AGRICULTORES DE ITAPEVA PROTESTAM CONTRA A QUEDA DO DÓLAR
A crise se arrasta há dois anos segundo os agricultores. O motivo: a queda no preço do dólar. Os produtores pedem providências ao governo federal. Outra reivindicação é o cumprimento da lei que garante preço mínimo.
De acordo com a comissão dos agricultores de Itapeva, em 80% da área destinada às culturas de inverno, como o trigo, na região, não houve plantio este ano.
ENTENDA: EFEITO DO DÓLAR NA AGRICULTURA - ECONOMISTA PAULO RABELLO. DE CASTRO
ENTENDA: "A TAXA DE CÂMBIO"
(Espaço do internauta. "Olá Aprendiz! Aqui é o Nhô Quinzote. Escuite aqui, meu fio, ocê é novo, eu sô vivido, já vi de tudo, mas desse jeito ainda num tinha visto. Nem pricisa doutô economista explicá. Tô sabendo, rapaiz, meu neto viu nessa tar de internética, coisa boa siô, agora sei quando vai chovê! O qui tão fazeno, é muito simple de entendê. Ganhá a eleição na nossa costa! Arroiz barato, plantadô quebrado! Milho barato, plantadô cheio di dívida. O dotô Paulo economista tá muito certo quando diz qui o goveno canta de galo as proeza, só que o santo não é governo, é o produtor rural. Dispois, comê o quê? Essa turma pensa qui feijão dá em supermercado, nunca viram uma vaca. Que qué isso di ficá chamano agricultor de chorão. Vão pegá no cabo da enxada, prá vê o que qué bão! É só ponhá a bunda nu banco du trator de sor a sor pá endendê o que tô falano! Num digo qui num tenha agricultor aproveitadô. Tem sim, mas é us grandão amigo dus político lá di cima.)
--------------------------------
Aprendiz é caipira. Fala de Nhô Quinzote lembra a fala de seu vô. Saudade de chupar mexerica trepado na copa da árvore. Bons tempos!
5 Comments:
os artigos são excelentes, explicam muito bem o populismo cambial: ganhar a eleição, nem que quebre os lavradores.
Olá, pessoal. Uma coisa digo a todos vocês: se os agricultores da nossa região estão deixando suas casas para protestar em beira de pista, é sinal de que a situação realmente é grave.
Mas alguém aí desse lado acredita que o governo vá promover alguma ação para melhorar a vida do produtor rural? Subsídios agrícolas, no Brasil?
Talvez. Talvez quando a fome que eles estão sentindo nesse momento chegue aos estômagos bem-educados da classe média brasileira. E acho que ela vai chegar..
Juliana Oliveira
Subsídio agrícola para ajudar o agricultor?
Não acredito que o produtor brasileiro, competente como está, precise de subsídio.
O que os agricultores precisam é de preço, e no mercado globalizado de hoje, o preço é fixado em dólar. Daí o desastre provocado pelo dólar a 2,10
Os europeus, sim, precisam de subsídio - para poder competir conosco, que somos muito mais competentes (com a ajuda do sol, água e terras abundantes e, infelizmente, mão-de-obra barata). Os europeus não querem tirar o subsídio exatamente para não perderam a parada para nós (se tirarem, acaba a agricultura deles!)
Até o início dos anos 90 a agricultura brasileira era subsidiada com abundante crédito de juro baratinho. Tiraram (governo Collor) o subsídio e o que aconteceu? A agricultura brasileira não sentiu, pelo contrário, produziu muito mais. É verdade que alguns ficaram pelo caminho - como os pequenos, por falta de escala.
Ficaram também os "agricultores" movidos à crédito farto jorrado das tetas dos bancos oficiais.
Finalizando, nosso agricultor precisa é de preço (dólar competitivo!!), e claro, seguro, porque a atividade é de risco (chuvarada, seca, granizo etc).
O dólar baixo é o principal cabo eleitoral da reeleição (muito mais que cesta básica etc) e tende a ficar assim, por razões óbvias, até a eleição, que coincide com a época de novo plantio.
Será que os agricultores terão condições de plantar a mesma área?
Tenho dúvidas. Daí a previsão sinistra: o Brasil poderá colher uma safra menor, depois de anos seguidos de recordes após recordes.
Por falar em classe média, o governado Lembo deu contundentes declarações à respeito da mesma: "Nós temos uma burguesia muito má. Este país tem que deixar de ser cínico."
Lembo disse uma verdade verdadeira.
Perguntar não ofende: será que os trabalhadores no poder estão virando também classe média cínica?
Confira a resposta com um agricultor.
Obrigado pessoal pela visita. Sandro, Juliana Oliveira e outros. É muito bom ouvir pessoas inteligentes, sensibilizadas e preocupadas com um assunto tão importante como é a agricultura. Mais numa região agrícola como a nossa. Continuem presentes!
Por que as pessoas não divulgam seus nomes, mesmo quando escrevem artigos tão bacanas?
Postar um comentário
<< Home