Entenda por que o governo quer neutralizar o TCU Correio Braziliense |
O mau exemplo do Pan |
Izabelle Torres |
Dois anos depois, jogos ocorridos no Rio ainda são alvo de 35 processos no Tribunal de Contas. Corte agora promete acelerar julgamentos por conta das Olimpíadas de 2016. Enquanto os brasileiros vibram com a escolha do Rio como a sede das Olimpíadas de 2016 e patrocinadores já investem em campanhas publicitárias sobre as vantagens do evento para o país, uma pilha de processos lota os gabinetes do Tribunal de Contas da União (TCU) e dá a dimensão do mau uso do dinheiro público pelos agentes políticos durante a realização dos jogos Pan-Americanos, em 2007. As suspeitas de irregularidades somam 35 processos, sendo que nenhum foi concluído até hoje. Dois deles estão em fases avançadas e os ministros já citaram duas empresas fornecedoras e quatro organizadores dos jogos a ressarcirem o Tesouro Nacional em mais de R$ 18 milhões. Os acusados recorreram e a apuração agora se transformou em uma Tomada de Contas Especial. As suspeitas de que a organização do Pan cometeu falhas graves e desviou recursos durante a organização do evento são originadas de denúncias das mais variadas espécies. Os auditores investigam, por exemplo, indícios de fornecimento de bens e serviços em quantidades diferentes das estabelecidas inicialmente em contratos, mudanças de cláusulas contratuais e a inclusão de aditivos sem justificativas, a compra pelo governo de materiais a preços muito superiores ao de mercado, além de superfaturamentos no aluguel e na construção da Vila Pan-Americana. Falhas que depois de apuradas podem explicar o porquê de o custo final do Pan calculado em R$ 3,3 bilhões ter ultrapassado em mil vezes o orçamento inicialmente previsto. MAIS |
3 Comments:
A imagem do Brasil no exterior não é mais a de uma promessa bloqueada pela mediocridade de seus governantes. O país é hoje protagonista dos grandes temas mundiais. Já houve quem dissesse que, dentre os Brics, o Brasil é o país com maior potencial, pois é o único a reunir crescimento econômico, imensas reservas energéticas e minerais e democracia consolidada.Vejam como era o Brasil na época do FHC(PSDB)!!!!
Os asseclas da direita com descendencia escravocrata já tinham preparado a manchete caso o Brasil perdesse para Madrid.Tomaram de lavada e tem mesmo é que torcer para o quanto pior melhor,fazer o joguinho da GLOBOPIG-64 que não se sabe de onde conseguiu adquirir a TVPAULISTA,conforme mostrou a TV RECORD em seu noticiário.Corrupção tem inicio em cidades pequenas como Itapeva até o último escalão da república senão o capitalismo não seria capitalismo.Por acaso o PSDB em parceria com os DEMOS,PPS sempre foi um grupo de santificados?
"Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" já dizia o velho bordão. Grandes eventos: PAN, Copa do Mundo, Olimpiadas, Fórmula 1, etc...são fontes preciosas para geração de riquezas para um país, colocam o pais na vitrine fomentando o turismo, gerando empregos, tem efeitos muitos beneficos, agora cabe aos governos gerir bem a aplicação dos recursos que são investidos na infra-estrutura para receber estes eventos. Se fossemos pensar assim, também não iriamos mais construir hospitais, escolas, portos, aeroportos, pois onde existe uma verba pública, o superfaturamento e outras mutretas aparecem como erva daninha. E utilizar isto como argumento para a não realização destes eventos não me parece sensato. Fiscalização já, é o melhor caminho.
Postar um comentário
<< Home