sexta-feira, março 23, 2007

INDEPENDÊNCIA DOS PODERES?
Nos Estados Unidos, inclusive, é proibido os parlamentares serem ministros. A frase é do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, que criticou duramente a maneira como seu partido, o PMDB, está fazendo as indicações para os ministérios neste segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"A discussão se dá (em torno) de pessoas, e não em torno de projetos e de modelos. Não se sabe, realmente, o que o PMDB pretende com relação à Agricultura nem com relação à Integração Nacional".
"Porque (o PMDB) não tem posições. E não tendo posições, as ações dos ministros serão a partir da perspectiva individual e também a partir das pressões originadas de seus eleitores".
O ex-presidente do STF disse, também, que as indicações estão sendo feitas por Senado e Câmara, e diz não saber porquê essas indicações precisam ser de parlamentares. "Nos Estados Unidos, inclusive, é proibido os parlamentares serem ministros", argumentou. LEIA MAIS NO ESTADÃO
Pois é ... nos Estados Unidos os ministros são técnicos, professores. Auxiliam o presidente a executar as políticas públicas ... determinadas/aprovadas ... pelo Congresso, pró-ativo, forte.
Igualzinho aqui, ?
E nos grotões, então? É um tal de criar e descongelar secretaria da cultura, do emprego, do meio ambiente, das administrações regionais (cidade grande, ?), da ação social, de solidariedade ... para dar emprego para amigos e cabos eleitorais ... sempre de olho da próxima eleição ... pois o que interessa mesmo é conservar a vaca leiteira do poder.
Precisam entender do assunto? Não, não. O que importa é quantos votos de cabresto mantém no curral bem cevado ... com favores e empregos públicos, uai!
Interessante: secretaria do planejamento para articular o desenvolvimento, essa não precisa! Secretaria de controle interno, não precisa!

Marcadores:

Google
online
Google