DOIS TIPOS DE ATORES AMBIEMTALISTAS
Verônica Cruz e Marcelo Coutinho, no Estadão: "Lançando mão dos recursos democráticos e se autodenominando defensores do meio ambiente ambos defendem, na prática, interesses claramente antagônicos.
O primeiro deles é o ambientalista responsável, que trabalha de forma realista com o conceito de desenvolvimento sustentável. Ele busca a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo que defende o crescimento econômico, pois sua interpretação da natureza incorpora o homem e, por conseqüência, sua qualidade de vida.
O outro militante ambiental é aquele cujo intuito é conservar o meio ambiente a qualquer preço, não estando, portanto, imbuído do espírito da nova época na qual o Brasil se insere. Seu ativismo acaba sendo instrumentalizado por outros interesses, mais preocupados em garantir os padrões de consumo dos países desenvolvidos.
Essa postura mais conservadora, com argumentos ilusórios, encobre na realidade a assimetria de forças do mundo globalizado.
Vale notar que as grandes organizações não-governamentais (ONGs ) que normalmente assumem esse papel costumam agir aqui financiadas por recursos provenientes dos países desenvolvidos, que até então são os maiores responsáveis pelos problemas ambientais, como o aquecimento global.
(...)
Isso implicará, por exemplo, evitar que os preservacionistas impeçam o desenvolvimento nacional com armadilhas inseridas na complexidade do arcabouço institucional brasileiro com a falsa idéia de que podemos prescindir de novas hidrelétricas, cuja construção também já dispõe de tecnologias substancialmente menos prejudiciais ao meio ambiente." AQUI
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home