sexta-feira, julho 16, 2010

O PT é a cara do PRI mexicano, portanto ...

Partido Revolucionário Institucional


O Partido Nacional Revolucionário (PRI), rebatizado em 1946 de Revolucionário Institucional (o que é um contra-senso em termos), fundado por Plutarco Elias Calles em 4 de março de 1929, foi a nova pirâmide teocalli erguida pela Revolução de 1910. No topo dela cabiam os caciques regionais, os fazendeiros, os empresários, os ricaços, os militares, os tecnocratas e os intelectuais. No seu sopé, os chefetes dos pueblos indígenas, os pobres diabos dos ejidos, os sindicalistas e os coisa-nenhumas dos subúrbios, até Cantinflas e Maria Félix eram priiristas. E, claro, Miguel Aceves Mejías e seus mariachi cantando o eterno cucurrucucu paloma! Desta vez, naquele imenso partido, estavam presentes gentes de todas as raças mexicanas.


Uma super-máquina partidária abarcou o país integralmente. Erguia-se a partir dos bairros, dali chegava aos quase 2.000 prefeitos municipais, aos 31 governadores de estado e, finalmente, ao Senhor Presidente no Palácio de Los Pinos na Cidade do México. Tudo funcionando azeitadamente por meio de eleições periódicas, nas quais a oposição, quando existia, não ousava vencer.


A ditadura perfeita


Na construção desse impressionante edifício político - que Vargas Llosa chamou de "a ditadura perfeita" - estava sempre o Jefe Máximo, a versão republicana, laica e moderna, do Uei Tlatoani asteca, "o único que fala". Ora aquela grande pirâmide partidária, inclinava-se ideologicamente à esquerda (General Cárdenas, López Portillo), ora à direita (Miguel Alemán, Gustavo Dias Ordaz). Porém, na maioria da vezes, aprumou-se numa posição centrista. O que trocava de seis em seis anos era o construtor-chefe da interminável construção. Mas a forma arquitetônica dela era sempre a mesma. Antecedeu o tão anunciado desabamento do PRI, o Duelo dos Alacranes, a briga dos escorpiões graúdos da agremiação, que faz pouco vitimou dois dos seus mandachuvas (José Ruiz Massieu e Luís Donaldo Colosio foram assassinados em 1994). Pois agora o símbolo do nacionalismo mexicano do século XX adernou. A grande pirâmide priista foi abalroada por ninguém mais do que um ex-diretor da Coca-Cola, o Dom Fox, e, tudo indica, irá ser demolida lentamente, por la mañana!


Abraços - SPC
Google
online
Google