segunda-feira, setembro 24, 2007

UM PLANO PARA ITAPEVA

Diante da escassez de recursos, a administração pública precisa escolher prioridades. Estabelecer metas, escolher caminhos.

Atirar para todos os lados, como acontece, é desperdiçar munição, não é? Vão-se os recursos, sempre escassos, e os problemas continuam, às vezes até pioram.

O último (talvez o único) prefeito de Itapeva que tinha um plano, e pautou-se por ele, foi o Dr. Jorge de Assumpção Schimidt (1969 - 1972). É verdade que era um plano um tanto autoritário, com baixa participação da comunidade. Seja como for, Schimitão ainda hoje é tido como o prefeito que mudou Itapeva: alargou ruas, contruiu avenidas, escolas (Minas e Agrícola), etc. A respeito da Escola de Minas e Metalurgia (a segunda do Brasil) houve, sim, mobilização de professores, engenheiros, industriais, empresários. Eu mesmo, estudante, participei de palestra de sensibilização no Itapeva Clube - lotado!

E depois? Nada. É arroz com feijão. As administrações são reativas, correm atrás do prejuízo. Nada de proatividade.

Em geral, os candidatos a prefeito apresentam um "plano de governo", que na verdade é um caça-votos. Prometem resolver em quatro anos todos os problemas da cidade! Saúde, educação, transportes, esportes, cultura, meio ambiente, pobreza, empregos, agricultura, fábricas, corrupção, habitação, gestão ...

Existe uma armadilha nessa "abrangência": a simples citação de um problema passa aos eleitores a idéia de que o candidato conhece e está sensibilizado para a questão. Depois, no exercício do mandato, a "abrangência" colabora para a perda de foco no essencial.

Daí a proliferação de "pequenas" secretarias - Cultura, Esportes, Meio Ambiente, Agricultura, etc - e inúmeras diretorias que, regra geral, gastam quase toda a verba (sempre escassa) em pessoal e burocracia, pouco ou nada sobrando para a atividade-fim! Isso não é desperdício de recursos?

Veja bem: existem três secretarias de obras: Obras, Transporte e a das Regionais!

Existem duas secretarias sociais: Ação Social e Fundo de Solidariedade!
-----------------------------
Tudo isso para propor aos leitores do blog o seguinte. Vamos fazer um PLANO PARA ITAPEVA.

Proponho os seguintes passos:
1° PASSO - Identificação das áreas/secretarias prioritárias. Exemplo: saúde (
CLIQUE AQUI PARA IDENTIFICAR)
2° PASSO - Identificação do problemas das áreas prioritárias. Exemplos (caso da saúde): falta de postos? falta disso? daquilo?
3° PASSO - Proposta de solução para os problemas apresentados. Muitas vezes, vários problemas apresentados são meras consequências de um outro principal: falta de planejamento, gestão, recursos, treinamento...

Marcadores: ,

Google
online
Google