quinta-feira, junho 14, 2007

Oligarquização dos partidos divide analistas
Caio Junqueira, Janaina Vilella e Sérgio Bueno, Valor Econômico
O eixo da discordância entre os cientistas políticos sobre as listas partidárias está na possível oligarquização dos partidos causada pela definição da ordem dos nomes nas listas. Pela medida, os atuais detentores de cargos teriam preferência nos primeiros lugares dessas listas.
Renato Lessa, cientista político do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), aponta como principal efeito das listas o fortalecimento da oligarquização partidária: "Vamos ter uma lista cuja configuração é opaca para a sociedade. Além disso, essa reforma, de maneira escandalosa, permitirá que os atuais deputados tenham lugar marcado na lista. Isto é inaceitável".
CONTINUE

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho um absurdo essa idéia de lista partidária na proposta de reforma política, ou seja, estaríamos votando apenas no partido e o partido, de acordo com uma lista, definiria quem seriam os seus representantes, democracia para mim é igual a gravidez, é ou não é, não existe meia gravidez e nem meia democracia. E o que estão querendo com essa reforma é apunhalar a democracia. Quero ter o direito de escolher o meu candidato, e não que um partido decida isso por mim.

1:35 PM  

Postar um comentário

<< Home

Google
online
Google