quarta-feira, abril 08, 2009

Vacina contra a febre amarela (17DD)

Fernando S. V. Martins & Terezinha Marta P.P. Castiñeiras

A vacina contra a febre amarela (17DD) é elaborada com o vírus vivo atenuado, sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). É aplicada por via subcutânea na região deltóidea (braço). Em 95% das pessoas o efeito protetor (imunidade) ocorre uma semana após a aplicação e confere imunidade por, pelo menos, 10 anos (provavelmente por toda a vida). Está incluida nos Calendários de Vacinaçãoa partir dos 9 meses de idade. A vacina contra a febre amarela e pode ser utilizada (anti-amarílica) está disponível na Rede Pública e nas clínicas privadas credenciadas. Deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para áreas de risco, no Brasil ou no exterior. A emissão do Certificado Internacional de Vacinação é feita apenas nos Postos da Anvisa.

Efeitos colaterais

A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais. É utilizada há mais de sessenta anos e efeitos colaterais graves (incluindo óbitos) são raros. Cerca de de 5% das pessoas pode desenvolver, 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular, sendo infrequente a ocorrência de reações no local de aplicação. Reações de hipersensibilidade são muito raras e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina. A ocorrência de encefalite é raríssima, tendo a maioria dos casos ocorrido em crianças vacinadas com menos de seis meses de idade. LEIA MAIS
***
Em Itapeva, toda a população está sendo vacinada. Aparecerem casos de febre amarela na região. Tomei a vacina agora a tarde, na praçinha do Tiro de Guerra, ao lado da Santa Casa. A filou não demorou mais que 15 minutos.

As enfermeiras estão informando que a partir de amanhã, os postinhos das vilas também aplicarão a vacina.
Google
online
Google