quinta-feira, março 22, 2007

GOVERNOS: INFORMAÇÃO OU PROPAGANDA PESSOAL? OS GOVERNOS MUNICIPAIS, ENTÃO...
"Embora longe do ideal, há muita informação federal disponível na Internet. A situação muda de figura consideravelmente quando se desce aos estados, para mergulhar no mais profundo breu quando se chega nos municípios.
Ou seja, quanto mais próximo do cidadão o Estado é, piores são a qualidade e a quantidade das informações que proporciona.
No Brasil, o dever de publicidade é especialmente abusado. De forma geral, os governantes interpretam esse dever como o direito de contratar agências de publicidade para fazer propaganda de si próprios.
Um novo prefeito é eleito? O primeiro ato do sujeito é ordenar que se eliminem todos os logotipos e slogans do antecessor, pespegados em ambulâncias, paredes, papeladas, placas, avisos em ônibus e mais um mar de outras aplicações. No lugar, coloca os seus. De forma que todos fiquem sabendo que a administração municipal, a qual antes se conduzia sob alguma máxima do tipo “Trabalhando por você”, passa a ser dirigida sob a égide do “Você, governando Xiririca da Serra” ou alguma outra alternativa equivalentemente tatibitate. (O uso do gerúndio é obrigatório.)
Tribunais de Justiça, de Contas, Assembléias Legislativas, Prefeituras, governos estaduais, gastam um dinheirão na promoção de pessoas (ou “da administração”, o que vem a dar no mesmo), grana essa que é subtraída de atividades de comunicação que informem a respeito das funções dos órgãos.
Naturalmente, a maior parte do dinheiro desperdiçado em bobajóis propagandísticos é de responsabilidade de governos – federal, estaduais e municipais.
Não há país minimamente civilizado em que se admita que governos façam publicidade de si próprios.
Gasta-se uma fortuna com a contratação de agências publicidade e com a veiculação de anúncios cuja única finalidade é edificar a imagem do governante.
É especialmente cínico apresentar tais contratações e veiculações como cumprimento do dever de informar, conforme políticos e publicitários não se cansam de insistir. O fato é que não existe atividade mais incompatível com a transmissão de informação objetiva do que a publicidade.
Agora o Palácio do Planalto e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, aparecem com uma rede de TV que tem entre seus objetivos a divulgação de atos do governo. Seríamos espírito-de-porco se imaginássemos que se trata de chapa-branquismo lascado?"
Pois é ... a prefeitura de Itapeva também, de quando em vez, gasta uma grana para mostrar tudo arrumadinho na TV TEM. Eta nóis véio, parecemos bonitos pra caramba na foto!

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1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

rOla!
Parabens!
Gostariamos muito que escrevesse em nosso portal www.zigbr.com sobre qualquer assunto escolha o assunto obrigado
ficaremos muito felises com sua participação

1:40 AM  

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