é uma enorme pedra no sapato do PSDB,DEM,PPS etc e companhia.O Serra com idade avançada penso que esta jogando tudo para tentar abocanhar a presidencia,mas parece que a posição e reconhecimento da administração LULA pelo país e ainda mais internacionalmente vai desbancar o sonho presidencial dos PIG's, mesmo com o puxasaquismo da GLOBPIG-64.

12:23 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google