quinta-feira, janeiro 04, 2007

LULA REFÉM?
Se Lula achava Aldo a melhor solução, por que recuou? Por que Lula não atuou para conter o avanço do petista Chinaglia?
Há várias explicações na praça. Eis as duas principais, não-excludentes:

1) força da natureza – o PT, partido mais articulado dentro da Câmara, avançou. Arlindo Chinaglia consolidou sua candidatura. Não há como ir contra essa força da natureza.
2) PT ‘de raiz’ espeta a faca – embora Chinaglia não seja do grupo original chamado de “núcleo duro” quando Lula se elegeu em 2002, ele tem trânsito excelente por todas as tendências da sigla. Foi adotado por ex-cardeais que hoje estão no oblívio, como Zé Dirceu, Palocci, Genoino, João Paulo Cunha e outros. Todas as essas pessoas têm algum tipo de relacionamento com Lula – mesmo que à distância. Desnecessário dizer que todos eles sabem muita, mas muita coisa mesmo sobre os escândalos do mensalão e outros. Em certa medida, o silêncio dessa tropinha serviu de alavanca para Lula ficar onde está.
Por essa teoria nos corredores do Congresso, o ex-núcleo duro teria enviado recados tácitos para o Planalto. Por exemplo, “não atrapalhe a eleição de um petista para a presidência da Câmara. Nossa condescendência também tem limites...”. FERNANDO RODRIGUES
Google
online
Google