sábado, maio 16, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


Rezar pra quê?


Na época dos governos militares houve um período em que o Brasil estava tão “por baixo” no conceito internacional pelos muitos erros que seus governantes cometiam que, volta e meia, aparecia alguém na mídia engajada a exaltar algum herói da história brasileira, a fim de mostrar que o país, apesar de tudo, era rico, tinha seus valores e um futuro auspicioso. A oposição retrucava: pobre do país que precisa de heróis. Hoje, Itapeva está tão “por baixo” no contexto do estado mais rico da federação, que o vereador Tarzan preocupado com a onda de denúncias que vem abalando a credibilidade da administração do prefeito Cavani, foi pedir a pastores evangélicos, de várias denominações, para orarem pelo alcaide a fim de ajudá-lo a não cair em tentação! Que petulância do vereador Tarzan achar que pode usar o nome de Deus a fim de ajudar um prefeito que não está nem aí para o povo que o elegeu, que não liga para o que os secretários fazem em suas pastas, que não dá satisfação de seus atos. Os pastores que não são tolos, nem trouxas, lascaram fogo, rezar pra prefeito católico? De jeito nenhum! Portanto, o prefeito vai ter de rezar ele mesmo porque pedido de fariseu ninguém atende, nem Deus. A que ponto Itapeva chegou, vereador evangélico de araque ter de pedir oração pro prefeito entrar na linha. Fariseus, hipócritas, xo, xo...


Wilmar X Cavani


Acredite, há gente apostando qual das duas gestões tem mais denúncias de ilícitos: a do Wilmar ou a do prefeito Cavani? Combinou-se que só valem denúncias com provas e que o total apurado em reais será o critério pra definir o ganhador. Páreo duro, quais dos dois será campeão?

A gestão Wilmar, avaliam os afoitos, teve menos denúncias porque ele controlava os 19 vereadores, inclusive os cinco da “oposição”, que nunca denunciaram nada por oito anos!! Em compensação, pelo volume de recursos desviados (cerca de 5 milhões de reais, conforme a CEI do Fundef) a gestão Wilmar está ganhando de lavada, pois a de Cavani, por enquanto, foi só merreca. Mas por pouco tempo, garantem os torcedores cavanistas, esperem pra ver. Mas que aposta mais besta, siô.


Enquanto o Portal não chega...


Se o Portal Transparência tivesse sido instalado, como prometeu o prefeito, provavelmente a gestão Cavani seria hoje louvada como uma das mais sérias e honestas dos últimos 30 anos. Porque seria bem mais fácil para o cidadão, ou vereador, controlar os gastos públicos e os abusos certamente não teriam ocorrido com tal magnitude. Mas acredita-se que não estava nos planos do prefeito Cavani sua gestão ser essa louvável exceção de probidade administrativa, tanto assim que ele e seu secretário de Finanças, Adelço Bürher, nunca quiseram de fato nenhuma transparência nos negócios da Prefeitura. Isso gerou toda sorte de abusos, levando secretários municipais para o banco dos réus das CEIs e às manchetes dos jornais. As denúncias apenas começaram e essa onda moralizadora ainda vai alegrar muitos surfistas da oposição, porque o cabedal de irregularidades a serem apuradas é extenso e daria para ocupar os vereadores com comissões de inquérito por uns três anos!!


E o cordão dos puxa-sacos...


O prefeito Cavani já não aguenta mais atender o imenso cordão de puxa-sacos que quer tirar proveito desta fase de denúncias contra sua administração pra mostrar sua solidariedade. Vejamos: o Tarzanzinho, cínico de carteirinha, vive atrás de pastor evangélico pra rezar pro prefeito, os padres já nem recebem o sacripanta; o pessoal da Diretoria de Ensino fez serenata defronte à casa do prefeito, dez horas da noite de 1º de abril (seu aniversário), arrancando furtivas lágrimas de seus olhos frios, impassíveis; e, agora, o secretário de Esportes, Toninho Loureiro (candidato oferecido ao que o prefeito quiser) oferece jantar de gala para o prefeito no Rotary Clube local, onde compareceu toda a corriola de puxa-sacos históricos, secretários, vereadores, apaniguados etc. De saco cheio com tanta bajulação, o prefeito chegou por volta das onze horas no jantar marcado para oito. Com tanta “solidariedade” ele ainda vai ter um troço. Oremos.

e-mail: arautospc@hotmail.com

Google
online
Google