sábado, julho 11, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


Acabou-se o que era doce


Não pense o leitor que não cansa toda semana criticar o prefeito e os secretários, ou os vereadores que faltam com seu dever de ofício, nós escribas, ficamos saturados, sim, de ter que repetir sem descanso quase sempre as mesmas críticas e cobranças.


Esse é o papel da imprensa, do colunista político, não é nada pessoal. A propósito, leitores me cobram de não falar mais, como antes, do sorriso de 32 dentes perfeitos que doutor Luiz gostava de exibir naquele seu período de prefeito-perfeito, da roupa maltrapilha que ele usava na sua meteórica fase petista a qual lhe caiu tão bem que emocionou o deputado Arlindo Chinaglia, a ponto de ele ajeitar verbas generosas de mais de dois milhões de reais para o seu pupilo itapevense. Grana grossa que até hoje ninguém sabe ao certo que fim levou. Mas foi só uma fase, hoje reeleito doutor Luiz já não sorri a ostentar os 32 dentes, nem a roupa andrajosa ele usa mais, mas mantém o nariz empinado e só sorri para seus secretários Adelço e Rossi e trata os demais com protocolo de chefe de quem não quer intimidades. Pergunta: e as pessoas que antes o prefeito dizia ser alvo de sua maior obra? Para essas ele dá uma banana bem grande.


Enquanto isso...


Prosperam na Câmara as comissões de inquérito a fim de apurar ilícitos e desvios de conduta do Executivo, que, segundo previsões mais otimistas, até o fim do ano deve somar uma dezena delas. A Administração Cavani, até ano passado, era considerada acima de qualquer suspeita, o prefeito jactava-se de sua gestão enxuta, séria e honesta, mas foi só levantar a ponta dos tapetes das secretarias e a sujeira apareceu farta e copiosa. O prefeito (ex-“petista”) jura que não sabia de nada, que não viu nada, como o presidente Lula, que também nunca viu nada nem sabia de nada.


Pastor Tarzan


A se confiar nas informações de que o vereador Tarzan está inelegível por oito anos em sentença transitada em julgado, por suas contas terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas, é de se prever que Itapeva logo vai ter um novo pastor evangélico a dar testemunho nalguma igreja pentecostal por aí. E ele já está praticando o pastoreio, haja vista que anda pra lá e pra cá com livros de autoajuda do prof. João Gretz debaixo do braço a fim de presentear visitantes políticos e/ou aqueles que ele percebe que pode tirar algum proveito eleitoral ou pessoal, danadinho.


E ele leva jeito pra coisa, vai ser um desses pastores de fazer os irmãos se arrepiarem de emoção, pra isso ele vem praticando faz tempo na tribuna da Câmara já com panca de evangelista; ele até aprendeu a dar aqueles berros adoidados como um pastor veterano. A sua fala umedecida pelos jorros de saliva, tornam suas palavras mais fáceis de entrar, enfim, o Tarzanzinho está quase no ponto. Aí, é só ele fazer aquele cursinho de teologia da FATEAD, por correspondência, comprar um terninho azul-marinho, gravata bordô (bíblia ele já tem), e pronto: pastor Tarzan no pedaço.


Faz tempo que ele vive rondando as igrejas pentecostais, dizem que ele quer pegar o jeito da coisa, mas há quem diga que o jeito ele já pegou, falta decidir em qual igreja ele vai pontificar, ou se vai fundar uma nova, dada a facilidade cartorial de se fundar novas denominações religiosas, basta CPF – RG e diploma de pastor.


Aí, a pastorzada que se cuide, Tarzanzinho é ardiloso, sagaz, fala macio, mas se bobear, num piscar de olhos ele toma o rebanho do colega, depois, nem com intercessão de São Firmino consegue retomar. Quem conhece o baixinho sabe disso, né Paulinho?


Ele já mexe seus pauzinhos com figurões da alta cúpula pentecostal. Semana passada, após a sessão da Câmara, Tarzan intimou os vereadores a ouvir o CD do pastor Silas Malafaya (programão!), que é figurão respeitado no meio pentecostal. Malafaya no seu programa na RedeTV é doidão, que fala, grita, cospe, faz caretas, dá pulinhos no palco, mistura evangelho com piadinhas de mal-gosto, a plateia baba de tanto rir. Descontraídos, os irmãos retribuem com sonoros aleluias. O homem é infernal.


O prefeito Cavani já anda enciumado com as veleidades pastorais do Tarzanzinho, seu maior bajulador, pois se ele virar pastor mesmo, na certa vai trocar o prefeito por outro Senhor muito mais respeitado e importante. Prefeito carente dá nisso, não tem luz própria, ainda por cima se diz “católico”...hare baba.

Google
online
Google