domingo, junho 21, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

O prefeito já está em campanha?


O prefeito Cavani mantém o mau costume de seus antecessores ao dar prioridade a festas em vez das prioridades da população. Se a crise econômica mundial recomenda cautela nos gastos públicos por que então fazer festas prolongadas e dispendiosas? Para comemorar o aniversário da cidade nada mais adequado que os desfiles das escolas e de empresas na avenida, desde que se corrijam alguns deslizes de tempo e organização.


Ou será que outra vez o prefeito quer fazer uma festa de arromba para manter o seu nome no pódio da popularidade para eventual candidatura a deputado? Senão, seria mais proveitoso e racional gastar dinheiro em bens públicos que clamam atenção e são de maior proveito para população, por exemplo, terminar o Estádio Municipal, o Pilão D´água, dar incentivos ao esporte, cultura, à arte etc., que são bens duradouros. Cadê o prefeito que se gabava da economia que ele fazia nos gastos da Prefeitura? Morreu? A gestão Cavani vai passar para a história como uma das mais perdulárias que Itapeva já teve. Cinco dias de festa passam rápido e não deixam nada, só sujeira e amolação.


Restos de campanha


Nem terminou o inquérito que está em andamento no Ministério Público a fim de apurar possíveis irregularidades na captação e aplicação de recursos da FAI 2008 por parte da Prefeitura, em parceria com o empresário Cláudio Macarrone, e o prefeito Cavani já está correndo atrás de patrocinadores para realizar a FAI 2009. Segundo fontes bem informadas o local ainda não está definido, esclarecendo,contudo, que, desta vez, a Prefeitura fará licitação e será a principal responsável pelos cinco dias de festa.


O modelito e as espertezas usados na FAI para reeleger o prefeito serão os mesmo, agora, para sua campanha para deputado, afiançam os arautos do Paço. Doutor Ulysses assumirá a Prefeitura e deve ajudar com a máquina o candidato oficial (será que ele tem physique du rôule pra isso?). É campanha com dinheiro público, ou não?


Atenção, empregos à vista


A notícia de que o Congresso, enfim, vai aprovar a PEC dos vereadores já movimenta os suplentes de todo o país, que estão mobilizando seus cabos-eleitorais para assumir novo emprego. Em Itapeva abrem sete vagas para vereador e 28 para “assessores”, totalizando 17 vereadores e 68 cargos de “assessoria”. O novo prédio da Câmara vai ser pequeno pra tanta gente se todos tiverem de dar expediente interno.


Para o Executivo o aumento do número de cadeiras no Legislativo é mais um complicador, pois entre os virtuais novos empossados, naturalmente, vai ter vereador da oposição, o que dificultará os “acertos de gabinete” para cooptar aliados, pois a fidelidade partidária é um freio que pode impedir o edil de apoiar o prefeito se o seu partido for de oposição e fechar questão; ele corre o risco de ter o mandato cassado. Outro fato auspicioso é que a oposição não está mais sozinha como no passado, agora tem a apoiá-la uma imprensa, falada e escrita, vigilante, que vai manter azeitada a máquina de moer prefeito e secretários caso eles “pisem na bola”.


E, segundo as sibilas, além dos vereadores já declaradamente de oposição, mais uns três vão se alinhar contra a tranquilidade que até pouco tempo atrás reinava nas hostes situacionistas. O prefeito e seus secretários vão merecer os salários só por ter de aturar as investidas que sofrerão do legislativo se mijarem fora do pinico.


Oposição aliada!!


Oposição aliada é um oximoro para designar, no caso, o empenho dos vereadores de oposição em ajudar o prefeito! Como? Propondo soluções exeqüíveis para os problemas do município e, principalmente, fiscalizando os atos e gastos do Executivo, pois se essa fiscalização for bem feita vai inibir, até evitar, que o prefeito e seus acólitos abusem de certas “liberdades” que costumam ter com o dinheiro público. Portanto, uma oposição atuante faz o prefeito refletir muito antes de sucumbir às tentações, por exemplo, caso o alcaide seja acometido daquela vontade indômita e sem vergonha de meter a “mãozinha boba” nos cofres da Prefeitura, uma oposição vigilante pode obrigá-lo a esperar um tempo até a vontade passar. Não é ótimo?

Google
online
Google