segunda-feira, outubro 23, 2006

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O ELEITOR?
1. Se 60 % dos eleitores, agora, manifestam intenção de reeleger Lula, por que não o fizeram logo no primeiro turno?

2. Por que alguns eleitores de Alckmin no primeiro turno estão mudando de lado?

Ocorreu algum fato novo importante para a repentina mudança?

Na Espanha, houve virada espetacular nas vésperas da eleição. Mas houve um fato novo grave: atentado no metrô e explicação mentirosa do primeiro-ministro, que perdeu a reeleição dada como certa.

E aqui? O que mudou? O grave continua grave, ou não?

Será que é efeito da propaganda negativa – privatização, corte em bolsa?

Eleitores mais simples me dizem que sentem medo de perder a bolsa, a aposentadoria. Será que eles vêem a figura do presidente como a de um monarca todo-poderoso, que manda e desmanda, sem respeitar o princípio da legalidade? Será que eles compreendem a função do Congresso de fazer as leis para o Executivo cumprir? Mas é assim mesmo que a coisa funciona no Brasil?

Na última eleição de prefeito, em Itapeva, detonaram a ex-deputada Terezinha (mais de 60 % de intenção de voto) com boataria (boateiros pagos?). Ela iria acabar com o Peti, a Bolsa, tudo, tudo.

Eu tinha dificuldade de acreditar no efeito negativo. Ora, Terezinha é conhecida pela sua ação social – que os situacionistas criticavam como “assistencialista”. Como acreditar que pegasse em uma “assistencialista” a “intenção” de acabar com a assistência? Não parece incoerente? Bom, o fato é que Terezinha perdeu.

Será que a estratégia se repete a nível nacional? Questionado por jornalistas sobre a propaganda negativa, o presidente respondeu: “Alckmin que desminta!”

Pelo sim, pelo não, é bom que os futuros marqueteiros políticos se municiem de pedras e estilingues para jogar na vidraça alheia, sem se importar com o próprio rabo! Quem sabe dá certo.

Mas já não é exatamente assim que são feitas as campanhas nos grotões?

Estamos progredindo!

Marcadores:

Google
online
Google