sexta-feira, março 04, 2011

COLUNA DO SPC - ITA NEWS


Longevidade profícua  

            Sexta-feira passada, à noite, deixei a preguiça de lado e fui com dois amigos de Itararé, Aneor Gusmão e Helinton da Junitex, assistir ao lançamento de dois livros do incansável escritor itapevense, Roberto Herbert Gretes, que, desde os 81 anos de idade, vem lançando livros a mancheias, cuja soma já passa de 30 títulos. Assombroso! Não é que o danado ainda toca sanfona e anima o ambiente contando uns causos engraçados! O filho João, conhecido nacionalmente entre os mais famosos como Prof. Gretes, palestrante sinônimo de alegria, que usa o humor como forma de chegar ao coração de seus ouvintes-admiradores, estava eufórico, suava feito um mouro dentro da camisa de brim azul, combinando com a cor de seus cabelos, a simpatia em pessoa.
            Recinto lotado, professores, artistas, poetas, políticos. Entre os mais notáveis, o deputado Ulisses, a grande esperança regional; também o prefeito Cavani (meio esculhambadão, como sempre), desmanchado em sorrisos e super acessível ao bate-papo com os amigos e bajuladores, notava-se que ele estava feliz ao lado do presidente da Câmara, Paulo de da Rua e do secretário de Cultura, Davi Panis, orador oficial do evento, que aludiu a importância do Teatro Municipal para o desenvolvimento da cultura. Estranhamente, o Tarzanzinho sentou longe dos amigos e da esposa, ficou ali acabrunhado, debalde ele olhava tristonho para a dupla de amigos, e eles nem aí. Deve ter sentido saudades do tempo em que ele tinha a “varinha mágica”.
            Só não gostei da fala do pastor André, que comparou Roberto Gretes a Moisés. Com todo respeito: ou o pastor não conhece “seu” Roberto ou não conhece Moisés. Roberto Gretes é homem digno, ex-lavrador, casado, tem filhos maravilhosos, é homem honrado, não matou nem mandou matar ninguém e desfruta do carinho e da admiração de todos que o conhecem. E Moisés? Moisés matou a paulada um egípcio bêbado, mandou Josué “em nome de Deus” exterminar o povo de Jericó, mas proteger a prostituta Raabe; disse que ia levar o povo hebreu para a “terra prometida”, não levou nada, o povo desistiu dele e mudou de deus, preferindo o bezerro de ouro. Os judeus só tiveram sua “terra prometida” depois que Ben Gurion fundou o Estado de Israel, em 1948.  Comparar “seu” Roberto com Moisés ou outro patriarca hebreu é injusto, haja vista que até Samuel, o profeta ungido particularmente por Deus, nem piscou pra pegar a espada de Saul e matar o rei Agague a sangue-frio, depois de mandar matar o seu povo, os amalequitas. Tutti bona gente! Pastor André não foi feliz na comparação.
                                                      Ainda sem aliança         
            O “namoro” do Paulinho de la Rua com o prefeito Cavani (PSDB?) com vista à sucessão municipal ainda não chegou a noivado. Eles estão sentando juntos nos eventos, cochicham o tempo todo, se vê brilho nos olhos dos dois, mas assumir que é bom, neca. As desmoralizadas más línguas dizem que o prefeitão já tem o seu candidato e, conforme a fonte, os nomes variam: Rossi, Adelço, Marco André, até o Xixo, mas o de maior possibilidade, dizem, é do decantado secretário da Inação Social. Crendiospadre.
As más línguas do lado do Paulinho, porém, afirmam que se o prefeito tem a opção de tantos nomes é porque não tem nenhum. Enquanto isso, o Paulinho levanta, come, deita e sonha com o apoio do alcaide, se for preciso ele deixa de ser corintiano se isso ajudar. E vai continuar sonhando, porque o coração do prefeito birrento, até às eleições, pertence somente à alcaidessa, dona Sônia. Depois, se o Paulinho conseguir unir um bom grupo de apoio a seu nome se comprometer em não vasculhar as contas da Prefeitura, daí quem sabe convence doutor Luiz a apoiá-lo.
                                               Tucanos traíras?
O PSDB já foi um grande partido, tinha os melhores nomes do elenco político nacional, depois que FHC deixou a presidência os tucanos perderam o rumo e hoje formam um grupo heterogêneo em que ninguém gosta de ninguém. Se em São Paulo, ninho dos tucanos, eles estão rachados, aqui na província eles nunca se entenderam. Haja vista que nestas eleições o prefeito Cavani (PSDB?) apoiou deputados de outros partidos e Dilma para presidente, colocou cartaz da petista em sua casa(tiraram foto). Nas próximas convenções de março, aposto que não vai mudar nada por aqui e o PSDB continuará sob o controle do prefeito Cavani e do Tarzan, dois petistas enrustidos.

Google
online
Google