segunda-feira, janeiro 18, 2010

Chile elege bilionário Piñera para presidente

Vitória apertada leva direita ao poder no Chile
Popularidade da presidente Bachelet não elegeu seu candidato

Autor(es): Agencia O Globo/Cristina Azevedo
O Globo - 18/01/2010

Num dos resultados mais apertados dos últimos anos, o opositor Sebastián Piñera ganhou ontem as eleições presidenciais chilenas. Com 99,2% das urnas apuradas, o candidato da Coalizão pela Mudança, de direita, tinha 51,61% dos votos, contra 48,38% do ex-presidente Eduardo Frei, da Concertação de Michelle Bachelet - numa eleição que marca a volta da direita ao poder pela via democrática pela primeira vez em cinco décadas. O novo presidente do Chile tem o desafio de unir um país que 20 anos após a ditadura militar continua dividido.

Seguindo uma tradição chilena, Frei foi ao comando de Piñera dar os parabéns pela vitória.

- Um bom governo precisa também de uma boa oposição. Compartilhamos o amor pelo Chile - disse Piñera, com um relógio vermelho que se tornou um talismã em toda a sua campanha. - Nosso país precisa, mais do que nunca, de união diante dos grandes desafios que tem pela frente.

Bachelet telefonou para Piñera para felicitá-lo, destacando que foi uma eleição ordenada, sem que ninguém contestasse os resultados. Piñera convidou a presidente para um café da manhã em sua casa hoje. Por telefone, afirmou:

- Demos, mais uma vez, o exemplo de uma democracia sólida, madura, capaz de ter uma eleição, inclusive com alternância de governo, de forma pacífica e exemplar.

Popularidade de Bachelet não elegeu seu candidato. MAIS

Google
online
Google