Folha do Sul
Projeto original do célebre arquiteto Ramos de Azevedo |
O trem chegou a Itapeva pela primeira vez na manhã de 1º de abril de 1909, com uma festa que contou com a presença das mais altas autoridades do País. Além do presidente da República Afonso Pena, estavam presentes o presidente do Estado, Albuquerque Lins e o Cel. Fernando Prestes, principal liderança política da região, dentre outras autoridades como ministros e secretários. Quando o trem entrou na estação, as bandas “Aurora”, de Itapetininga e “Euterpe Faxinense”, de Faxina, além da banda da Força Pública, tocaram o Hino Nacional. Uma verdadeira multidão de curiosos assistia à festa, enquanto recebiam café e chocolate e presenciavam o hasteamento da bandeira, antes do banquete, à noite.
A estação, pela fotografia da chegada do primeiro trem, era aparentemente a que depois passou a ser o armazém, que ainda hoje está lá, embora reconstruído. A estação de passageiros definitiva , projetada por Ramos de Azevedo, teria sido construída apenas em 1912. Em 1939, os nomes da cidade e da estação foram alterados para Itapeva. Sempre ficou fora do centro da cidade (em Vila Isabel), e, por isso, mais tarde, a Sorocabana quis mudar o local da estação, chegando a construir uma nova estação e armazém, mais perto do centro. Entretanto, quando foram colocar o leito novo da estrada, a construção da linha ficou provada ser tecnicamente muito difícil e inviável. Com isto, os edifícios ficaram perdidos no meio da cidade e a eles foi dado outro destino, abrigando hoje a Estação Cultura Prof. Newton de Moura Müzel e o Núcleo de Saúde (NGA). Com isso, a estação acabou ficando no mesmo local de origem até 1978, quando o trem de passageiros de Itararé foi suprimido. LEIA MAIS
Marcadores: Itapeva história
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