Febre amarela chega à região e causa 9 mortes e 22 casos confirmados
Leandro Nogueir, Cruzeiro do Sul (Sorocaba)A febre amarela se aproxima de Sorocaba. Na área do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS), que abrange 48 municípios, houve nove óbitos e 22 casos confirmados desde o dia 13 de março, segundo divulgou ontem o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado. 13 cidades da região de Sorocaba foram agora inclusas na área de risco, entre elas Itapetininga. Quem for viajar para as áreas de risco precisa vacinar-se com dez dias de antecedência.
Em Sorocaba não há caso de febre amarela. O secretário municipal da Saúde de Sorocaba, Milton Palma, diz que a única ação que precisa ser tomada no momento é intensificar o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue e para os que forem viajar, imunizar-se com a vacina. Nas matas e na área rural a febre amarela é transmitida pelo mosquito Haemagogus e na cidade pelo Aedes Aegypti, o mesmo da dengue. Desde 1942 não há registro de febre amarela urbana no Brasil.
Municípios afetados
Em entrevista coletiva realizada no Departamento Regional de Saúde de Sorocaba na tarde de ontem foram divulgados os municípios da região. Segundo a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Ana Freitas, e da diretora da divisão de imunização do Estado, Helena Sato, em Piraju houve 11 casos, seis deles fatais; em Sarutaiá, seis casos, um deles com óbito, em Itatinga, três casos, um fatal; em Buri um caso fatal e em Avaré, um caso.
Áreas de risco
Na região de Sorocaba estão na área de risco: Itapetininga, Campina de Monte Alegre, Capão Bonito, Guapiara, Guarei, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo e Taquarivaí. Na região de Botucatu as cidades da área de risco são Angatuba, Arandu, Avaré, Bernardino de Campos, Bofete, Botucatu, Cerqueira César, Fartura, Iapussu, Itaí, Manduri, Óleo, Paranapanema, Pardinho, Taguaí, Tejupá e Timburi.
Outras áreas de risco estão em Marília, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Barretos, Ribeirão Preto, Araçatuba, Araraquara, Jales, Franca e Presidente Venceslau. Além do Estado de São Paulo também há febre amarela no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, e parte dos estados da Bahia, Paraná, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Vacinação
Quem não se vacinou e pretendia ir para a área rural ou mata de alguma das cidades de risco na Semana Santa deve cancelar a viagem. E quem vai viajar para uma dessas áreas no feriado de Tiradentes precisa tomar a vacina com dez dias de antecedência para ficar imunizado. Em Sorocaba a vacinação ocorre no Centro de Saúde Escola às segundas e terças-feiras, das 8h às 14h; quartas-feiras, no CS da Vila Angélica, das 8h às 14; às quintas-feiras, no CS Jardim Simus, das 13h às 19h e às sextas-feiras, no CS da Vila Hortênsia, das 13h às 19h.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home