Enfraquecimento da classe média trava crescimento do país
Folha: "Apesar de representar menos de 32% do total das famílias no Brasil, a classe média responde por 50% de todo o mercado consumidor no país.
Seu encolhimento e precarização representam um obstáculo a mais ao crescimento do consumo, do investimento e da atividade econômica.
Na comparação com a maioria dos países da América Latina, a partir de 1990 foi a classe média brasileira quem mais encolheu - tendo em conta a participação desse grupo no total da renda de cada país.
Segundo dados das Nações Unidas (até 2002), a participação da classe média no total da renda no Brasil encolheu de 47% em 1990 para 43% em 2002. A tendência pode ter se acentuado mais recentemente.
Nos últimos anos, o crescimento do PIB brasileiro tem ficado sistematicamente atrás do de outros países da América Latina e da média da região." ÍNTEGRA
Ok. Só faço uma ressalva. Ao contrário do que sugere o título, é o crescimento travado que enfraquece a classe média. Classe média é um fenônemo típico da industrialização, é consequência da inclusão econômica e social decorrente do crescimento da economia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home