quinta-feira, março 22, 2007

Os pecados da Câmara

Coluna do SPC, na Folha do Sul (que cita este blog de forma generosa):

Em Itapeva cada vereador tem quatro "assessores". São 40 pessoas ganhando em média R$ 750 mensais sem precisar marcar ponto nem aparecer na Câmara. Só alguns cumprem expediente junto ao gabinete do edil, a maioria deles nem o próprio vereador sabe por onde anda.
Esse privilegiado contingente de "fantasmas" é mantido na coleira, por quatro anos, afim de trabalhar na campanha eleitoral do vereador às custas do dinheiro público. Uma imoralidade diante da qual todos fecham os olhos.
Enquanto a Câmara mantém a mamata desses "fantasmas", falta gente para trabalhar de fato em algumas instâncias do Legislativo, por exemplo, técnicos que facilitem aos vereadores fiscalizar o Executivo a fim de analisar balancetes (com as respectivas notas fiscais e recibos); ficar de olhos nas licitações e "convites" da Prefeitura para aquisição de materiais etc.
Com isso, o desempenho da principal função do vereador que é a de fiscalizar o Executivo seria acrescido de inexcedível qualidade e serviria de (bom) exemplo para toda a região. Mas quem é que quer fiscalizar?
(...)
Os problemas de Itapeva e região são antigos e alguns desses voltam a merecer a atenção dos indignados com a passividade dos vereadores itapevenses que de forma contumaz fecham os olhos para muita coisa importante que acontece na administração municipal. As denúncias de corrupção que, às vezes, vêm à tona por iniciativa de algum vereador descolado da corriola do prefeito (vide escândalo do Fundef), são solenemente esquecidas até pelo próprio vereador denunciante. O tempo cicatriza tudo.
Hoje a internet e os blogs estão aí diariamente a levar indignação a um número infindo de internautas que, se não chegam a se revoltar com a safadeza de alguns políticos, pelo menos ficam sabendo de que algo vai mal no Reino da Dinamarca. O blog do Tião Loureiro (tinha que ser um xará) é um point informativo a reforçar a cidadela dos indignados, criticando ações políticas equivocadas e a passar informações importantes para quem se interessa por sua cidade e por seu país.
LEIA A ÍNTEGRA NA FOLHA DO SUL

SPC é um veterano e prestigiado colunista de Itapeva e Itararé. É um dos poucos (senão o único) que regularmente relata, noticia, critica e aponta as mazelas de uma região pobre e coronelista, coronelista e pobre.
Seguramente, sua coluna é a mais lida da imprensa regional.
Manter, como o SPC mantém, uma coluna semanal de política por aqui é uma barra: o "clubinho político" se protege e se fecha mais do que tatu na toca. E opacidade serve para isso mesmo: impedir a divulgação e a participação da comunidade.
É uma barra porque a Câmara Municipal não fiscaliza, não controla, não divulga relatórios. Pelo contrário, quase sempre bota panos quentes. Daí as seguidas reprovações das contas pelo Tribunal! Mesmo com esse triste histórico, a Câmara faz de conta que as contas não são problema dela!
É uma barra porque (acreditem!) o site da Câmara não divulga os projetos de lei em tramitação! Em geral, a população e a imprensa só tomam conhecimento depois de virar lei! O clubinho fechado não leva em consideração os interesses da população, população que diz representar!
É uma barra porque o Ministério Público da Cidadania (que cuida de irregularidades políticas) funciona com dificuldades. Os promotores alegam excesso de serviço: têm de dar prioridade para réu preso, para casos envolvendo menores, etc.
O pior é que parte da imprensa se acomoda, se conforma (quando não vira chapa-branca).
É aí que entra o mérito do SPC. Seja por vocação jornalística, seja pelo gosto e conhecimento de ciência política (e de outras disciplinas), seja por inconformismo, seja por esperança (comum aos comunicadores) de sensibilizar e acordar a comunidade para seus problemas, SPC, com esforço, perseverança, talento e criatividade, criou um jeito próprio de driblar essas dificuldades.
É um pioneiro! Fez escola!
Como todo pioneiro, às vezes dá trombadas. Às vezes leva rasteiras.
Parabéns, SPC!

Marcadores: , ,

Google
online
Google