quinta-feira, novembro 24, 2011

COLUNA DO SPC, NO JORNAL A GAZETA

Um milhão para os vereadores
Depois de muito tempo sem projetos para aprovar e assuntos sérios para discutir, os vereadores itapevenses puderam viajar bastante, fizeram cerca de 500 viagens, mas com o puxão de orelha do Ministério Público, eles voltaram a trabalhar a todo vapor.
Note o leitor que faz bastante tempo que eles estão enrolando com a questão contratual da Sabesp, que vem sendo esticada, procrastinada, prorrogada ad nauseum e isso dá a impressão de que estão trabalhando. Balela. Esta semana um vereador me contou porque o contrato da Sabesp ainda não foi aprovado pela Câmara, pasmem: para aprovar o contrato, (com a outorga de 12 milhões de reais que a empresa tem de pagar à Prefeitura pelo contrato), os vereadores querem compromisso do prefeito Cavani de destinar, desse valor, um “agrado” de um milhão de reais para eles, 100 mil reais para cada um usar como emenda parlamentar aonde lhes aprouver. Traduzindo: ano que vem é eleitoral e eles querem usar essa grana onde lhes render mais votos, claro. E como o prefeito acha desaforo encher barriga de vereador, nega-se, peremptoriamente, de ceder à esperteza dos nossos edis. Já contei aqui, o prefeito Felipe Marinho conseguiu a aprovação do contrato da Sabesp sem nenhuma “chantagem” dos vereadores. É bom lembrar que nessa época os vereadores não tinham salário nababesco. Bons tempos...

A Sabesp não tem pressa de assinar contrato, sabe que isso está garantido, sabe que o município não tem saída nem alternativa e assiste de camarote a esse joguinho de cena maroto dos vereadores de empurrar essa aprovação com a barriga. Quem é que aposta na queda de braço entre o prefeito e a Câmara? Aposto no prefeito, pois acredito que ele vai fazer como Felipe Marinho: chamar um a um os vereadores em seu gabinete, fazer o dito cujo sentar na graxa e dar um esculacho dos pés a cabeça no infeliz. 

Se a população, pelo menos, acompanhasse os trabalhos da Câmara (agora que o Legislativo foi para mais longe piorou) talvez os vereadores se esforçassem mais para mostrar serviço, porque do jeito que está só vai piorar, sem pauta e com o Presidente da Câmara atolado em problemas e outros afazeres, o rendimento do Legislativo se aproxima do zero. Por isso, é preciso fazer uma boa troca de vereadores ano que vem, tentar melhorar o plantel, pois faz décadas que Itapeva está abandonada ao deus-dará. Tem de haver uma troca de, pelo menos, 80% dos vereadores.

“Agrado” a empreiteiras
Para participar do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, o Executivo Municipal mandou projeto de lei para a Câmara a fim de isentar a empreiteira que vai construir as casas de impostos municipais: IPTU até o final das obras e ISS, além do ITBI e taxas de licença aos imóveis edificados em conjuntos habitacionais. Temos informação que, para esse fim, a Prefeitura comprou, por 700 mil reais, dois alqueires de terreno, próximo ao Jardim Bela Vista, porém, a mesma fonte adverte que existia outro terreno mais barato e mais adequado ao projeto, que não foi considerado. Também não foi explicitado no projeto, quem vai arcar com os custos da infraestrutura: ruas asfaltadas, luz, água etc. E na cambulhada de isenções de tributos municipais e de aquisição de terreno sem concorrência, consta que serão também favorecidos os condomínios fechados e, segundo as más línguas, tem um proprietário (“irmão da opa” e virtual candidato a prefeito, preferido do alcaide) que seria beneficiado, cujo loteamento fica lá pelas bandas da Câmara Municipal. Adivinhem que é o apadrinhado.

Porém, os vereadores num ato desabrido de coragem e ousadia, inéditos nos anais dos últimos 20 anos, rejeitaram o projeto, lesivos aos cofres municipais. Aleluia. Até que enfim os vereadores contrariaram o prefeito, em favor do município. Parabéns.

Há quem diga que essa atitude corajosa dos vereadores é uma “represália” ao prefeito Cavani por ele não ter concordado em lhes dar o tal “agrado” sabespiano. Será? Talvez seja coincidência, talvez não, a verdade é que o projeto foi rejeitado e o prefeito está fulo, perdeu o sono e o apetite. Precisava tirar uma foto do alcaide fulo, coisa rara, nos últimos sete anos ele só tira foto rindo e sorrindo. Esconde a sua verdadeira face.
Google
online
Google