sexta-feira, setembro 25, 2009

Correio Braziliense
Micheletti ataca Lula
Da Redação

Foi a declaração mais contundente de insatisfação do governo de fato de Roberto Micheletti em relação ao apoio que o Itamaraty e o Planalto têm dado ao presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya. O comunicado de quatro tópicos, divulgado na tarde de ontem pela Secretaria de Relações Exteriores de Honduras, alerta que recaem no governo brasileiro a responsabilidade pela vida e segurança do senhor Zelaya e pelos danos à integridade física das pessoas e às propriedades derivadas . De acordo com o texto, o Brasil converteu sua embaixada em uma plataforma de propaganda política e concentração de pessoas armadas, que ameaçam a paz e a ordem pública interna de Honduras .

A nota da chancelaria lembra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que não teve conhecimento prévio da entrada de Zelaya prófugo da Justiça hondurenha aos locais que o governo do Brasil mantém em Tegucigalpa.

Segundo a diplomacia de Tegucigalpa, o mandatário brasileiro foi categoricamente desmentido por seu principal beneficiário e protegido . No dia de ontem (quarta-feira), desde as oficinas do Brasil em Tegucigalpa, ele (Zelaya) declarou que foi uma decisão pessoal, consultada com o presidente Lula e com o chanceler Amorim, bem como com o engarregado de negócios , acrescenta o texto, que considera evidente a intromissão do governo do senhor Lula da Silva nos assuntos de Honduras . Mas Zelaya deu outra versão, em entrevista ao Correio (leia abaixo). MAIS
Google
online
Google